Páginas

domingo, 2 de janeiro de 2011

POSSE DE ROSALBA CIARLINI-DEM/RN

Governadora, Rosalba Ciarlini-CEM/RN
Direto de Natal

A médica Rosalba Ciarlini foi empossada no governo do Rio Grande do Norte às 18h50 deste sábado (1º) pela presidente da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Márcia Maia, no Teatro Alberto Maranhão.

A nova governadora do Estado chegou ao teatro acompanhada do marido e dos quatro filhos.

Depois de ser prefeita da cidade de Mossoró (segundo maior município do Rio Grande do Norte) por três mandatos e ocupar a cadeira de senadora por quatro anos, Rosalba Ciarlini, uma das poucas gestoras eleitas de oposição ao Governo Federal, chega para comandar o Estado potiguar, que tem uma população de 3 milhões de habitantes.

Depois de quase 20 anos, o Rio Grande do Norte volta a ser administrado pelo DEM, antigo PFL. A governadora eleita Rosalba Ciarlini venceu no primeiro turno. Apontada como favorita no pleito contra o governador Iberê Ferreira (PSB), que tentava a reeleição, ela confirmou nas urnas o que as pesquisas apontavam e foi eleita com 52,46% dos votos válidos.

Rosalba Ciarlini chega ao governo como uma das duas chefes de Executivo que fazem oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Nordeste; o outro é o governador de Alagoas Teotonio Vilela (PSDB). O vice na chapa da democrata é o deputado estadual Robinson Faria (PMN), presidente da Assembleia Legislativa, há oito anos.

O DEM assume o governo após oito anos de administração do PSB. Ferreira estava no cargo desde março. Ele assumiu para que a então governadora Wilma de Faria (PSB) pudesse disputar um vaga no Senado, no entanto, ela saiu derrotada das urnas.

A derrota de Ferreira nas urnas foi atribuída por especialistas, em parte, ao diagnóstico de câncer no pulmão. Dias antes de assumir o governo, ele descobriu que tinha um tumor maligno e passou quase dois meses em tratamento no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Devido ao tempo que dedicou às sessões de quimioterapia e ainda enfrentando uma candidata que, na prática, já havia se lançado há quatro anos, Ferreira foi para uma campanha difícil, um projeto que terminou naufragando. Além disso, o bloco do PSB perdeu um dos principais aliados, Robinson Faria que integrou a chapa majoritária do DEM.

No dia primeiro de janeiro, Ferreira deixa o governo desgastado pelos escândalos e problemas financeiros da administração estadual. De acordo com a equipe de transição de Rosalba, o déficit é de quase R$ 1 bilhão.

Rosalba Ciarlini Rosado é médica e começou a carreira política na cidade de Mossoró, reduto eleitoral da família do seu marido, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado. Ela administrou a cidade de Mossoró, segundo maior município do Estado por três mandatos. Foi eleita senadora em 2006, em uma disputa surpreendente, já que o líder nas pesquisas era o então senador e ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra. Rosalba se destacou no Senado à frente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e como autora do projeto que propõe a licença maternidade de seis meses para todas as trabalhadoras.

Mais notícias de Política »
Especial para Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário