Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

SENADO FEDERAL: DISCURSO DA SENADORA GLEISI HOFFMANN NOCAUTEANDO O SENADOR AÉCIO NEVES

Senadora GLEISI HOFFMANN-PT-PR
Reproduzo, a seguir, o aparte da senadora Gleisi Hoffmann durante o pronunciamento insosso e tedioso do tucano Aécio Neves no último dia 06 de abril no Senado Federal. Vale a pena ler o texto. Parabéns, senadora Gleisi! Sinto-me orgulhoso por ser seu companheiro de partido.

"A Sra. Gleisi Hoffmann (Bloco/PT – PR) – Agradeço ao Senador Aécio Neves, agradeço também ao Presidente José Sarney pela compreensão e acho o momento importante para debatermos. Quero aqui fazer um reconhecimento público, Senador, até porque vi na imprensa durante esta semana a divulgação do pronunciamento de V. Exª e os pontos que V. Exª iria tratar, e devo reconhecer: é a primeira vez que eu vejo com tanta contundência o PSDB reconhecendo governos passados. Eu não tinha ainda ouvido de uma Liderança do PSDB, da sua estatura, o reconhecimento, portanto, que o Plano Real foi produto do governo do nosso Senador e então Presidente Itamar Franco. E também as colaborações importantes que nós tivemos do Presidente José Sarney, principalmente na democratização das informações, quando acabou com a malfadada conta movimento do Tesouro Nacional. Acho isso muito importante, esse reconhecimento. E em outras vezes em que fiz aparte neste plenário, inclusive ao Senador Aloysio, reconheci os avanços que tivemos no governo do Fernando Henrique, do Presidente Fernando Henrique, como foi a continuidade do Plano Real, a estabilização, o saneamento e o fortalecimento dos bancos nacionais, dos bancos brasileiros, assim também como nós tivemos várias outras ações na Lei de Responsabilidade Fiscal. Agora, nem tudo são flores, Senador Aécio, nessa história não está contemplada aí a questão das privatizações. Embora V. Exª tenha falado delas, mas foi uma transferência de patrimônio público para o patrimônio privado financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social. E também não se colocou aí a forma escandalosa como foi obtida a aprovação da reeleição no Congresso Nacional, mudando as regras do jogo no momento em que o jogo estava ocorrendo. Eu acho importante fazer o resgate desse legado, como V. Exª fez. Mas devo confessar que não vi essa contundência nos momentos de grandes debates nacionais. Na eleição de 2002, por exemplo, o então candidato, que está aqui, o ex-Governador José Serra, a quem eu cumprimento, não me pareceu muito convicto em defender o legado do Presidente Fernando Henrique. Muito pelo contrário, fazia questão de afastar-se daquele legado. Assim também em 2006, o então candidato Geraldo Alckmin, para não entrar no debate sobre as privatizações, chegou a sair vestido com jaquetas com o logotipo das empresas estatais brasileiras. Em 2010 novamente, o nosso então candidato, o ex-Governador José Serra, colocava-se como continuador das políticas do governo do Presidente Lula. Então, é importante fazer esse debate, mas eu devo aqui registrar que eu não vi essa contundência na defesa nesses momentos críticos, nos momentos de disputa perante a opinião pública. E quero dizer que não acho que o governo do Presidente Lula seja só continuidade do governo do Presidente Fernando Henrique. Tenho certeza de que o Presidente Lula conservou aquilo que era bom e que precisava ser conservado, mas não é continuidade do Presidente Lula o Fundo de Estabilização Fiscal, que retirou dinheiro dos prefeitos, nem tampouco a criação das contribuições que não foram repartidas no Fundo dos Municípios e no Fundo dos Estados. O governo do Presidente Lula utilizou o que nós tínhamos de estabilidade conquistada para fazer uma das maiores inclusões sociais da história deste país. Aumentou o crédito, melhorou o salário mínimo, fez a renda do povo brasileiro crescer. E foi muito diferente a condução do Presidente Lula no enfrentamento a uma das maiores crises internacionais que nós vivenciamos do enfrentamento que fazia o governo do PSDB. Naquele momento, o governo do PSDB aumentava juros, restringia créditos e diminuía investimentos públicos. Com o governo Lula foi uma política contracíclica. Eu devo dizer que para a iniciativa privada o governo de V. Exª, do Presidente FHC, era um problema. No governo do Presidente Lula nós tivemos avanços. Acho importante reconhecer. Reconheço aqui os avanços que teve o governo do Presidente Fernando Henrique, mas não posso deixar de fazer esse aparte dizendo que a gestão macroeconômica do governo do Presidente Lula e do Governo da Presidente Dilma tem muita responsabilidade com esta Nação. E realmente está afirmando o Brasil como um grande país de referência internacional na continuidade de uma política de estabilização, mas muito mais ousada, de distribuição de renda com inclusão social. Muito obrigada."

. Fonte: Tv Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário