Páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

PREFEITURA DE NOVA CRUZ-RN ENTREGA CERTIFICADOS DO CURSO DE INFORMÁTICA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES FORMADOS NO TELECENTRO EDMAR VIANA

Crianças ao lado do prefeito CID ARRUDA, Valéria Arruda Câmara - SME e Miguel Rosa, coordenador pedagógico ilustrando seus certificados

 Prefeito CID ARRUDA ao lado da carismática Luana
 Apresentação da Orquestra Municipal de Nova Cruz composta por crianças e adolescentes de várias escolas do município.



 Prefeito Cid Arruda ao lado do aluno, Jonathan da Silva
 Prefeito Cid Arruda ao lado da secretária Valéria Arruda Câmara, Junior Oliveira e Miguel Rosa entregando do aluno Luan
 Secretária Valéria entregando ao aluno Valtércio 

 Professor Junior Oliveira e a aluna Karolaine Sthefanys
 Professor Miguel Rosa ao lado da aluna Ana Paula
 Alunos concluintes do Curso de Informática Básica 
 Professores/as e diretores/as prestigiando a solenidade
 Diretora da Escola Municipal Francisco Pereira Mattos Maria Lurdes, Valéria Arruda (SME), professor Junior Oliveira e Miguel Rosa ao lado de alunos concursados.
 Secretária de Educação, Valéria Arruda Câmara parabenizando os concluintes 
Ontem, 30 a Prefeitura de Nova Cruz-RN, através da da Secretaria Municipal de Educação entregou 60 (sessenta) certificados as crianças e adolescentes que concluíram o Curso Básico de Informática no Telecentro "EDMAR VIANA" (antigo Azulão).  Foram  03 turmas de 20 alunos cada, totalizando os sessenta alunos da Escola Municipal Francisco Pereira Mattos.

O projeto tem como finalidade de despertar e preparar as crianças e adolescentes a manusear o computador ferramenta fundamental para o desenvolvimento dos mesmos.

O prefeito Cid Arruda Câmara participou da entrega dos certificados e em seu discurso elogiou os alunos contemplados pela sua perseverança de concluir o curso e que já no presente eles colherão os frutos.

A Secretária Municipal de Educação, professora Valéria Maria Vieira Arruda Câmara parabenizou os concluintes afirmando que outros cursos virão e eles continuarão sendo beneficiados.

O Coordenador Pedagógico, Miguel Rosa Filho que também prestigiou a certificação parabenizou a todos e desejou sucesso nos estudos, dizendo que o certificado ora obtido por eles terá uma grande importância em suas vidas.

O professor Junior Oliveira, formado em Técnico de Informática pelo Instituto Federal de Educação - IFRN,  foi quem instruiu os formandos.

Após o encerramento das entregas dos certificados a Orquestra Municipal de Nova Cruz composta por crianças e jovens alunos das escolas do município fizeram uma belíssima apresentação e em seguida foi servido um lanche.

Além das autoridades registradas acima os pais, professores e diretores de escolas prestigiaram a solenidade.

sábado, 26 de julho de 2014

POR UMA NOVA UNIVERSIDADE, REFORMA UNIVERSITÁRIA JÁ!

Projeto UNE pelo Brasil vai exigir que as pautas que envolvam os jovens brasileiros tenham prioridade nas eleições de 2014
No 62º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG), realizado entre os dias 31 de maio e 01 de junho, em São Paulo, a UNE aprovou a sua plataforma política com temas e propostas que considera fundamentais nessas eleições.
O projeto “UNE PELO BRASIL” será entregue ao conjunto de candidatos de todo o Brasil para que os representantes do povo conheçam as pautas de reivindicações dos estudantes.
Para o tema da reforma universitária o projeto visa repensar o modelo de ensino do país.
“Para o poder Legislativo podemos propor e cobrar projetos de lei como foi para instaurar a política de cotas, por exemplo. Na esfera do Executivo é através de ações dos planos de governo dos Estados e Municípios que poderemos realizar os objetivos do Plano Nacional de Educação”, explicou a diretora de Universidades Públicas da UNE, Mirelly Cardoso.
Ela afirma também que a UNE agora tem um desafio de atualizar o projeto de Reforma Universitária que quer no Ensino Superior brasileiro. “Fechamos um ciclo com a garantia dos royalties do petróleo para a educação e com a aprovação do PNE. Expandimos, conseguimos o financiamento e agora precisamos garantir a qualidade”, destacou. Por isso, entre as reivindicações que estão no projeto UNE pelo Brasil está a democratização interna da universidade nos seus espaços de decisão. Confira todos os pontos:
Pela implementação de todas as metas do Plano Nacional de Educação e 10% do PIB para a educação pública!
Por uma política de expansão de vagas no ensino superior público a fim de se atingir a universalidade do acesso;
Pela aprovação do projeto de Lei de Reforma Universitária da UNE que democratize a universidade dando um maior protagonismo aos estudantes na construção do ensino superior, paridade nos órgãos colegiados de decisão, fim da lista tríplice e eleições diretas e paritárias para reitores, diretores e coordenadores;
Fortalecimento da assistência estudantil com valorização do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES);
Criação de praças universitárias com creches, restaurante, moradia, área de lazer e cultura, financiadas pelo poder público;
Regulamentação do Ensino Privado! Aprovação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes) já;
Fim do capital estrangeiro e da financeirização das universidades. Educação não é mercadoria!;
Intervenção e estatização das universidades em graves crises;
Vincular os royalties do minério para Educação Pública, Ciência e Tecnologia;
Aprovação do PL da UNE de segurança do Campi que visa resgatar nos quadros de servidores da universidade, o vigilante orgânico, instituindo um Conselho de Segurança com participação de estudantes, servidores técnicos administrativos e docentes, das comunidades do entorno e de toda a esfera do poder público;
Pelo fim do processo de terceirização dos serviços e pela contratação de servidores efetivos para os quadros técnicos administrativos.
Da Redação - UNE

UBES 66 ANOS DE LUTAS, GLÓRIAS, GARRA E DETERMINAÇÃO NA DEFESA DOS ESTUDANTES BRASILEIROS




 As lutas dos estudantes brasileiros sempre trouxeram conquistas para a educação
Bárbara Melo (RJ), presidenta da UBES
VIC BARROS - SP, presidenta da UNE

Ontem, 25 a UBES - União Brasileiras dos Estudantes Secundaristas completou nada mais nada menos de que 66 anos de idade, já não fazem mais coisas de criança!  A seriedade e a determinação foram marcas de que durante toda a sua história contribuiu e muito para a democracia brasileira e sempre pautada na defesa dos estudantes brasileiros.

A UBES teve um momento muito difícil na época da Ditadura Militar, tiveram que atuar na clandestinidade, muitos, mas muitos mesmo foram mortos por essa ditadura e muitos ainda seus restos mortais não foram encontrados.  A UBES, juntamente com a UNE - União Nacional dos Estudantes (universidades) uniram forças para enfrentar esse momento difícil, com muita determinação e ousadia foram enfrente e foram vitoriosos.

Já foram muitas conquistas!  Aluta do Petróleo é nosso!  A Campanha da Legalidade (João Goulart assumir o governo, após a renúncia de Jânio Quadros); Eleições Diretas para Presidente da República; Meia Passagem; Meia Entrada, Lei Federal do Grêmio Estudantil;  Participação no Conselho Nacional de Educação e da Juventude; 10% do PIB - Produto Interno Bruto para a Educação; 50% do Pré Sal para a Educação e tantas e tantas conquistas por esse Brasil a fora através de suas entidades a filiadas.

E para nós potiguares ficamos muito felizes hoje, pois as nossas entidades máxima, que são a UBES e a UNE são hoje representadas por mulheres: Bárbara Melo -UBES e Vic Barros - UNE.

Nós que fazemos a ANE-RN, a AMES-NOVA CRUZ-RN; a USE-Santa Cruz-RN; a UMES-Upanema; o CPC - Centro Potiguar de Cultura e o Centro Popular de Cultura - CPC da ANE/RN parabenizamos a UBES pelos seus 66 anos de lutas e glórias e que continuem sempre assim na DEFESA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS BRASILEIROS, conte com o nosso apoio.

UBES 66 ANOS … E AINDA TEM GENTE QUE DIZ QUE ISSO É COISA DE CRIANÇA

Quem, além de nós, poderia se orgulhar de chegar ao 66º aniversário com muita autoridade e dizer que sempre esteve do lado do povo brasileiro? Nascemos da necessidade de luta, da luta de cada estudante que em 1948 deu o pontapé na criação da maior entidade do movimento social brasileiro. Mais do que 50 milhões de estudantes na sua base, mais do que 66 anos de existência, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas é o instrumento de luta daqueles que sonham com um novo Brasil, com uma educação pública, democrática, de qualidade.
De passeata em passeata, a cada grêmio montado, a UBES se mantém presente do norte ao sul do país na vanguarda de uma batalha aguerrida por um Brasil que avança e amplia os direitos para a juventude.  A UBES da “Revolta dos Bondes”, a UBES do “Petróleo É Nosso”, a UBES do enfrentamento à ditadura militar, a UBES das “Diretas Já”, a UBES do “Fora Collor” e tantas outras. Todas essas estão na mesma gloriosa e combativa UBES, que no último período, conquistou as maiores vitórias da educação brasileira.
A UBES somos nós! Que colocamos milhões de estudantes pelas ruas e avenidas brasileiras gritando uma só palavra de ordem: “10% do PIB para a educação”! E depois de muita jornada de luta, de muita passagem em sala de aula, de todo debate feito com a sociedade até as emendas propostas, aprovamos um Plano Nacional de Educação com a nossa principal bandeira, a bandeira de uma geração.
Nesses 66 anos, para além da nossa luta em defesa de tudo aquilo que acreditamos ser mais avançado para os estudantes brasileiros, para além das pautas educacionais e pedagógicas. A nossa contribuição é dada ao Brasil e ao povo na defesa do passe livre irrestrito, a meia-entrada em eventos esportivos, culturais e sociais, a conquista da lei do grêmio livre e também conquista do voto aos 16 anos. A UBES tem lado, a UBES é Brasil e assim nos manteremos sempre em defesa da soberania nacional e do desenvolvimento desta nação.
No bojo deste aniversário é necessário lembrar também de figuras ímpares para a história dessa entidade. Não tem como falar de UBES e não falar de Edson Luís, símbolo da luta estudantil contra a ditadura militar ou de Helga Holfman, primeira mulher eleita presidenta desta entidade.  Com a certeza de que muito já conquistamos, mas que a nossa luta se constrói a cada dia e se perpetua na irreverência e combatividade de cada estudante secundarista brasileira, vale lembrar um trecho da música do grande sambista Jorge Aragão: “E quando chegar no terreiro, procure primeiro saber quem sou. Respeite quem pode chegar onde a gente chegou”.
Que se alarguem as avenidas, pois a gloriosa União Brasileira dos Estudantes Secundaristas mostrará que como filha desta pátria nunca fugirá da luta.
Vida longa à luta dos estudantes secundaristas brasileiros. Vida longa à UBES!
* Wesley Machado
Secundarista baiano, diretor de Cultura da UBES

PROMOÇÃO #UBES66ANOS

Para celebrar o 66º aniversário da entidade, dois kits serão sorteados entre os curtidores da página da UBES no facebook
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entidade que representa 50 milhões jovens em todo o país completa hoje (25/07) seus 66 anos de muitas lutas e conquistas. Poucas são as entidades que possuem o legado e a importância da UBES.
Nesses 66 anos, as gerações que acompanham as bandeiras da entidade por educação pública de qualidade, políticas públicas pela juventude e a construção de uma nação soberana poderão concorrer a dois kits de materiais personalizados do movimento estudantil.
Em comemoração, a UBES promove por meio de sua página no Facebook  (UBES Educação) a Promoção #UBER66anos
KIT 1

COMO PARTICIPAR

Para concorrer, basta curtir a página da UBES e clicar em “quero participar” no link (https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/368493 ) da promoção.
O sorteio será realizado pelo site Sorteie.me, especializado em promoções. O sistema sorteará automaticamente dois usuários que já curtiram, compartilharam ou comentaram conteúdos da página da UBES.
O promoção é válida para todo o território nacional. O resultado será divulgado no dia 01 de agosto de 2014, sexta-feira.

CADA KIT #UBES66ANOS TERÁ:

- 3 Botons
- 3 Chaveiros
- 1 Camiseta- 3 Bandeiras- 1 Revista da UBES- 1 Livro da UBES- 1 Sacola da UBES personalizada

REGULAMENTO

1. A promoção #UBES66anos será realizada via Facebook. Serão sorteado dois kits contendo- 3 Botons, 3 Chaveiros, 1 Camiseta, 3 Bandeiras, 1 Revista da UBES, 1 Livro da UBES, 1 Sacola da UBES personalizada;
2. É livre a participação de qualquer pessoa física e residente em território nacional;
3. O resultado com o nome dos ganhadores será divulgado no facebook da UBES. Os ganhadores que não enviarem seus contatos, no período solicitado, não terão direito ao prêmio;
4. O prêmio será enviado via Correios, no prazo de até 30 dias;
5. Os participantes declaram concordar com todas as condições deste regulamento;
6. Está é uma promoção realizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a distribuição do prêmio é gratuita.
Da Redação - UBES

sexta-feira, 25 de julho de 2014

NOVA CRUZ-RN - SELO UNICEF 2013/2016 - TUDO PRONTO PARA A REALIZAÇÃO DO I FÓRUM COMUNITÁRIO

 Comissão Intersetorial do Selo Unicef 2013-2016
 Momento de discussão

 Nuca sempre presente
Hoje, 25 a Comissão Intersetorial do Selo Unicef 2013/2016, juntamente com os conselheiros/as do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes - CMDCA e do Conselho Tutelar reuni-se no Auditório do Fórum de Justiça para discutirem e aprovarem os nomes de pessoas e instituições que irão compor os Grupos de Trabalho do I Fórum Comunitário Selo Unicef 2013/2016.

Bastante democrático após o Articulador do Selo, Eduardo Vasconcelos iniciar a reunião com os informes, iniciaram a avaliação dos nomes, que de forma bastante democrática foram aos poucos fechando a lista desses convidados, além é da participação em sua maioria de crianças e adolescentes peça fundamental neste processo que a implantação do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes.

O Facilitador que terá a tarefa de guiar os participantes nas etapas do trabalho será escolhida na próxima reunião prevista para o dia 29, ás 14 horas no Centro Administrativo Municipal "Prefeita Joanita Arruda Câmara".

Inicio da semana a comissão irá entregar todos os convites e elaborar um plano de divulgação permanente até o dia do evento para que toda a sociedade tome conhecimento deste fundamental evento.
 Secretária de Educação, Valéria Maria Vieira Arruda Câmara
 Prefeito CID ARRUDA CÂMARA

 Coordenador Pedagógico, Miguel Rosa Filho
Iniciou-se hoje pela manhã a Formação Inicial de Alfabetizadores/as e Coordenadores/as de Turmas do BRASIL ALFABETIZADO, que irá até o dia 29/07 no Núcleo Tecnológico Municipal - SME - NOVA CRUZ-RN. 

Prestigiaram a abertura o Prefeito CID ARRUDA; a Secretária de Educação, Valéria Maria Vieira Arruda Câmara; o Coordenador Pedagógico, Miguel Rosa Filho e a Gestora Local do Programa Brasil Alfabetizado, Albaniza Alves dos Santos, juntamente com as Formadoras: Ivana Lúcia de Paiva Carvalho, Maria das Graças Amaro do Nascimento, Maria do Socorro de Lima e Maria José de Oliveira Torres. 

É mais um Ciclo do Programa Brasil Alfabetizado, sempre a ter em vista a redução do analfabetismo de Jovens, Adultos e Idosos. Este Programa visa abrir oportunidades para aqueles que, por algum motivo, ainda não puderam ingressar e/ou permanecer nos bancos escolares e assim galgar os degraus do conhecimento sistematizado.  Nova Cruz fez adesão ao BRALF com o objetivo de atender ao jovem e ao adulto novacruzense ainda não alfabetizado, além de formar cidadãos, de modo que possam incluí-los no contexto social.

Nesse pensamento, a coordenação elaborou a Formação Inicial baseada nos Princípios e Diretrizes do PBA, além de organizar todo o material pedagógico, tomando-o como suporte para o ato de planejar o trabalho docente com o público acima referido.

Dessa forma estará dando o primeiro passo ao discutir os princípios norteados do BRALF, distribuindo assim todo o material pedagógico, que servirá como guia.  Parabéns a Equipe BRALF da Secretaria Municipal de Educação de Nova Cruz/RN.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

NOVA CRUZ-RN: SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVEU ONTEM, 23 OFICINA DE INTEGRAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS DO SCFV - SEMEAR

Secretária da SMAS, Márcia Valéria dando as boas vindas aos participantes e falando da importância do tema que será abordado na oficina que é o Trabalho Infantil
A técnica Juliane Borges do CRAS Centro falando do tema
Participação de várias crianças e mães

Peça teatral- Trabalho Infantil

Crianças e mães atentas/os a peça teatral Trabalho Infantil

Momento da peça - trabalho infantil
Ontem, 23 pela manhã a Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS, promoveu no CCI - Centro dos Idosos, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SEMEAR Oficina de Integração Entre Famílias do SCFV/SEMEAR.  Cujo tema foi a Conscientização de Combate ao Trabalho Infantil.

Acolher bem as famílias no espaço, sensibilizá-las sobre o tema foi o principal objetivo.

Foi promovido uma encenação teatral pela equipe do SEMEAR sobre a realidade do trabalho infantil; Participação dos técnicos do SEMEAR - Juliane Borges na encenação e reflexão do objetivo da pequena demostração; participação também do técnico do CREAS, Bernardo Sena que fez uma explanação breve sobre os serviços desenvolvidos no CREAS e também debateu sobre o tema do trabalho infantil com as famílias presentes.

Também foi demostrado um vídeo (depoimento de Gedeão Andrade dos Santos) para instigar o pensamento sobre o tema e conversar com as famílias sobre o que elas acham do trabalho infantil; se julgam como algo bom/ruim, certo/errado, em seguida foi iniciado um debate com as mesmas. A equipe também passou um outro vídeo que mostrou os impactos causados pelo trabalho infantil na vida das crianças e adolescentes e na sociedade em geral.  Depois foi feito uma parada para o lanche.

Reiniciado os trabalhos foi confeccionado um Catavento com as famílias - Simbolo do DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL, criado no Brasil, adotado pela OIT no mundo todo.  O catavento colorido simboliza o respeito à criança e à diversidade de raça e de gênero.  Suas cinco pontas representam todos os continentes.  ao girar, elas inspiram a mobilização, a geração de energia capaz de mudar a situação de milhões de crianças exploradas como mão-de-obra em todo o mundo.  Este símbolo srá utilizado em todas as mobilizações do 12 de junho - DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL.

As mães elogiaram o evento, que inclusive estavam acompanhadas de seus filhos.

Belo trabalho da SMAS.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

NOVA CRUZ-RN: II REUNIÃO DA COMISSÃO INTERSETORIAL DO SELO UNICEF GARANTIU A ESTRUTURA DO I FÓRUM COMUNITÁRIO







Hoje, 22 pela manha a Comissão Intersetorial do Selo Unicef 2013/2016 reuniu-se para discutir a estrutura do I Fórum Comunitário, que será realizado dia 06 de agosto no Centro Pastoral do Catolé.  As secretarias de educação, saúde, assistência social e juventude dividiram as responsabilidades estruturais do evento.  Agora é sentar para ver a lista dos convidados e mobilização da sociedade para prestigiarem o evento.  A participação dos adolescentes será de fundamental importância, para isso o recém criado NUCA - Núcleo de Participação de Adolescentes fará um trabalho nas escolas mobilizando e divulgando o evento e garantir uma boa parcela dessa juventude no fórum.

Para Eduardo Vasconcelos, articulador do selo estar otimista nessa mobilização e o I Fórum após o debate irá elaborar um Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes democrático, que garanta as ações em prol das crianças e dos adolescentes eficazes, diminuindo assim as desigualdades entre os nossos jovens.  Garantindo também políticas públicas em todas as áreas como saúde, educação, cultura, lazer, esporte e inclusão.  Vai ser histórico, conclui, Eduardo.

Próxima reunião será dia 25 ás 10 horas na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação - SME, onde os membros da comissão irão discutir as formas de convites para participação da sociedade e em especial os jovens.  Convidarão autoridades judiciais, os poderes executivo e legislativo, além de boa parte do adolescentes.

As secretárias Valéria Arruda Câmara - Educação; Márcia Valéria - Assistência Social e Ana Caroline (representando a secretária Rita de Cássia - Sáude), além de conselheiros tutelares, CMDCA, NUCA e membros da Comissão Intersetorial participarão da reunião