Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

EDUARDO VASCONCELOS PARTICIPOU HOJE, 29 DE REUNIÃO COM PRÓ REITORES DA UFRN

 Reunião foi muito proveitosa


 Pró Reitor Adjunto de Planejamento, Pró-Reitor Adjunto: Jorge Dantas de Melo; Professore Luiz Augusto de Morais Filho: Coordenador do Polo de Nova Cruz-RN; Assessor da Reitoria: Edilson Medeiros; Assessora da Reiotria - Virginia e Pró Reitor de Graduação, Adelardo Adelino Dantas de Medeiros

O Coordenador da Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN na Região Agreste Potiguar participou hoje pela manhã nas dependências do Polo da UFRN de Nova Cruz - RN de uma importante reunião, cujo assunto foi as demandas do atual Polo e a reabertura do Campus.

Eduardo que tinha sido convidado pelo coordenador do Polo, Prof. Morais ouviu atentamente os Pró Reitores e Assessores da Reitora Ângela Paiva.

A falação do Coordendor do Polo, professor Morais foi muito feliz, Ele relator os problemas que o Polo vem atravessando nos últimos anos e solicitou providências como por exemplo: Cercar todo o Polo, Calçamento, Segurança Eletrônica, Demanda de pessoal, entre outros. Professor Morais foi direto no ponto: a solução do Polo é Orçamentária ou seja, administrar seus próprios recursos.  Ele ainda falou da Internet, pedindo que seja ampliada sua potencia, concluíndo falou das instalações fisicas. E no final disse ele: "Precisa de soluções rápidas.

Quanto ao retorno do Campus para Nova Cruz ainda se encontra no MEC proposta de ampliação de 05 cursos presenciais e até o presente momento o Ministério ainda não se pronunciou e a  UFRN aguarda com ansiedade.

Um dado importante nas colocações do professor Morais foi de que desde o inicio do Ensino a Distãncia o Polo já formou mais 1.000 novos profissionais, ultrapassando Campina Grande, Maceió, entre outros, imagine quando recebermos os cursos presenciais, mas para isso precisamos nos mobilizarmos para que não caia no esquecimento, tudo isso é uma luta, a semente está plantada, agora precisamos trata-la, cuida-la para que o sonho do retorno do nosso campus se torne uma realidade e para isso a Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN, após os primeiros dias de setembro irá convocar uma reunião para aprovar sua agenda de mobilização e luta.

Participaram da reunião: Professores: Luiz Augusto de Morais - Polo de Nova Cruz; Eduardo Vasconcelos - Coordenador da Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN; Professor Enilson Medeiros - Assessor da Reitora; Professora Virginia - Assessora da Reitora, Pró Reitor de Graduação - Adelardo Medeiros e Professor Jorge - Pró Reitor de Planejamento.

TUDO PRONTO PARA A FESTA DE ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DA AMES-NOVA CRUZ-RN!!!


                    Reunião de ontem foi muito participativa


Ontem, 28 foi realizado a última reunião de estruturação da Festa de Aniversário dos 20 anos da

AMES - Associação Municipal de Estudantes Secundaristas - NOVA CRUZ - RN, fundada em 28 de agosto de 1994.

Será dia 31 de agosto na AABB de Nova Cruz - RN, onde será feita uma Exposição de fotos contando a trajetória de luta da AMES.

Foram distribuido 500 convites aos estudantes para que os mesmos participem deste grandioso e valioso evento festivo e cultural.

Os DJ Igor Fernandes e Marcinho darão brilho a mais a festa.  Começando ás 16 horas indo até as 20h.

 Eduardo Vasconcelos, Assessor da AMES esteve dando entrevista ontem, 28 na Rádio Agreste FM ao radialista, Robson Gomes.
A galera tá animada e promete comapreceer em peso, oportunidade dos dirigentes mostrarem o já foi feito e o que pretende ser feito no presente e futuro.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

28 DE AGOSTO DE 1994 NASCIA NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO PEREIRA MATTOS - NOVA CRUZ-RN A AMES! 20 ANOS!

A exatamente 20 (vinte) anos atráz nascia a maior entidade estudantil de NOVA CRUZ - RN, a AMES!  Entidade que representa todos os estudantes das escolas particulares, municipais, estaduais e cursos.

Uma história de lutas, glórias, realizações, conquistas e uma vontade danada de transformar a sociedade através de uma educação de qualidade, profissionalizante, laica e democrática e prá Força de Vontade é o que não falta!

Já passaram vários presidentes, como Antonio Virgílio dos Santos; Edson Neves de Lima; Maria do Socorro Mendonça; Eduardo Moreira da Silva; Aldo Roberto dos Santos; Wilton Teixeira da Silva; Fernando Luiz de Souza (Falecido) e hoje o jovem LUCAS D'IVINO.

Seu fundador, Eduardo Vasconcelos até hoje assessora a entidade com determinação, zelo, carinho e muita experiência na pagagem, ex diretor da UMES de Natal, ex diretor da APES, Fundador e primeiro presidente do Grêmio Estudantil Café Filho da E. E. Wiston Churchill - Natal, hoje radialista e presidente do CPC DA ANE/RN e CPC/RN (Centro Potiguar de Cultura).

Várias conquistas, hoje realidade, como exemplo: Lei Municipal 713/95, que garante aos estudantes a meia entrada nos setores culturais da cidade; Festivais de Canções Estudantis; Vários Encontros de Lideranças Estudantis; Fundações de Grêmios Estudantis; Seminaŕios de Educação, Participações  nos Congressos da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas); Eleições Diretas para Diretores; Conquistas, juntamente com outras entidades em Defesa dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação; 75% do Petroléo Brasileiro para Investimemto em Educação; Plano Nacional de Educação - PNE; Meia Passagem Intermunicipal e tantas e tantas conquistas.  Virá mais e mais conquista a favor da estudantada.

As festividades acontecerá dia 31 na AABB de Nova Cruz-RN, das 16 ás 20 horas com exposição de fotografia que conta toda a tragetória da entidade e depois muito DJ para a galera convida!

Seja +, Mas Seja AMES!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

SENAC/Prefeitura certificam mais 107 novacruzenses.

















 Lucas Divino cantou e encantou os presentes.

 Em solenidade ocorrida na terça feira, 26, no espaço “Fernando Recepções”, Nova Cruz, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social -SMAS entregaram os Certificados de conclusão a mais 107 novacruzenses, nos cursos de: Cuidador de Idosos, Porteiro/vigia, Balconista de Farmácia e Vendedor, recentemente ofertados.

 O Prefeito Cid Arruda Câmara participou do evento que contou ainda com as presenças da Secretária da Assistência Social, Márcia Valéria, de representantes do SENAC de Natal e dos alunos concluintes. Com isso, mais de 700 pessoas já receberam os certificados de conclusão de cursos promovidos pelo PRONATEC/Prefeitura Municipal em parceria com as Entidades ofertantes do Sistema “S” e do IFRN, entre 2013 e o primeiro semestre deste ano.

 A Secretária Márcia Valéria informou que já está sendo providenciada a  divulgação da listagem de alunos que participarão de novos cursos que começarão agora em Setembro, no caso os de: Porteiro/vigia II, Depilador, Frentista e Auxiliar Administrativo II, que também serão ofertados pelo Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

Assessoria de Comunicação

NOVA CRUZ-RN: AMES E OUTRAS ENTIDADES REUNIRAM-SE ONTEM, 26 NO ESTADUAL

 Jovens novacruzenses unidos e na LUTA!

Ontem, 26 membros das entidades AMES, ANE/RN, CPC/RN, CPC DA ANE/RN, NUCA e Pastoral da Juventude/PJ reuniram-se para definir estruturação dos eventos que serão desencadeados em setembro, como também as comemorações dos 20 anos da AMES.
Foram colocadas várias propostas e ficou decicido que as entidades irão realizar o Encontro de Lideranças Estudantis promovido pelas entidades, mas ques erá coordenador pelo NUCA e o Articulador do Selo Unicef, Eduardo Vasconcelos.
O Evento ocorrerá dia 27 de setembro no CCI - CENTRO DOS IDOSOS, com a participação de 100 (cem) jovens de várias escolas e entidades.  Os temas serão: Grêmio Estudantil, façam cumprir a Lei!; Campanhas Contra a AIDS, RACISMO, HOMOFOBIA, TRABALHO INFANTIL, BULLYING, Violência Contra a Mulher e MEIO AMBIENTE.; Espaço Cultural e Aprovação de propostas.
Quanto as festividades dos 20 anos da AMES (28/08), Eduardo Vasconcelos relator aos presentes das dificuldades para se conseguir um local ideal para o evento.  Diante disso a festa será realizada no AABB, dia 31/08, das 16h ás 20h, com uma feijoada dançante. As entrada será feita através de SENHA-CONVITE.
Hoje, 27 Roseli, Jackson e Wegelles do NUCA e o Articulador do Selo Unicef, Eduardo Vasconcelos em Natal entregando a documentação do 1º Fórum Comunitário, que ocorreu no último dia 05 de agosto no Centro Pastoral do Catolé (do Menor).

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Grêmio estudantil de Parnamirim (RN) cria movimento para lutar por sede na escola - E NOVA CRUZ?

Estudantes já protocolaram ofício na Secretaria de Educação

Com roupas, bandeiras e cartazes todos na cor laranja, os estudantes da escola estadual Professor Eliah Maia do Rêgo, no município de Parnamirim, Rio Grande do Norte, iniciaram movimento que reivindica uma sede para o grêmio estudantil da instituição. A iniciativa surgiu no dia 25 de julho, a mesma data que a organização estudantil faz aniversário.

Há 12 anos, é o Grêmio Professora Maria do Socorro Anastácio quem representa a opinião e as demandas dos mais de 1.400 secundaristas do ensino fundamental e médio matriculados na escola.

Estudante do ensino médio e presidente do grêmio, Francisco Junior afirma que uma sala é necessária para garantir a organização das reuniões, arquivar documentos e reforçar a presença da entidade. “Não podemos ser invisíveis, os estudantes precisam ter seu espaço físico destinado à entidade de representação. É um direito, uma necessidade”, concluiu.

A pauta legítima da diretoria foi ampliada para as redes sociais com a hashtag #SalaDoGEMSA e tem recebido adesão do movimento estudantil local, entre eles da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) e Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES).

Segundo a secretária do grêmio na escola, Ângela Felipeli, a mobilização permanecerá firme. “Temos conversado com a diretoria da escola que também apoia nossa pauta, mas ainda sim, não achamos uma alternativa. Por isso, nesse mês de agosto entregamos à Secretaria de Educação um ofício solicitando reforma na escola para que esta nova sala seja disponibilizada”, comenta.

A movimentação continua e pode ser acompanhada pela página oficial no Facebook.

Da Redação-UBES

Juiz lança livro sobre abuso do poder nas eleições

O juiz José Herval Sampaio Júnior, que foi titular da 33ª Zona Eleitoral, com sede em Mossoró, lançará o livro“Abuso do poder nas eleições – Ensaios”, pela Editora Juspodivm. O lançamento acontecerá durante o IEncontro Mossoroense de Estudos Jurídicos, que se realizará nos dias 28 e 29 de agosto, no salão nobre do Garbos Recepções e Eventos.
Gilv@n Vi@n@

WhatsApp chega a 600 milhões de usuários

Mais de 600 milhões de pessoas usam o WhatsApp mensalmente, segundo o fundador e CEO da plataforma, Jan Koum. O executivo, que hoje trabalha para o Facebook, tuitou a novidade nesse domingo, 24, lembrando que há diferenças entre quantidade de pessoas registradas e de usuários ativos – o primeiro número tende a ser maior.
O WhatsApp chegou a meio bilhão de usuários em abril deste ano, mas vinha seguido de perto pelo WeChat, que tem 438 milhões – cuja maioria vem da China. O Line vem logo atrás com 400 milhões. Outros concorrentes, como Viber, com 100 milhões, e Tango, com 70 milhões, por ora não oferecem perigo ao app de mensagens do Facebook.
Gilv@n Vi@n@

Música é mais que diversão. Ela pode melhorar a leitura


Uma dica para você, educador do ensino fundamental: a música ajuda os alunos a desenvolverem suas habilidades de leitura e escrita. Saiba mais.
A informação foi compartilhada pelo site “Todos pela Educação”, de uma matéria publicada no jornal “O Globo”.
Uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia concluiu que aulas de música contribuem à performance das crianças que apresentam dificuldades de leitura e escrita.
O que já se sabia é que a aprendizagem da música melhora a concentração e a memória, fortalecendo as funções neurais.
No entanto, seus benefícios não param por aí. A música é reconhecida como uma forma de linguagem, por isso, aulas de canto ou de instrumentos musicais favorecem o rendimento das habilidades de leitura e produção de texto, em qualquer idioma.
Essas conclusões foram tiradas após os pesquisadores acompanharem, por dois anos, grupos formados por mais de uma centena de estudantes de baixa renda, com QIs e capacidade de leitura semelhantes. Um dos grupos tinha aulas de música.
Descobriu-se que aulas regulares, por cinco ou mais horas por semana, evitaram a queda de aproveitamento em leitura, fato esperado em áreas mais pobres.
Para você, educador, a educação musical pode ser uma prática bem interessante na sala de aula, favorecendo o desenvolvimento da criança pequena em vários aspectos, como já vimos.
Por isso, seguem aqui algumas orientações que retiramos de uma matéria da revista “Nova Escola”, para ajudá-lo a planejar suas aulas:
 
É um erro pensar que trabalhando somente a letra da música você está fazendo educação musical. Nesse caso, você apenas está trabalhando poesia.
É um equívoco trabalhar a música apenas em ocasiões especiais, sem que se faça um planejamento de longo prazo.
Evite usar a música somente para formar hábitos e atitudes – como lavar as mãos, escovar os dentes – ou para ajudar a memorizar números ou letras do alfabeto. Essas canções costumam ser acompanhadas por gestos corporais que são imitados pelas crianças de forma mecânica, sem criatividade.
Focar todas as atividades em bandinhas rítmicas ou na confecção de instrumentos de sucata também não é recomendável. Esse material geralmente fica com uma qualidade sonora deficiente e reforça a imitação, deixando pouco espaço para as atividades de criação e percepção.
 
Postado por Pedagogia do Brasil

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O MOVIMENTO ESTUDANTIL COMO PROPULSOR DE MUDANÇAS


Cultura e movimentos sociais foram tema dos debates que a UNE participou no quarto dia do Clae


Na última quarta-feira (20/8) o 17º Clae começou com o ato dos 50 anos de aniversário da OCLAE. A presidenta da UNE mediou a mesa mais importante do dia que proclamou um movimento estudantil unido, antiimperialista por uma transformação social. Os líderes da principais entidades da OCLAE, FEUE, FEU-Cuba destacaram esta edição do evento como vitoriosa e ressaltaram o fortalecimento da entidade.

Já na parte da tarde as mesas de debate que aconteceram na Universidade Nacional de Ingeniería (UNI), participaram o secretário da OCLAE, Mateus Fiorentti, a diretora de Cultura da UNE, Patrícia Matos.

Na mesa sobre a unidade dos estudantes com os movimentos sociais, Mateus, falou sobre como o capitalismo quis nos impor um pensamento individualista e uma profunda descrença de mudanças estruturais profundas em nossos países. Da mesma forma como joga entidades do movimento social e sindical umas contras as outras. Ele ressaltou a unidade como forma de superação dos desafios e principalmente a retomada de uma agenda, e uma pauta de luta única entre os movimentos da América Latina e Caribenha. “Como podemos dizer que não há uma pauta comum se os estudantes do Uruguai, do Equador – e até esses dias do Brasil – lutavam por um aumento do investimento do pib para a educação?”, indagou. E continuou: “Nós falamos a mesma linguagem. Temos uma agenda comum como a luta por uma educação de qualidade que perpassa outras lutas a fim de uma vida digna” .

A diretora de Cultura da UNE compartilhou a experiência brasileira no campo da cultura, políticas culturais, modelos organizativos como o CUCA e a rede de Pontos de Cultura. Ela ressaltou a relação da cultura com processos de construção identitários “principalmente do reconhecimento de uma cultura latino-americana”. Para ela esse entendimento se constrói constantemente. “É necessário que nossos povos participem dessa construção como forma de empoderamento e autonomia”.

Cristiane Tada, de Manágua
Fonte: UNE

Plenária Nacional aprova manifesto “A educação tem que ser compromisso prioritário”

UBES inclui pautas secundaristas em manifesto unificado que será entregue aos presidenciáveis nas Eleições 2014

As entidades que integram a Plenária Nacional de Educação – que juntas representam quase 70 milhões de estudantes secundaristas e universitários, mais de 4 milhões de trabalhadores em educação dos setores público e privado e parcelas significativas dos movimentos sociais e educacionais – aprovaram na última quarta-feira (20), em Brasília, o manifesto “A educação tem que ser compromisso prioritário”.

O documento, que será encaminhado aos presidenciáveis e candidatos ao Legislativo, visa um comprometimento político das candidaturas com as pautas das entidades educacionais.  A UBES incorporou pautas de sua Plataforma Eleitoral no manifesto unificado que defenderá “o fortalecimento da educação pública, de qualidade, gratuita, laica, democrática, socialmente referenciada e isenta de quaisquer formas de discriminação, a serem ativamente combatidas”, além do cumprimento da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação, percentual que já está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado este ano.

O documento foi sistematizado preliminarmente por uma comissão, discutido e aprimorado pela Plenária durante a tarde desta quarta. O princípio básico do manifesto aponta questões fundamentais como as diretrizes nacionais de carreira e planos de cargos e salários no setor; políticas de saúde e de condições de trabalho adequadas; o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) e o essencial repasse de recursos complementares pela União; a promoção de igualdade racial, de gênero e de orientação sexual; uma Política Nacional de Educação do Campo e de povos e comunidades tradicionais; mecanismos de controle, de regulação de credenciamento e de avaliação da educação.

Os representantes das entidades também debateram a necessidade de fortalecimento do Fórum Nacional de Educação (FNE) e deliberaram em favor de um posicionamento conjunto para intervenção coletiva na II Conferência Nacional de Educação (Conae/2014).

A próxima reunião está marcada para dia 16 de outubro, às 18h, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE),em Brasília-DF.

Quem compõe a Plenária Nacional

Anfope, Anpae, Anped, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Cedes, Contee, Contag, CTB, CUT, Forumdir, Proifes-Federação, UBES, UBM e UNE.

Manifesto

Leia a íntegra do Manifesto: A educação tem que ser compromisso prioritário aqui.
(Com informações da CONTEE)

ASSESSOR DA AMES-NVOA CRUZ-RN E ARTICULADOR DO SELO UNICEF 2013/2016 REUNIU-SE COM LIDERANÇAS ESTUDANTIS

 Reunião muito satisfatória

Na última quarta-feira, 20 o Assessor da AMES e Articulador do Selo Unicef 2013/2016, Eduardo Vasconcelos reuniu-se com lideranças estudantis com o propósito de  informar aos presentes a importância do NUCA - Núcleo de Participantes de Adolescentes Selo Unicef e a estruturação da Festa de 20 anos da AMES - Associação Municipal de Estudantes Secundaristas.

Após as informações passada pelo Eduardo, ficou dedicido que os jovens terá uma participação mais ativa na luta pela certificação do Selo Unicef, realizando 0 I Encontro de Jovens dia 28 de agosto no CCI - Centro dos Idosos, como a realização da Festa de 20 anos da AMES, que provalvelmente será realizada também no CCI.

Próxima terça-feira, 24, ás 19 horas na Escola Estadual Rosa Pignataro para entrega dos convites para a festa da AMES e aprovar os temas do I Encontro Jovens (Liderança Estudantis).

Participaram da reunião representantes da AMES, CPC DA ANE/RN, da ANE/RN, do NUCA e da Pastoral da Juventude - PJ.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

NOVA CRUZ-RN: ARTICULADOR DO SELO UNICEF E MEMBROS DO NUCA REUNIRAM-SE COM A COORDENADORA DA CASA RENASCER


 Reunião muito proveitosa com a CASA RENASCER - RN
Hoje, 21 pela manhã em Natal o Articulador do Selo Unicef 2013/2016 -Nova Cruz-RN, Eduardo Vasconcelos, juntamente com representantes do NUCA (Aline Lisboa; Thalita e Rhayssa) e nosso amigo motorista, Bento reuniram-se com a Coordenadora  Administrativa da Casa Renascer e representante do Selo Unicef a nível de Rio Grande do Norte, Kelúska Lima da Casa Renascer, entidade que coordena no RN os municípios que participam do Selo Unicef.

Objetivo da reunião foi buscar alguns esclarecimentos em torno de dúvidas, informações, entre outros assuntos como a Semana do Bebê; Encontro com Jovens Adolescentes do NUCA; Relatório e futuros eventos que serão realizados pela Casa Renascer.

Todos saíram de lá tirando todas as dúvidas Rumo ao Selo Unicef.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

NOVA CRUZ - RN: NUCA UNE-SE A AMES - NOVA CRUZ E FORTALECE LUTA NA DEFESA DOS ESTUDANTES

 Juventude sempre na LUTA!
Ontem, 19 a noite em uma das salas de aulas da Escola Estadual ROSA PIGNATARO a direção da AMES, da Pastoral da Juventude - PJ e do NUCA reuniu-se com o Articulador do Selo Unicef 2013/2016 visando a integração na luta pela defesa dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além de unir forças para a concretização do Aniversário de 20 anos da AMES e realização do I Encontro de Adolecentes promovido pelo NUCA, que ocorrerá dia 28 de agosto.

Pela manhã do dia 28 - será realizado o I Encontro de Adolescentes do NUCA no CCI - Centro do Idosos

Pela tarde todos estarão no local das festividades do aniversário da AMES organizando o local e..

A noite a grande festa de aniversário dos 20 anos da AMES -  Senha Convite por UM QUILO DE ALIMENTO que posteriomente serão entregues a familias carentes do município.

Nesta quinta-feira, 21 a comissão estará em Natal mantendo contatos com os coordenadores da Casa Renascer para adquirerem mais informações e experiências para continuarem na busca da certificação do SELO UNICEF 2013/2016.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

25 coisas que você deve parar de fazer para ser mais feliz

Thinkstock
por: Mateusz Grzesiak
A verdade é que você pode escolher não fazer nada. Mas se você escolher fazer alguma coisa, a qualidade da sua vida emocional vai melhorar consideravelmente. O texto abaixo é uma lista de 25 coisas que causam muito estresse e emoções negativas. Apesar de você achar que elas são obvias, não se deixe levar pela aparência das coisas – é um fato óbvio que açúcar e cigarro são prejudiciais à saúde, e ainda assim, a maioria das pessoas não faz nada a respeito.
1. Pare de se punir pelos seus erros. Você realmente acha que você vai pensar com clareza novamente se apontar seu dedo pra sua testa? Você realmente acha que se chamar de idiota vai te tornar mais criativo? Claro que não! Ficar se culpando pelos seus erros vai ensinar seu cérebro padrões errados de comportamento. Quando você comete um erro, pergunte a você mesmo o que aprendeu com esse erro e pense o que você pode ser feito para melhorar e siga em frente. Não olhe para seus erros como erros, mas sim como um feedback.
2. Pare de procurar pela felicidade externa. Você acha que construir uma casa ainda maior vai te trazer mais confiança? Você espera que um carro luxuoso te traga mais prestígio? Você acha que um título de Mestre ou Doutor vai te fazer parecer mais inteligente ou esperto? Ou que uns quilinhos a menos vão te tornar mais atrativo aos olhos dos seus pretendentes? A ilusão faz com que você se acostume com pessoas que você vai perder mais cedo ou mais tarde. O capitalismo faz com que as pessoas definam elas mesmas a partir da perspectiva do mundo exterior.
3. Pare de pensar mais nos outros do que em você mesmo. As crianças estão felizes? Meu sócio ou chefe está satisfeito? Seus pais estão tranquilos porque você nunca deixa de ligar pra eles? Os problemas dos seus amigos foram resolvidos? Deixar pra pensar em você no futuro te levará a frustação. Quando Bronnie Ware, uma enfermeira australiana, perguntou para seus pacientes terminais sobre seus arrependimentos, a maioria respondeu: “o que eu mais me arrependo é de ter vivido para atender as expectativas dos outros, ao invés de ter tido coragem de viver minha própria vida”.
4. Pare de desistir quando alguma coisa dá errado. Thomas Edson ouviu, uma vez, que ele havia cometido mais de mil erros antes de conseguir inventar a lâmpada. Ele respondeu, então, que aprendeu mil vezes o que não funcionava. A partir do momento que você faz alguma coisa, ela tem chance de dar errado. Afinal, somente aqueles que não fazem nada têm chance de não cometer nenhum erro.
5. Pare de pensar na aceitação dos outros. Você está preocupado se sua mãe aceitará sua escolha? Você está preocupado com a pessoa que brigou com você na internet? Você está preocupado com a pessoa na rua te lançou um olhar de reprovação ou preocupado por não ter tido tantas curtidas no Facebook quanto esperava? Se você acha que mudar quem você é vai te ajudar a ser aceito por elas, você está bem perto de descobrir que está enganado.
6. Para de conter suas emoções. Seu chefe está bravo e, rangendo os dentes, fala sobre a importância de se manter calmo. Alguém conta uma “piada suja” a uma mulher que acha engraçado e quer rir, mas não pode, pois não é polido, nem elegante, uma mulher rir de uma piada como aquela. Quando alguma coisa que você fez é bem sucedida, você tende a fazer pouco caso da sua conquista (dizendo que foi sorte ou o acaso) para não parecer convencido ou metido. Essas “máscaras” de disfarce impedem você de mostrar seu verdadeiro sentimento. Como consequência, você não consegue lidar com a vergonha, medo ou sentimento de culpa, mas não pode bloquear essas emoções por não querer senti-las.
7. Pare de limitar seu potencial ao de outras pessoas. Um artista ou inventor é sempre um revolucionário que quer mudar o mundo. Ele não aceita o Status Quo. Quando Howard Schultz (o criador da Starbucks) tentava encorajar os americanos a beber Capuccino, as pessoas achavam que ele estava louco. Não deixe que outras pessoas limitem seu potencial. Einstein já dizia: “Algo só é impossível, até que alguém duvide e o torne realidade”.
8. Pare de esperar que as coisas mudem sozinhas. Você realmente acredita que seu companheiro virá se desculpar, ou que um problema particular se resolverá sozinho, ou que um bom emprego vai bater na sua porta pedindo pra você aceita-lo? Como um judeu diria: “você deve ser a causa das coisas, não o resultado delas”. Uma atitude passiva fará de você o objeto da ação de outra pessoa e te fará dependente do resto do mundo.
9. Pare de viver no passado. Você não pode mudar o que passou, somente o que está por vir. Se você aceitar o passado, será capaz de chegar a conclusões racionais e perdoar os erros e sofrimentos passados. Se você parar de pensar no “e se ...” (porque você nunca poderá saber o que teria acontecido se tivesse feito diferente) e no “quando eu tinha sua idade...” (o que seria impossível trazer a realidade presente), aí então você será capaz de resolver muitos dos seus problemas.
10. Pare de pensar que as coisas serão fáceis. Você nunca terá coragem, se não tiver um pouco de medo. Sem inimigos, você nunca aprenderá como ser tolerante, e sem sofrimento, você nunca entenderá o que a sensibilidade significa. Passar a vida de modo fácil e cuidadoso só te faz construir relações superficiais com você mesmo e com outras pessoas, os problemas serão sempre evitados ou escondidos. “Nenhum marinheiro vai aprender a velejar, se o mar for calmo”.
11. Pare de gastar seu tempo com as pessoas erradas. Um patrão que você precisa agradar, ou um cliente que você precisa bajular, ou um tio que é a única pessoa que te acha engraçado. Bem, algumas pessoas simplesmente sugam sua energia. Você deve amar sua família, mas passe seu tempo com pessoas que contribuem para seu desenvolvimento e te faça feliz. Você não é perfeito! Não tem que ser amado por todo mundo.
12. Pare de destruir as coisas. Criticar alguém só para parecer melhor ou mais inteligente, ou ganhar dinheiro às custas de outra pessoa, ou mostrar que você é uma pessoa única e inigualável, ou ser uma pessoa sem caráter e humilhar alguém usando da sua posição ou autoridade são todos exemplos de comportamento destrutivo. Para fugir de sentimentos ruins, você não precisa recorrer à bebida, ao cigarro e outros semelhantes.
13. Pare de fugir das dificuldades. Mais de 60% que assistem Reality Shows, o fazem por não saberem com o que preencher suas vidas. Ficar o tempo todo em redes sociais, ou pegar o celular assim que tem um minuto livre, ou até comer impulsivamente são exemplos de vícios contemporâneos de pessoas que estão seguindo esse caminho. Você não pode evitar seus problemas, suas dificuldades emocionais ou suas deficiências. Ao invés disso, você deve encarar a realidade e assumir o desafio de superar suas dificuldades.
14. Pare de se comparar com os outros. “Ela foi promovida antes de mim. Mas isso só aconteceu porque ela tem um corpo bonito e é mais atrativa para os homens”, “O filho do meu vizinho já aprendeu a falar, o meu ainda não”. Ficar se julgando se comparando com outras pessoas... Isso lhe parece familiar? Ou talvez seja hora de se perguntar: Eu sou melhor hoje do que eu era ontem? Afinal, ninguém será tão competente quanto você ao lidar com você mesmo.
15. Pare de dizer aos outros somente o que eles querem ouvir. Se você é uma mulher, você pode ser elogiada pelo vestido que está usando mesmo não ficando bem nele. Se você é um homem, pode viver sua vida na crença de que é um mestre na arte do amor. Se você é um estudante, já deve ter ouvido que é o melhor aluno da turma. Uma crítica inteligente é melhor do que elogios vazios, e ser um enganador não irá ajudar ninguém, porque nenhuma pessoa será capaz de mudar sem um feedback, uma opinião verdadeira.
16. Pare de fingir ser quem você não é. Fazer um trabalho para uma pessoa que você odeia? Aceitar ir ao cinema com seu companheiro, quando, na verdade, você queria estar em casa? Se você pesquisar o número de pessoas que estão trabalhando em empregos que elas prefeririam não trabalhar, ou o número de pessoas em relações com pessoas que elas não amam, ou o número de pessoas que dizem alguém coisa que elas não sentem realmente ou fazem coisas que elas na verdade não querem fazer, o resultado seria assustador.
17. Pare de viver sua vida do jeito que os outros acham que você deve. Sua mãe diz que você deve se tornar um médico; seu professor diz que você nasceu pra ser um advogado; e uma revista nova acabou de publicar uma lista de trabalhos do futuro? Parece que muitas pessoas sabem o que você deve fazer da sua vida. Mas nenhuma delas colocará essas ideias em prática, e será você que ficará desapontado. Não há pessoa melhor que você para decidir a maneira como deve viver sua vida.
18. Pare de ignorar a importância de coisas pequenas. Uma pequena mensagem de texto pode fazer o dia do seu parceiro melhor. Um pequeno presente para seu filho pode fazê-lo feliz. Elogios não custam nada, e assistir o por do sol te fará lembrar da beleza do mundo. Com sua mente focada no futuro, com mil problemas pra lidar, você perde momentos da sua vida que nunca mais voltarão.
19. Pare de exagerar e ignorar as coisas. Um avião está com turbulência e um passageiro começou a se desesperar, contudo, isso não fará com que a turbulência pare e o avião provavelmente não vai cair. Todos os dias, alguém bebe um copo de vodka e diz que este será o último copo, mas isso continua por anos. Sua você baseia seu julgamento em fatos e na realidade, você será capaz de manter o bom senso e seu julgamento será mais justo e suas ações mais adequadas.
20. Pare de procrastinar. Você realmente acha que você vai ler todos os jornais que você deixou de lado? Você realmente acha que vai pedir sua namorada em casamento, mas não agora? Provavelmente você vai querer ter filhos um dia, mas aí você terá idade mais de avô do que de pai. As pessoas adiam as coisas por vários motivos: por medo de falhar, pela pressão de se forçar a fazer alguma coisa, por falta de vontade ou para evitar intimidade.
21. Pare de sentir pena de você mesmo. É outra pessoa que está te fazendo sentir mal? Você sofreu muito em sua vida e é incapaz de mudar algumas coisas no seu comportamento hoje? Se você vivesse em um país diferente ou se os políticos no seu país fossem melhores, você certamente seria uma pessoa bem sucedida. É isso que você pensa? Agir como vítima te permite abdicar da responsabilidade de controlar os outros, de encontrar desculpas para suas falhas, mas não te traz nada de bom.
22. Pare de fazer as coisas que são responsabilidades dos outros. Você emprestou dinheiro para alguém de novo, mas ele ou ela não parece que vai te reembolsar tão cedo? No trabalho, você está fazendo um trabalho que caberia a seu colega, dizendo que ele ainda está em fase de aprendizado. Você decide assumir uma coisa que seu marido preguiçoso deveria fazer? A habilidade de dizer “não” é tão importante quanto a habilidade de dizer “sim”, e você precisa saber dizer os dois para estabelecer limites.
23. Pare de reclamar. Pesquisas mostram que pessoas gostam de socializar com pessoas otimistas. Então, pare de reclamar e passe mais tempo com ‘vibes positivas’. É mais saudável e ajuda outras pessoas. E tem mais! Dizem que reduz o risco de pegar um resfriado!
24. Pare de controlar muitas coisas ao mesmo tempo. Seu companheiro vai mudar e se tornar a pessoa que você quer ele seja. Motoristas vão continuar com seu jeito de dirigir e empregados vão continuar fazendo seu trabalho como sempre fizeram até agora. Pessoas não estão dispostas a mudar só porque outras querem que elas mudem, e controlar os outros leva a emoções negativas, além de deixa-los desamparados. Cuidado com o que você realmente controla.
25. Pare de se preocupar tanto. O fato de seu namorado ou namorada estar olhando para outra pessoa não significa que ele vai te trair. O fato de seu patrão estar num dia ruim não significa que ele vai te despedir e seus filhos certamente voltarão pra casa sãos e salvos. A maioria das coisas pelas quais você se preocupa são resultado de pensamentos negativos sobre o futuro e nunca acontecerão
Fonte: Pedagogia do Brasil

16 Alimentos que criança não deve comer antes de 2 anos ou +.

Muita mãe e pai tem “medo” ou dúvidas na hora da introdução alimentar, sendo que ao meu ver é a fase mais “fácil” quando falamos da alimentação dos pequenos. Pra mim só perde pra amamentação, que depois de pega acertada, mamãe e bebê se entendendo é “pápum”. A fase mais difícil na minha opinião é quando o bebê já cria uma certa autonomia, começa a completar meses, chega nos seus 12 meses e além de sua curiosidade por tudo que eles vêem, tem a famosa necessidade dos pais, avós  e palpiteiros de plantão em darem mais opções de comidas, que normalmente vem acompanhado da frase: – Tadinho, ele não vai comer isso? Pois é, quando a criança faz 1 ano, ao contrário do que dizem, tem muitos alimentos que ainda não indicados até que eles completem seus 2 anos ou mais e pra isso vale a pena a leitura dos rótulos e embalagens, pois alguns deles falam a idade indicada de consumo.
Pra ficar um pouco mais fácil, segue uma listinha básica do que seu bebê que acabou de completar 1 ano deve evitar de comer, ou melhor, uma lista do que você como mãe deve evitar oferecer pro seu filho:
1 – Chocolate:
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Acho que isto é uma das coisas que todos contam os dias pra poder oferecer pras crianças. Infelizmente muitas comem antes mesmo de 1 ano, o que realmente é uma pena. Chocolate apesar de ser uma delícia (já confessei aqui que sou chocolatra), é rico em açúcar, gordura e cafeína. E até os 2 anos o açúcar deve ser evitado ao máximo.
2 – Balas, pirulitos:
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Olha, apesar de serem coloridos, docinhos, tentadores, NÃO, eles não são comidas pra criança. Além do risco de engasgar, é açúcar puro. Ou seja, definitivamente não!
3 – Achocolatado:
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Se você reparar, fuçar vai perceber que até alguns fabricantes dizem que não devem ser consumidos antes dos 3 anos, ou indicam uma quantidade de consumo à partir dos 3 anos menor que a “usual”. Achocolatados são praticamente açúcar.
4 – Café:
CAFÉ E CRIANÇAS: 15 Alimentos que criança não deve comer antes de 2 anos ou +.
Café é rico em cafeína, deve ser evitado em crianças com 1 ano. Existem estudos que dizem que pode ser consumido à partir dos 3 anos, outros dos 7 anos.
5 – Salgadinhos, biscoitos (bolachas) doces e biscoitos (bolachas) recheadas:
Imagens Pinterest
Imagens Pinterest
Ricos em sódio, ingredientes transgênicos, glutamato, corantes, gordura. Prefira sempre as opções mais naturais, caseiras.
Receitinhas bacanas:
6 – Embutidos (peito de peru, salsicha, mortadela, presunto, salame):
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Bom de sódio, gorduras, conservantes, corantes, nitrato (responsável por deixá-los avermelhados) que é cancerígeno. é porcaria pura. Pode ser gostoso, mas são porcarias e se você tem criança pequena em sua casa, é uma grande oportunidade pra parar de consumi-los. Abuse dos queijos na hora de petiscar. Pães com patês variados também são outras opções de petiscos.
7 – Refrigerante:
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Esse devia ser evitado pra todo o sempre, afinal, nada de bom eles oferecem.
8 – Bebidas achocolatadas prontas:
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Ricas em açúcar e gorduras. Deixe pra dar o leite batido com frutas na sua casa.
9 – Bebidas lácteas:
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
A grande maioria são ricas em açúcar, corantes e conservantes. Existem algumas marcas que são iogurte natural batido e não contém os conservantes. Pra adoçar, bata com fruta.
10 – Leite fermentado:
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Apesar de ter a vantagem dos probióticos, são ricos em açúcar. Por isso é melhor esperar ter mais de 2 anos. quer dar pro e prebioticos? Converse com o pediatra de seu filho ou consulte uma nutricionista. Já existem no mercado pra adicionar à sucos.
11 – Bebida à base de soja:
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Além do excesso de açúcar tem a soja. Alguns estudos dizem que soja deve ser consumida quando mais velhos.
12 – Petit Suisse:
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Corantes, açúcar, conservantes …. Alguns fabricantes dizem que não deve ser consumidos antes de 3 anos.
Opções saudáveis pra você se divertir:
13 – Sucos industrializados com açúcar:
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Optem pelas opções naturais ou os sucos industrializados sem açúcar.
Aqui tem algumas marcas existentes no mercado:
14 – Comidas prontas industrializadas (nuggets, hamburgueres, almondegas, lasanhas e etc):
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Sódio, espessantes, nitrato, gordura …. optem pelas opções caseiras sempre.
Olha aqui algumas receitas saudáveis pra você substituir as opções industrializadas:
15 – Gelatina:
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Corante, açúcar e mais nada. Até mesmo a que existe no mercado mais saudável, com corantes naturais tem açúcar, orgânico, mas tem. Até 2 anos é melhor não consumir.
Receitinha super fácil:
16 – Macarrão instantâneo: 
Imagem Pinterest
Imagem Pinterest
Excesso de sódio e não adianta falar que usa só o macarrão, pois o mesmo também é porcaria pura. Neste post do 4 Mães você acha algumas opções rápidas pra não precisa matar fada nenhuma, deixar o reino encantado repleto delas e a saúde de seu filho sempre em dia ;).
Se forem analisar, o açúcar é sim um vilão na alimentação das crianças e deve ser evitado ao máximo. Todos nós precisamos do açúcar, mas já o ingerimos de forma natural com as frutas, com alimentos em suas formas naturais. Desta forma, não precisamos ficar desesperados pra apresentá-lo em suas diversas formas aos Pequenos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, açúcar deve ser oferecido após os 2 anos, assim as Crias já terão se acostumados com outros sabores, terão firmado seus hábitos alimentares e terão menos chances de serem os formiguinhas e desencadear um monte de doenças por causa do alto consumo do açúcar.
Além do açúcar, outro vilão na alimentação de nossos pequenos é o sódio. eles está presente em alta quantidade na maioria dos produtos industrializados e também merece nossa atenção. 
Pensem assim: As Crias vão viver por muitos anos, e nossa ansiedade de mãe pode esperar no quesito alimentação pra oferecer todas as delícias que existem, sempre com moderação.
Não estou “demonizando” nenhum produto ou marca, desta lista acima, na minha humilde opinião o que deve ser SEMPRE evitado são os números: 6, 7 e 14. As demais, basta ter noção e oferecer com a idade apropriada e SEMPRE com moderação, mas moderação de verdade e claro, atividade física fora do sofá ou do tablet.
Tem mais sugestão de alimentos pra esta lista? Comenta aí :).
Beijos
Pedagogia do Brasil