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terça-feira, 29 de abril de 2014

CULTURA NA DITADURA/DITADURA

Durante a Ditadura, mesmo com a censura, a cultura brasileira não deixou de criar e se expalhar pelo país e a arte se tornou um instrumento de denúncia da situação do país. Dos festivais de música despontam compositores e intérpretes das chamadas canções de protesto, como Geraldo Vandré, Chico Buarque de Holanda e Elis Regina. No cinema, os trabalhos de Cacá Diegues e Glauber Rocha levam para as telas a história de um povo que perde seus direitos mínimos. No teatro, grupos como o Oficina e o Arena procuram dar ênfase aos autores nacionais e denunciar a situação do país naquele período.
Vários momentos da Ditadura podem ser vistos em filmes feitos pelo cinema brasileiro retratando a época. Confira algumas dicas para usar em sala de aula:


Fonte: Cultura na Ditadura

MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

A manifestação ou o protesto, da forma como todos nós temos acompanhado nas últimas semanas em nosso país, expressa uma reação de caráter público onde os manifestantes se organizam com o objetivo de terem suas opiniões ouvidas em uma tentativa de influenciar a política de governo.
A recente onda de protestos no Brasil foi desencadeada quando os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro decidiram aumentar a passagem de ônibus em R$ 0,20. A população logo se uniu e tomou as ruas para protestar contra o aumento que, segundo os manifestantes, não está ligado ao valor da passagem, que passaria para R$ 3,20, mas sim com o transporte e os serviços públicos caóticos do país.
Vídeos e fotos mostraram que a maior parte do movimento era pacífico, com isso outros brasileiros foram para as ruas e apoiaram os protestantes. A população passou a questionar: como assim o país gasta tanto com uma Copa do Mundo e não tem boas escolas, ou hospitais de qualidade? As manifestações tomaram as ruas das principais capitais e repercutiram também no exterior.
E não é de hoje que o brasileiro vai a luta por seus direitos, por um país mais democrático e cidadão. Em alguns momentos da história do nosso país, atos como estes já se repetiram.
1922 – PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
A monarquia existiu no Brasil de 1822 a 1889. Porém algumas crises como a censura, a interferência de D. Pedro II nas questões religiosas e o fortalecimento do movimento republicano, desencadearam muita insatisfação. Num movimento mais elitizado, a população da época uniu-se a Marechal Deodoro da Fonseca, que após um golpe militar, instaurou a Proclamação da República no dia 15 de novembro de 1889, na então capital do Brasil, Rio de Janeiro. Naquele momento surgiu a República Federativa e Presidencialista no nosso país, sendo o próprio Marechal da Fonseca quem assumiu a primeira presidência.
1964 – GOLPE MILITAR
Naquele ano, um comício foi organizado pelo presidente do Brasil, João Goulart, no Rio de Janeiro e serviu como estopim para o golpe. Foi neste cenário que depois de um encontro com trabalhadores, João Goulart foi deposto e teve que fugir para o Rio Grande do Sul e, em seguida, para o Uruguai. Desta maneira, o Chefe Maior do Exército, General Humberto Castelo Branco, tornou-se presidente do Brasil. As principais cidades brasileiras foram tomadas por soldados armados, tanques, jipes, entre outros. O golpe militar de 1964 foi amplamente apoiado à época e um dos motivos que conduziram o manifesto foi uma campanha, organizada pelos meios de comunicação, para convencer as pessoas de que o presidente levaria o Brasil a um tipo de governo comunista, algo que a população considerava inadmissível.
1984 – DIRETAS JÁ!
Um movimento político democrático com grande participação popular, no qual o principal objetivo era estabelecer as eleições diretas para presidente da República do Brasil.
Inflação alta, grande dívida externa e desemprego, expunham a crise do sistema. Os militares, ainda no poder, pregavam uma transição democrática lenta, ao passo que perdiam o apoio da sociedade, que insatisfeita, queria o fim do regime o mais rápido possível.

Durante o movimento ocorreram diversas manifestações nas cidades brasileiras.
Depois de duas décadas intimidada pela repressão, o movimento das “Diretas Já” ressuscitou a esperança e a coragem da população. Além de poder eleger um representante, a eleição direta sinalizava mudanças também econômicas e sociais. Lideranças estudantis, da UNE (União Nacional dos Estudantes), sindicatos como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), intelectuais, artistas e religiosos reforçaram o coro pelas “Diretas Já”.
Em 25 de abril de 1984, a emenda constitucional das eleições diretas foi colocada em votação. Porém, para a desilusão do povo brasileiro, ela não foi aprovada. As eleições diretas para presidente do Brasil só ocorreram em 1989, após ser estabelecida na Constituição de 1988.
1992 – IMPEACHMENT
Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento de Fernando Collor de Melo do cargo de presidente. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha “Fora Collor” mobilizou muitos estudantes que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o presidente corrupto.  No dia 29 de setembro de 1992 cerca de 100 mil pessoas acompanharam a votação do impeachment de Collor em torno do Congresso, o qual foi aprovado tendo 441 votos favoráveis e apenas 38 contrários. Fernando Collor correu para renunciar e não perder seus direitos políticos, mas já era tarde. Mesmo renunciando, o presidente foi caçado e impedido de concorrer em eleições por muitos anos. Era a conquista do movimento “Fora Collor” que representou a grande pressão exercida pela população.
2013 – PROTESTOS
Considerada a maior das últimas décadas, as atuais manifestações abrangem grande parte das cidades brasileiras e considera-se que resultam do fato de que os cidadãos “caíram na realidade”. Um ato que começou no dia 06 de junho, devido os altos valores das passagens dos transportes públicos, hoje inclui novas bandeiras, como a luta por um país com melhor qualidade de vida, principalmente nos setores de educação e saúde, fim da violência policial e da corrupção, apuração nos gastos das obras da Copa do Mundo, entre outros fatores que têm causado insatisfação geral.
Seguidos de protestos diários, até o momento 12 prefeitos das principais capitais do país já baixaram os preços das tarifas das passagens.
Segundo estudo do DataFolha, 84% dos participantes dos manifestos não têm preferência por qualquer partido político, 71% estão pela primeira vez num protesto e 53% têm menos de 25 anos. Os dados mostram também um maior peso de estudantes e de pessoas com ensino superior.
O Facebook e a Internet tiveram um papel importante, 81% das pessoas souberam da manifestação pela rede social e 85% pesquisaram informações em sites.
Maringá
Os manifestantes também saíram às ruas no interior dos estados. Em Maringá três protestos foram realizados em menos de uma semana. Alguns dos cartazes mostravam a indignação que moveu milhares de pessoas a uma marcha sem líderes, sem politicagem e sem violência.

Na terça-feira (18), durante a manifestação pelas ruas de Maringá, um grupo de aproximadamente 300 pessoas invadiu a sessão em curso na Câmara. Naquele dia, os vereadores derrubaram o veto do prefeito Carlos Roberto Pupin à emenda aprovada pelo Legislativo que limita a desoneração do Imposto Sobre Serviço (ISS) no transporte coletivo em 12 meses. Foram 14 votos favoráveis e apenas um contrário à retirada do veto.
Já na última quinta-feira (20), enquanto era realizada uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores a população novamente invadiu o local e pediu a abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o transporte coletivo na cidade. Após pressão, os vereadores decidiram fazer uma votação especial foi aberta a CPI.
Fonte: Blog odiario.

O QUE É MOVIMENTO ESTUDANTIL - ME?

O que é Movimento Estudantil?
Calma!!!  Ninguém mais é preso ou torturado por participar do Movimento Estudantil.  Está garantido na Constituição o direito dos estudantes se organizarem em defesa de seus interesses.  Essa é a bandeira do Movimento Estudantil. A luta pela melhoria das condições enfrentadas pelo aluno na universidade ou escola.  Unidos somos mais fortes que um. Participar do Movimento Estudantil é transformar-se em um agente de mudança da sua própria realidade.  É a ocupação de seus espaços.  A garantia de nossos direitos começa aqui. Se você quiser conhecer melhor o movimento, procure o Caia! 
ME: Sigla usada para denominar o Movimento Estudantil É ela que terá sua política, pela qual foi eleita, e irá organizar DCE: Diretório Central dos Estudantesatividades diversas de interesse dos estudantes. Somos um/o espaço destinado CA: Centro Acadêmico. Entidade representativa dos estudantes de um curso.aos estudantes de Artes, com o intuito de Assembléia: Espaço de decisão de tod@s os estudantes da Uerj. Na assembléia, tod@s os presentes tem direito a voz e voto.estimular o debate de idéias e contribuir para a construção de uma consciência crítica, promovendo a integração Conselho de Cas: Conselho de Entidades de Base, Reunião dos CAs com o DCE. Lá são tomadas algumas decisões mais amplas do movimento, com cada CA tendo direito a um voto.
Fonte: Blog do CAIA - UERJ

XVIII PLENÁRIA NACIONAL DO FNDC DEFINE METAS PARA O PRÓXIMO BIÊNIO

UNE participará de Conselhos Fiscal e Deliberativo
Está decidido. A luta por um novo Marco Regulatório das Comunicações no Brasil será a principal bandeira de luta do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) de 2014 até 2015. A proposta foi aprovada na XVII Plenária Nacional do FNDC, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de abril na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST, em Guararema (SP).
O encontro, que contou com mais de 50 delegados, representando 20 estados, estipulou estratégias de luta para os próximos dois anos.
A plenária elegeu, também, a nova Coordenação Executiva e os novos Conselhos Fiscal e Deliberativo da entidade. A UNE foi eleita para participar do Conselho Executivo, Deliberativo e Fiscal. “A eleição da UNE no Conselho (deliberativo) é mostra de como a luta pela democratização da mídia é uma pauta de todos e fundamental para consolidar a nossa democracia”, disse o diretor de comunicação da UNE, Thiago José, que ressaltou, também, a importância da participação dos jovens nesta discussão: “A juventude e os estudantes querem cada vez mais debater a monopolização dos meios de comunicação e desejam mudar para algo que reflita mais a diversidade do nosso povo e tenha garantido o interesse público”.
O Conselho Deliberativo reúne 21 entidades dos mais diversos segmentos, mas com um recorte mais específico na Comunicação/Jornalismo, que tem com objetivo debater e formular a política do FNDC. É amplo espaço de discussão.
PARA EXPRESSAR A LIBERDADE
A campanha “Para Expressar a Liberdade! Uma Nova Lei para um Novo Tempo”, inclui o Projeto de Lei de iniciativa Popular (Plip), conhecido como Lei da Mídia Democrática. Este projeto é considerado pela Coordenação um ponto forte e estratégico, pois foi construído coletivamente e com base na I Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), realizada em 2009.
A secretária nacional de Comunicação da CUT e coordenadora do FNDC, Rosane Bertotti, afirma que “o grande desafio da luta pela Democratização da Comunicação está no processo de construir o projeto da mídia democrática popular e fazer desse instrumento um processo de debate, de construção política”. Rosane considera muito importante o esforço conjunto para o Plip chegar a 1 milhão e 300 mil assinaturas e ir ao Congresso Nacional.
ELEIÇÃO
Durante a XVIII Plenária Nacional do FNDC houve também a eleição da Coordenação Executiva, que ficou novamente com a CUT na Coordenação Geral. O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé ficou com a Secretaria Geral; a Tesouraria ficou com o Conselho Federal de Psicologia (CFP); a Secretaria de Comunicação com o Intervozes; a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com a Secretaria de Políticas Públicas; a Secretaria de Formação com a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert) e a Secretaria de Organização com a Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub).
 Yuri Salvador - UNE

ENTIDADE QUE NASCE NA LUTA! 1º CONGRESSO FUNDA A UESDF

Nas marcas de Honestino Guimarães, nasce na luta a entidade de máxima representação secundarista no DF
Sob a marca da representatividade e de seu caráter histórico, aconteceu no último sábado, 26 de abril, o 1º Congresso da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal. Com 400 delegados envolvidos no processo que marca a fundação da entidade, a nova diretoria foi eleita e passa a cumprir o papel de representação máxima da juventude secundarista na unidade federativa para os próximos dois anos.
Após solenidade de abertura na Câmara dos Deputados na sexta-feira, os grupos de debate foram realizados na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAP), em Brasília, onde o encontro reuniu mais de 300 estudantes entre delegados e observadores. Representativa, a fundação que marca importante momento de reorganização dos secundaristas contou com presente líderes estudantis de todas as regiões administrativas (RAs), a presidenta da UBES, Bárbara Melo e demais diretores da Executiva; diretor da UNES, Patrique Lima; professora da UNB, Olga Amância e Arthur Herculano, da Nação Hip Hop.

UESDF JÁ NASCE NA LUTA

UESDF (6)
Lideranças Estudantis do DF
A plenária final, reunindo o voto de todos os estudantes elegeu Leonardo Matheus, de 17 anos. Com 68,9% dos votos eleito o presidente pioneiro da UESDF, o jovem morador da cidade de Ceilândia e estudante do Cento de Ensino Médio (CEM) 10, afirma que o congresso foi muito bem disputado e representativo. “Foi um congresso que as pessoas ousaram entrar na história, fomos a cada cidade, das periferias às burguesias para fundar a entidade que dará continuidade à luta de Honestino Guimarães”, disse o estudante acrescentando que a UESDF já nasceu na luta. “Estamos do lado do Congresso Nacional, a entidade nasceu com o desafio de aprovar a pauta pelo Plano Nacional de Educação e consolidar as pautas do movimento estudantil”.
Como temas centrais para estruturação da luta dos estudantes, no centro das discussões esteve o debate sobre o movimento estudantil, passe livre, debate sobre drogas, contra opressão às mulheres, educação e reforma política. “Com amplos debates, os estudantes das periferias – muitas vezes marginalizados, estiveram em peso, firmes no desafio de construir entidade que tenha de fato oportunidade de melhorar a educação”, finaliza Leonardo.
Para o diretor de cultura da UBES que esteve nos grupos de debate e participou de toda construção do congresso, Wesley Machado, um dos destaques foi a insuficiência da UNB como única universidade pública para um contingente muito grande de estudantes. Outro tema recorrente foi a semestralidade nas escolas, considerada ruim para os estudantes. “Quando chega o ENEM e os vestibulares os estudantes tem estudado apenas uma parte de todo conteúdo. A UESDF se propôs a lutar contra a forma que a semestralidade é imposta e tenho absoluta certeza que vai ser o real instrumento de luta dos estudantes secundários do DF”.

HONESTINO GUIMARÃES, PRESENTE!

UESDF nasce nas marcas do líder estudantil Honestino Guimarães, aprovando em deliberação do 1º Congresso da UESDF um dos grandes heróis do movimento estudantil como Presidente de Honra da nova entidade. Ícone representativo no atual momento do resgate histórico da força dos estudantes e como referência para juventude, o papel de Honestino – que estudou no colégio Elefante Branco, onde também presidiu o grêmio que hoje leva o seu nome- permanece no pensamento do movimento secundarista irreverente e destemido, nas ruas por mudanças iniciando um novo período de sua história.
Conheça página da UESDF no facebook: https://www.facebook.com/ubesdodf?fref=ts
Fonte: UBES

segunda-feira, 28 de abril de 2014

CONCRETIZAÇÃO DE UM CAMPUS DA UFRN EM NOVA CRUZ-RN TERÁ CINCO CURSOS E BENEFICIARÁ TODA REGIÃO DO AGRESTE POTIGUAR.



Por Luclecio Lima para o Portal NCO

Estudantes torcem para um grande avanço no ensino superior na região. A instalação de um Campus da UFRN em Nova Cruz tem sido debatido e são boas as expectativas para que esse sonho se torne realidade.

Várias reuniões e audiências tem sido feito com o objetivo de viabilizar a instalaçaõ do Campus. No final do ano passado, por exemplo, uma comissão que luta pela UFRN na cidade, se reuniu com a Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz. Na reunião ficou claro os planos da instituição em se expandir pelo interior e Nova Cruz seria um desses destinos. Para a instalação na cidade, seriam  necessários o investimento de R$ 1,8 milhão para as obras de construção do pavilhão acadêmico e administrativo e serviços.

Em conversa com o Portal NCO, o Coordenador Geral da Comissão que luta pela vinda da UFRN, Eduardo Vasconcelos, disse que já foi protocolado no MEC, documento neste sentido por parte da UFRN.  E que uma equipe  virá a Nova Cruz fazer um levantamento.  Eduardo acredita que próximo ano terá uma definição.

Os cursos que foram apresentados pela comissão para serem implantados em Nova Cruz seriam Enfermagem, Ciência da Computação, Letras com habilitação em Inglês, além da Filosofia. Desses, segundo o Coordenador da comissão, Enfermagem seria o que mais teria dificuldade em implementar, mas em caso de não ser possível, seria trocado por Direito.

Eduardo Vasconcelos encerrou dizendo que a demanda na região é muito grande, e que cerca de 8 mil estudantes estão aptos para engressarem na faculdade.

Fonte: NCO

"Obrigado aos que fazem esse meio de comunicação, se todos fizessem o mesmo nossas lutas estariam muita convictas e as ações em prol da educação (Ensino Superior) seriam concretizadas com mais rapidez.  Mas somos fortes e estamos na luta!  Muito em breve nossos frutos serão cultivados.  Obrigado!"
 

Os 5 piores elogios que você pode dar ao seu filho


  • Elogiar os filhos, claro, é um modo muito eficiente de incentivá-los e mostrar sua satisfação por eles. Mas existem maneiras e maneiras de fazer esses elogios. Do mesmo modo que algumas formas de elogiar ajudam no desenvolvimento e autoestima das crianças, outras podem transformá-las em pessoas arrogantes, inseguras (sempre com medo de fracassar) ou com sentimento excessivo de autocobrança.
  • Confira abaixo algumas das piores maneiras de elogiar o filho, e como elas podem prejudicá-lo, ao invés de ajudá-lo:

    "Você é a criança mais linda que existe"

    Não importa qual rótulo você vai empregar para elogiar a criança, pode ser ‘linda’, ‘inteligente’ ou ‘melhor’. De qualquer modo, quando você diz que seu filho é mais do que os outros, além de acreditar de fato que é, a criança vai se sentir na obrigação de superar os outros sempre, e vai passar a vida disputando. Pessoas assim normalmente são arrogantes. E se aparecer outra pessoa considerada ‘mais’ do que ela, ou simplesmente for elogiada na sua frente, a frustração vai bater de frente, assim como a inveja.

    "Parabéns, parabéns e parabéns"

    A palavra está escrita três vezes porque está conotando o excesso. Ou seja, muitas vezes os pais dizem parabéns por qualquer coisa que o filho tenha feito. A criança provavelmente vai crescer esperando que seu trabalho e suas realizações sejam sempre ser reconhecidos. Quando não forem, pode surgir desânimo e revolta com as pessoas.

    Elogios artificiais

    Muitos pais elogiam as crianças por algo que tenha feito, mas nem sabem direito do que se trata. Por exemplo: a criança vem com um desenho, e os pais ocupados com outras coisas, dizem “lindo”, mas na verdade nem olharam para o desenho. A criança não é boba. Ela percebe quando o elogio não é de coração.

    Elogios mal intencionados

    Outra tática comumente usada pelos pais é embutir uma cobrança no elogio. Por exemplo: “você é uma menina tão querida, então não brigue com seu irmão”Neste artigo, a psicóloga afirma que elogios como esses, na verdade, manipulam a criança, que se sente na obrigação de fazer o que os pais ordenam. Para a psicóloga, os elogios devem ser espontâneos.

    "Você é muito inteligente"

    Houve um artigo específico aqui no site sobre o problema desse elogio, que não está no elogio em si, mas sim no rótulo. Quando você elogia demais a pessoa por ser inteligente, por exemplo, ela pode subentender que jamais poderá fracassar, então não vai tentar fazer nada muito além de suas capacidades, para não correr o risco de as pessoas acharem que, afinal, ela não é tão inteligente assim. O correto seria elogiar o esforço da pessoa naquele momento, por exemplo: “Nossa! Como você se esforçou para essa prova. Parabéns!”.
    Especialistas apontam que muitos pais elogiam com a intenção subliminar e indireta de fazer cobranças aos filhos. Outros, com o intuito de elevar a auto-estima, jogam a criança lá em cima, despejando excesso de adjetivos. Corrija suas atitudes e contribua para a formação de um adulto equilibrado.

Fonte: familia.com.br e Pedagogia Brasil

UNESCO disponibiliza livros para baixar de graça



UNESCO, órgão da ONU voltado para a Educação, a Ciência e a Cultura, disponibiliza livros para baixar de graça  de diversas áreas do conhecimento. Os livros abaixo são ideais para quem quiser se iniciar no mundo da Literatura. Confira!
O pequeno livro das grandes emoções
Essa coletânea de textos literários de diversos tipos e estilos, escritos por alguns dos melhores escritores brasileiros, foi feita para iniciar jovens e adultos na grande aventura da leitura. Delicie-se com textos de Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes, entre outros.
Para baixar, clique aqui!
Vinte ficções breves: antologia de contos argentinos e brasileiros contemporâneos
Textos em português e em espanhol de grandes contistas argentinos e brasileiros! Confira os contos de Caio Fernando Abreu, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colassanti, Nélida Piñón e outros escritores.
Para baixar, clique aqui!
Para mais livros, documentos raros, gravuras e mapas, acesse a Biblioteca Digital Mundial da UNESCO.
Boa leitura!
Fonte: Educar para Crescer e Pedagogia Brasil

Vídeos em Libras

Segue abaixo alguns vídeos, com certeza vai ajudar no aprendizado da língua brasileira de sinais. Basta clicar na palavra do tema que deseja aprender.
Assista, aprenda e compartilhe com os seus amigos!
 Todos os vídeos foram encontrados no youtube e foram gravados por terceiros.
 Todos os vídeos foram encontrados no youtube e foram gravados por terceiros.
Fonte: Libras Diária e Pedagogia Brasil

Alfabeto e números em Libras




língua de sinais é também conhecida como língua gestual, pois tal é seu sentido literário. A mesma utiliza-se de gestos e sinais em substituição à língua que todos nós bem conhecemos em nossas comunicações: a língua de sons ou oral.



Libras, abreviação de Língua Brasileira de Sinais. Libras é usada pela comunidade de surdos no Brasil e já foi reconhecida pela Lei, ou seja, é uma língua oficial, tal como nossa língua falada. Estão garantidas pelo poder público, formas institucionalizadas de apoio para o uso e a difusão da Libras como meio de comunicação nas comunidades surdas, inclusive o sistema educacional federal, estadual e municipal devem garantir a inclusão do ensino da Libras nos cursos de formação de Educação Especial,  

Fonoaudiologia e Magistério, tanto nos níveis médio como no superior. (Conceito retirado do site libras.com.br)

O site Libras Diária oferece um alfabeto em Libras ilustrado. Você pode baixar o alfabeto totalmente grátis acessando o site.

Fonte: Pedagogia Brasil

Como fazer uma pós graduação grátis.




Pós-graduação só pode fazer quem é graduado em curso superior, ou seja, que detém algum diploma de graduação emitido por alguma instituição reconhecida pelo MEC.

Há dois tipos de de pós-graduação:
  • lato sensu: São cursos voltados para especialização e atualização profissional. Hoje muitos são chamados de MBA, mas não são considerados um nível de mestrado, como ocorre nos EUA.
  • stricto sensu: É o mestrado e o doutorado, voltado para formar cientistas e professores universitários. O maior objetivo é o desenvolvimento científico e avanço de pesquisas.
Existem várias maneiras de alcançar o sonho de realizar uma pós graduação gratuita e a seguir vamos enumerar como você pode conseguir a pós graduação grátis:
  • CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): É a fomentadora governamental da pós graduação gratuita stricto sensu. Esse é um caminho para trilhar se o seu negócio é desenvolver conhecimento científico desenvolvendo pesquisa. Para mais informações veja aqui.
  • CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico): É um órgão do governo que tem o propósito fomentar o desenvolvimento de pesquisas no Brasil. Os valores das bolsas para realizar pós graduação grátis são similares ao da CAPES. Mais informações aqui.
  • FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos): Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da tecnologia, ciência e inovação empresarial. Também fornece financiamento para instituições e estudantes em várias modalidades diferentes permitindo a pós graduação gratuita. Mais informações aqui.
  • Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo): É uma instituição com objetivos muito similares às anteriormente apresentadas acima e permite também pós graduação grátis de várias maneiras, mas apenas no estado de São Paulo. Para saber mais veja aqui.
  • Mais Estudo: É uma empresa que dá bolsas de estudo parciais (não tem como fazer pós graduação grátis aqui) permitindo uma pós graduação com bolsa parcial. Através de parcerias com instituições de ensino particulares a Mais Estudo preenche vagas ociosas nos bancos universitários aumentando a receita da instituição e reduzindo o custo para o aluno. Site aqui.
  • Bancos: Praticamente todos os bancos possuem programas de financiamento estudantil. Eles financiam parte da sua parcela e você paga anos depois de formado, com juros.
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Fonte: Revoada