Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

POTIGUAR VENCE CONCURSO NACIONAL DE POESIA COM TEMÁTICA

Castro Alves

A pedagoga potiguar Mariângela Fernandes, nascida na cidade de Martins, alto oeste do estado teve a poesia “Um Natal Diferente”, de sua autoria, escolhida como a terceira melhor no Vigésimo Concurso de Poesia com Temática Espírita. O concurso foi promovido pela entidade paulista Arte Poética Castro Alves, entidade autônoma presidida pelo jornalista Altamirando Carneiro.  A entidade recebeu inscrições de todo o país. “Já escrevo há algum tempo, tenho outros poemas premiados e inclusive uma peça de teatro premiada em Natal, no Teatro Alberto Maranhão”, falou Mariângela, sobre a sua experiência. 

São os versos de seu poema: “O Natal do Cristo está chegando!/Enche-se de alegria a alma da gente./Árvores e enfeites são expostos novamente,/A humanidade inteira diz: ‘Hosanas, Jesus!’/ O Menino misssionário esculpido em pura luz!/Mestre amado,/Este ano não cearei com meus parentes./Haverá tanto vinho, doces, gente contente!/Irei às antigas pontes,/Às fétidas favelas esquecidas,/Onde gente e bicho dividem suas vidas./Lá os anciãos estão oprimidos/E sentem fome e frio e tremem,/Ali os cegos também choram/E pequeninos aleijados gemem./Na vitrine do shopping vi/Um computador de última geração./Pensei em meu filho mas disse-me: ‘hoje, não!’/Porque vi também uma choça velha no fim da minha rua/E uma criança magra que corria nua/Atrás do vendedor de algodão./Enquanto castanhas e nozes,/Palmitos, passas, ameixas e champanhe/Serão consumidos ao som de valsas inebriantes,/Alguém de estômago vazio/Estará contemplando o fogão sombrio,/Olhando a valsa triste do fogo crepitante./Jesus,/ Quero rejubilar-me como José e Maria/Naquela noite, em Belém da Judéia, na estrebaria./Quero ser a anônima benfeitora,/A humilde pastora/E sair para abraçar outros irmãos./Por um momento quero deixar o meu lar./Amigos, parentes e presentes/Podem, amanhã, por mim esperar./Mestre,/Quero comemorar o Teu Natal/No meio daquela gente,/Pois a Doutrina Espírita me ensinou/Que será este o Teu maior presente./”

Nenhum comentário:

Postar um comentário