Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

UNE SE PREPARA PARA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE

Com o tema “As formas de mudar o Brasil”, evento quer ampliar a participação dos jovens na construção do país.
Foi lançada na tarde da quinta-feira (26/2), no Palácio do Planalto, em Brasília, a 3ª Conferência Nacional de Juventude, que este ano traz o tema “As várias formas de mudar o Brasil”. O evento foi lançado pelo secretário-geral da residência da República, Miguel Rossetto; pelo secretário nacional de juventude, Gabriel Medina e peloConselho Nacional de Juventude (Conjuve).  
Representando o movimento estudantil, a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Vic Barros participou da cerimônia. Para Vic, dialogar com a juventude é fundamental, pois é ela que constrói o presente e o futuro. “A aprovação do estatuto da juventude, em 2013, foi fundamental. Agora cabe regulamentar o Sistema Nacional de Juventude, mas também discutir um plano nacional de juventude que possa nortear as políticas públicas para a juventude no Brasil”, explicou.
Gabriel Medina destacou a importância da conferência ao dar espaço para o jovem mostrar seu talento e fazer política por diversos meios, inclusive as redes sociais, e disse que, por isso, pretende ampliar a participação da juventude reconhecendo a diversidade de expressões deste segmento. ”A conferência quer reconhecer e incorporar ao debate político novas formas de participação e de expressão da juventude. Reconhecer a cultura, a arte e a produção de conhecimento da juventude como forma de fazer política”, disse.  
A presidenta do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, citou a violência, principalmente contra a juventude negra, um dos principais pontos a serem discutidos: “Um dos gargalos é que o Brasil é um dos países onde é inseguro ser jovem, [pois] 30 mil mortos por ano são incompatíveis com o futuro e com o projeto de sociedade em que acreditamos”, disse. 
Durante a conferência deve ser aprovado o 1º Plano Nacional da Juventude, elaborado pela Comissão Especial da Juventude. Trata-se do Projeto de Lei Nº. 4530/04, que estabelece diversas políticas públicas e metas, para os próximos 10 anos, em favor dos jovens brasileiros com idades entre 15 a 29 anos . Para sua criação, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) realizou diversas audiências públicas onde ouviu dos próprios jovens e organizações envolvidas, quais as necessidades da juventude brasileira
Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário