Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CONECTADOS COM A 7ª BIENAL DA UNE

O que seria do samba sem os amigos? Sozinho não dá nem pra fechar uma roda. Aproveite as facilidades das redes sociais e comece agora mesmo a conhecer jovens de todo o Brasil para coletivizar no maior festival estudantil da América Latina

Jovens, estudantes, ligados na cultura regional e global, com vontade de debate e um destino em comum: a Bienal da UNE. Muito mais do que discutir o Brasil, assistir aos encontros com grandes convidados e conhecer as manifestações artísticas estudantis das cinco regiões brasileiras, participar do festival é uma grande oportunidade para conquistar e ser conquistado por novas amizades.

Rio de Janeiro é sinônimo de festa e integração. Para não perder tempo, de todos os cantos do Brasil, jovens que não se conhecem ainda no “mundo real” vêm utilizado as redes sociais para trocar experiências e acalmar a ansiedade, inclusive daqueles que esperam pela participação na sua primeira Bienal.

Bienal da UNE na rede

Com a grande tarefa de se conectar à juventude que participará do maior festival estudantil da América Latina, a UNE providenciou um perfil em cada uma das mais abrangentes redes sociais da internet.

Através do Facebook , muitos usuários já podem curtir o evento, confirmar a sua presença, acessar a lista completa de contatos das caravanas que estão saindo de todos os Estados e ainda compartilhar as fotos das pré-bienais que vem agitando todo o país.

No Twitter, os seguidores ficam sabendo em tempo real todas as novidades do festival e ainda entram no ritmo do samba, tema da Bienal, com dicas de eventos, músicas e vídeos.

Moderada pelo perfil da Bienal da UNE , a comunidade oficial do evento é o grande ponto de encontro no Orkut . É lá que a galera se encontra, troca contatos do MSN e antecipa os assuntos que serão discutidos durante o evento. E não deixe de votar nas enquetes da comunidade, como aquela que pergunta de quantas bienais o internauta já participou.

O registro de outras edições do festival também tem espaço nas redes sociais, como no Youtube. Por lá, os vídeos oficiais de todas as Bienais estão postados no Canal Bienal da UNE, dando uma prévia do evento para quem nunca compareceu a algum.

Já no Flickr, as fotos históricas estão dispostas em galerias. O site é abastecido sempre com imagens enviadas por e-mail (comunica@une.org.br) pelos próprios estudantes que participaram e ajudam a construir, a cada edição, um maior e melhor festival estudantil. Conecte-se!

Conectados com a Bienal

Em 2008, durante a prévia para a 6ª Bienal da UNE, de Salvador, um grupo de estudantes iniciou as discussões e idéias sobre o evento através do fórum da comunidade oficial da Bienal no Orkut. Os internautas trocaram contatos e mensagens naquela plataforma. “Pensamos se não seria melhor se, ao invés de somente adicionarmos uns aos outros no Orkut e MSN, formássemos um grupo de emails onde todo mundo conversasse com todo mundo”, conta a estudante mineira, Kenia Lionidas Dias, organizadora do grupo.

Assim nascia o grupo Conectados no Brasil, que hoje tem mais de 100 membros e começou a render amizades, formar possíveis casais e dividir as expectativas sobre aquela Bienal. Segundo Kenia, restava uma dúvida: “Em meio a 10 mil estudantes como vamos nos encontrar? ”

A solução encontrada foi uma votação para escolher o crachá específico que os membros do grupo usariam durante a Bienal, com o intuito de se identificarem na multidão. Logo os estudantes foram se encontrando e as amizades iniciadas nas telas de computadores começaram a ganhar vida. Não demorou muito para combinarem uma grande festa no alojamento e se tornarem a maior referência de grupo formado na Bienal.

A experiência de participar do festival está nas palavras do estudante carioca Tito Firmino: “Lá percebi que eu não era apenas o Tito do Rio de Janeiro, percebi que eu era brasileiro e que em todo Brasil havia jovens, estudantes iguais a mim, que tinham os mesmos anseios, as mesmas esperanças, os mesmos desejos e que, não importando a região, éramos todos iguais!”.

O aperto no coração na hora da despedida não demorou muito para passar. Os encontros entre os integrantes do grupo continuaram acontecendo durante o 51º CONUNE de Brasília, depois em Belo Horizonte no CONUBES, no Fórum Social Mundial em Porto Alegre e no CONEG do Rio de Janeiro.

Para a Bienal da UNE deste ano, no Rio de Janeiro, os Conectados no Brasil prometem. A votação do novo crachá já começou na comunidade e a festa do grupo, apesar de ainda não ter lugar definido, já teve o nome divulgado: “Conectados 2: Sem lei. A festa do prende e solta”. “A Bienal é a nossa casa e é onde a maioria dos Conectados se faz presente. Todos estamos ansiosos para o nosso reencontro”, comenta Tito, desta vez o anfitrião do grupo.

Confira aqui o álbum exclusivo dos Conectados no Flickr da Bienal da UNE. Quer aparecer nas próximas fotos? Entre para a comunidade e participe!

Thatiane Ferrari-Fonte-UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário