Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

UJS/RN: XV CONGRESSO DA UMES - NATAL/RN

Representantes de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Natal estiveram, hoje, presentes ao Conselho de Grêmios da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) para convocar o Décimo Quinto Congresso da entidade. Fundada em maio de 1982, a UMES completará, na próxima gestão, 30 anos de lutas e conquistas em defesa dos estudantes.

Retrospectiva
Meia-entrada, meio passe municipal e meio passe intermunicipal. São termos comuns e conhecidos dos estudantes natalenses e potiguares, mas nem todos sabem que essas conquistas resultaram de pressões feitas pelos estudantes através de suas entidades representativas, principalmente a UMES.
No ano 2002, a principal bandeira da entidade era a meia intermunicipal. Diante de mobilizações feitas na época, durante o governo de Fernando Freire, a UMES conquistou a lei de meia intermunicipal, após aprovação na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. A autora da proposta na época, Fátima Bezerra, foi aliada dos estudantes nessa conquista.

Em 2004, a chamada "Lei Pio Marinheiro" tinha como objetivo limitar a quantidade de passes mensais a que os estudantes tinham direito de 120 para 60. Mesmo no período de férias escolares, diversos grêmios estudantis foram articulados e conseguiram barrar o projeto de lei que significaria um grande passo para extinção do meio passe na capital. No dia 31 de dezembro, mais de 100 estudantes protestaram e conseguiram a manutenção desse direito.

Novo momento para a UMES

O estudante Jefferson Linhares cursa a nona série na Escola Municipal Terezinha Paulino e representou a instituição no Conselho de Grêmios. Para ele, "o momento é de grande entusiasmo com a organização do Congresso da UMES. As experiências que os estudantes possuem em suas escolas serão  fundamentais para compreender quais são as demandas coletivas e a UMES pode organizar isso".

Pedro Henrique, estudante do Hipócrates Zona Norte, falou da força que tem a entidade. Segundo Pedro, "a UMES é uma das principais entidades municipais do país por sua história, por suas conquistas em Natal e por sua capacidade de formar lideranças expressivas, que conseguem sacudir a cidade quando o momento exige. A UMES não dará trégua nas lutas que deverá travar nos próximos dois anos de gestão".

A cada 500 estudantes, 1 delegado

O critério para eleição do delegado ao Décimo Quinto Congresso da UMES é de 1 a cada 500 matriculados. A expectativa é de que participem do Congresso entre 200 a 400 estudantes de escolas municipais, estaduais e privadas de Natal e Região Metropolitana. O tema do Congresso será "UMES por uma Educação para o Desenvolvimento". O credenciamento das atas ocorrerá às 18h, no dia 9 de dezembro, na Escola Estadual Winston Churchill.

A abertura do Congresso da UMES ocorrerá às 9h, no dia 10 e o encerramento será no dia 11, às 18h, com a eleição da nova diretoria que conduzirá a entidade no biênio 2010-2012. Para mais informações, baixe aqui a ata de eleição dos delegados e regimento do XV Congresso da UMES. Outra informações através do telefone 8855-7147 (Pedro Henrique) ou através do twitter @umesnatal.  Fonte: UJS/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário