Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DILMA PEDE QUE CONGRESSO APROVE RECURSOS DO PETRÓLEO PARA A EDUCAÇÃO


Em reunião do “Conselhão”, presidenta assume compromisso feito com a UNE para investir 10% do PIB no setor
A União Nacional dos Estudantes comemorou, nesta quinta-feira (30/09), o compromisso público e oficial do Palácio do Planalto com a luta dos estudantes em defesa da destinação de 100% dos Royalties do petróleo e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação. A declaração veio da presidenta da República, Dilma Rousseff, durante discurso na 39ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado “Conselhão”.
“Nós não temos dúvidas que temos que avançar ainda muito na educação. Para consolidar o desenvolvimento do Brasil no século 21 nós vamos precisar de educação”, disse Dilma, colocando o tema como uma prioridade do seu governo. Pela primeira vez, a presidenta assumiu, publicamente, o compromisso feito com a UNE, sinalizando a possibilidade do país chegar aos 10% de investimento do seu Produto Interno Bruto no setor.
“Nós concordamos com todas as políticas para viabilizar que o Brasil gaste mais em educação, podendo até manter um meta de dobrar até 2022 os investimentos, desde que tenha recursos para fazê-lo”, ressaltou. “Considero que seria muito oportuno que nós, no Congresso Nacional, aprovássemos o uso dos Royalties [do petróleo] e uma parte do fundo social [do pré-sal] para garantir que esse recursos existam”, disse a presidenta.
Para o presidente da UNE, Daniel Iliescu, membro do Conselho e presente ao encontro, é importante perceber que tanto Dilma quanto os diferentes segmentos que participaram da reunião “assumem a educação como eixo fundamental”.

Ao fim da reunião, Daniel procurou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que recentemente deu uma infeliz declaração dizendo que o investimento de 10% do PIB na educação quebraria o país. O presidente da UNE disse que a entidade saía entusiasmada da reunião com declaração de Dilma. Mantega afirmou que apoiava a questão dos royalties e também estaria comprometido com isso.
“Após a fala desproporcional do ministro, vamos agora trabalhar juntos para atingirmos nossos objetivos. O Brasil está unido nesta luta”, disse Daniel.
Segundo Daniel, a UNE convocará para as próximas semanas uma grande blitz ao lado do movimento educacional para intensificar a campanha pelos 10% do PIB. “Vamos mobilizar unir todos os DCEs e DAs do país em defesa de mais investimentos na educação via recursos do petróleo”, convocou.
Fonte: UNE

UNE, greve e a conquista dos 10%

ENTIDADES NESTE DOMINGO (2) ENTREGARÃO AO PREFEITÁVEL, CID ARRUDA E A NIZIA BARBOSA, PACTO PELA JUVENTUDE PARA QUE AMBOS ASSINE- O DOCUMENTOS COM INTENÇÕES



Amanhã (2) na sede das entidades estudantis e culturais (ANE/RN, AMES, CPC/RN e CPC DA ANE/RN) terá uma importante reunião com o prefeitável, CID ARRUDA CÂMARA e a Candidata a Vereadora, NIZIA BARBOSA, onde entregarão o " PACTO PELA JUVENTUDE ", que é uma proposição das organizações da sociedade civil, que compõem o conselho Nacional de Juventude, para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam com as políticas públicas de juventude, em suas ações e programas, e aos candidatos/as a prefeitos/as e vereadores/as, para que incorporem, com suas plataformas eleitorais, as demandas da juventude brasileira.

A reunião acontecerá ás 9h da manhã.  A sede das entidades fica localizada na Rua Manoel Nunes da Silva, 23 - Bairro do Planalto - NOVA CRUZ/RN.

Existe uma grande expectativa em torno desta reunião, pois a JUVENTUDE acompanha as constantes transformações no Planeta e Nova Cruz não será diferente.  A juventude precisa de garantias para que gestores comprometidos com as políticas voltadas para a educação, cultura, esporte, lazer e principalmente POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE !

Será um presente para a AMES em particular, já que no último dia 28 de agosto completou 18 anos de lutas, conquistas e sonhos realizados em prol dos estudantes novacruzenses. Estarão presentes além dos diretores, lideranças estudantis e culturais convidadas pelas entidades.

Neste ano de eleições as entidades vão propor a Igreja Católica a realização de um DEBATE entre os candidatos a prefeitos de NOVA CRUZ para que eles apresentem suas propostas e seus planos de governo.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ELEIÇÕES DIRETAS PARA DIRETORES ESTADUAIS JÁ TEM DATAS DEFINIDAS

Eleições para diretores
A SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA tornou público o cronograma das Eleições Diretas de Diretores e Vice Diretores das Escolas da Rede Estadual de Ensino do RN. Na 3ª DIRED,que engloba Nova Cruz, a eleição acontece dia 06 de novembro em 23 escolas.




DATA

DIRED

MUNICÍPIO
 DE ESCOLAS
CONTEMPLADAS

17/10/2012
Angicos
08
13ª
Apodi
07
15ª
Pau dos Ferros
21

18/10/2012
11ª
Assu
08
12ª
Mossoró
29
14ª
Umarizal
10

06/11/2012
Parnamirim
22
Nova Cruz
23
São Paulo do Potengi
04

08/11/2012
Ceará Mirim
14
Macau
09
16ª
João Câmara
07

30/10/2012
Santa Cruz
06
Currais Novos
12
10ª
Caicó
11
13/11/2012
Natal
47


No NovaCruzOficial do V&C

PARABÉNS LUIZ FERNANDO PADILHA FIGUEREDO



O aluno LUIZ FERNANDO PADILHA FIGUEREDO, do 9º ano da Escola Estadual Alberto Maranhão - Nova Cruz/RN será homenageado nesta sexta-feira (31) pelo MEC/ SEEC em evento que será realizado no Praia Mar Hotel e  premiará os melhores do RN nas Olimpíadas da Matemática - edição 2011.

Luiz Fernando foi o primeiro colocado das escola públicas de Nova Cruz, ficando na 37ª posição em termo de estado do  RN.

Um feito que merece destaque e os merecidos parabéns de todos que fazem a Escola Estadual Alberto Maranhão - Direção, Supervisores, Coordenadores , Professores, Técnicos e dos demais alunos.

Que o feito de Luiz sirva de motivação para os demais jovens das escolas públicas de Nova Cruz.

Postado por João Maria de Oliveira

" Nós que fazemos a ANE-RN, a AMES de Nova Cruz/RN, o CPC/RN e o CPC DA ANE/RN parabenizamos o jovem LUIZ FERNANDO PADILHA FIGUEREDO pelo seu empenho e inteligência. Nós novacruzenses estamos orgulhosos, isso também é um incentivo para outros e acabar de uma vez por todas com tabu de dizer que escolas públicas não capacita, que escola pública não serve para nada, isso não verdade, tai a prova! Sua capacidade e persistência servirá de exemplo para a nossa juventude.  Exemplo bonito também é a de Nayara Lima também estudante da E. E. Alberto Maranhão que recentemente passou no IFRN de Nova Cruz, Nayara é diretora da AMES. "  AMES, ANE-RN, CPC/RN E CPC DA ANE/RN.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

AMES-NOVA CRUZ/RN: HOJE 18 ANOS DE LUTAS, CONQUISTAS E RESISTÊNCIA! PARABÉNS!!!

Ás 16 horas do dia 28 de agosto de 1994 na Escola Municipal FRANCISCO PEREIRA MATOS na cidade de NOVA CRUZ/RN nascia a AMES !  Associação Municipal de Estudantes Secundaristas .

Entidade que entrou para a história pelas suas constatantes LUTAS, CONQUISTAS, GLÓRIAS, BRAVURA na Defesa da EDUCAÇÃO, DA CULTURA, DO ESPORTE, DO LAZER e principalmente na DEFESA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS da cidade de NOVA CRUZ/RN.  Sempre apoiando as LUTAS dos EDUCADORES e dos trabalhadores em geral.

Filiada a UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a ANE-RN - Associação Norteriograndense de Estudantes.  Já teve vários presidentes, entre eles:  Antonio Virgílio dos Santos, Maria do Socorro Mendonça, Edson Neves de Lima, Aldo Roberto dos Santos, Eduardo Moreira da Silva, Wilton Teixeira e hoje Fernando Luiz de Souza, todos deram suas valiosas contribuições para que hoje a AMES fosse uma entidade RECONHECIDA a nível NACIONAL, elogiada pela UNE - União Nacional dos Estudantes e pela UBES.

Hoje a AMES é reconhecida de UTILIDADE PUBLICA MUNICIPAL e ESTADUAL.

Foram várias conquistas, entre elas destacamos a MEIA PASSAGEM, a MEIA ENTRADA em setores CULTURAIS, ESPORTIVOS e EDUCACIONAIS, Eleição Diretas Para Diretores de Escolas, realizações de Festivais da Canção Estudantil, vários congressos, encontros, cursos, torneios esportivos, a LUTA pelos 10% do PIB - Produto Interno Bruto para a EDUCAÇÃO, juntamente com a UBES, UNE e ANE-RN, a LUTA pelos 50% do Pré - sal para a EDUCAÇÃO, CULTURA e MEIO AMBIENTE, também com a UNE e UBES.

A AMES sempre estar vigilante na defesa dos seus associados, procurando alertar os estudantes na importância das LUTAS e de suas organizações, através dos Grêmios Estudantis nas escolas públicas e particulares.

O idealizador da criação da AMES foi o radialista, EDUARDO VASCONCELOS, fundador do Grêmio Estudantil "Presidente Café Filho da Escola Estadual WISNTON CHURCHILL - Natal/RN (87), que veio a Nova Cruz na época com o proposito de divulgar a UBES e mobilizar os estudantes para se organizarem de forma CONSCIENTE e POLITIZADA.

Hoje a AMES resiste a forma ante democrática, Arcaica e Autoritária do atual gestor municipal de NOVA CRUZ, onde sua primeira ação em prol da AMES foi pedir para a mesma se retirasse das dependências na Centro Administrativo "Joanita Arruda Câmara", onde funcionava a SEDE a quase 8 anos e até hoje a AMES vive em casa alugada, mas de cabeça erguida e com o sentimento do dever comprido.

Sua festa de comemoração será dia 14 de SETEMBRO a CASA DO FORRÓ,  a AMES distribuirá 2000 convites nas escolas para que os estudantes possam participar e rever os velhos amigos de luta.

PARABÉNS ESTUDANTES!  PARABÉNS AMES!  SEJA MAIS, MAS SEJA AMES !!! AMES 18 ANOS !

domingo, 26 de agosto de 2012

PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DO PACTO PELA JUVENTUDE

"UMA LUTA DE TODOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER"

Iniciada no último dia 15 de agosto, a 3ª Edição do Pacto pela Juventude deve ser intensificada nas próximas semanas. Com o tema “A Cidade que a Juventude quer”, as atividades da mobilização que pressiona os candidatos a incorporem as demandas juvenis em suas plataformas eleitorais no pleito 2012 é feita por meio da assinatura do Pacto pela Juventude – documento base elaborado pela UBES e demais organizações da sociedade civil que compõem o  Conferência de Juventude (Conjuve), onde foi aprovado.
Contemplando as bandeiras de inclusão e desenvolvimento das políticas voltadas aos jovens brasileiros,o Pacto é uma proposição destinada aos governos federal, estaduais e municipais se comprometam com as políticas públicas de juventude em suas ações e programas, e aos candidatos a prefeitos(as) e vereadores(as) para que incorporem as demandas juvenis em suas plataformas eleitorais. Veja aqui a participação dos secundaristas de Porto Alegre (RS).
Qualquer pessoa pode realizar uma atividade do Pacto pela Juventude, basta mobilizar a sociedade e os candidatos: deputado (a) Federal e Estadual, Governador (a), Senador (a) e Presidente para, nessa ocasião, assinarem o Pacto pela Juventude. Dessa forma, os candidatos pactuam com a responsabilidade de desenvolverem políticas públicas para/com e de juventude.
1 – Reproduza os materiais do Pacto: texto, cartaz, banner, adesivo…;
2 – Entre em contato com o candidato e combine a data do evento;
3 – Data marcada?! Mobilize sua galera e todos que quiserem participar. Quanto mais pessoas participarem, mais forte será o compromisso assumido; o evento deve ser público;
IMPORTANTE: Não deixe de informar e convidar a UBES e as entidades estudantis locais!
4 – É importante que na ocasião, o documento do Pacto pela Juventude seja apresentado na íntegra e, se possível, entregue uma cópia para todos participantes do evento;
5 – Após a apresentação do texto do Pacto, dê a palavra ao candidato, que deve se comprometer publicamente com as políticas públicas de Juventude, seguindo as diretrizes que foram apresentadas no documento;
6 – Ao final da fala do candidato, é o momento da assinatura – esse é o momento mais importante do evento. O documento a ser assinado, deverá ser impresso contendo data, local, nome, partido e cargo disputado pelo candidato em duas vias, uma para o candidato e outra para envio à coordenação do Pacto pela Juventude;
7 – Cada candidato que assinar o documento terá seu nome publicado no blog do Pacto:
IMPORTANTE: Para que isso aconteça, você precisa enviar o relatório da atividade e fotos para o e-mail pactopelajuventude2012@gmail.com (o documento enviado com a assinatura do candidato deve ser “escaneado”, ou envie uma foto que identifique o documento  e a assinatura). Quanto mais rápido você nos enviar esse material, mais rápido o seu evento será publicado! Participe, faça uma atividade de assinatura do Pacto pela Juventude!
Assim, você estará contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas para/com e de juventude no Brasil.
Baixe aqui os materiais do Pacto e organize uma atividade na sua cidade
Carta Compromisso (documento que os candidatos devem assinar) [aqui]
Fonte: UBES

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Governo Dilma defende que 100% dos royalties do pré-sal sejam destinados para a educação


O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou hoje (22) que o governo defende a aplicação de todos os recursos provenientes dos royalties do petróleo e do pré-sal na educação. O objetivo é ter uma receita que permita ao governoinvestir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.

“O governo está disposto a colocar todos os royalties do petróleo e do pré-sal e pelo menos metade do fundo social do petróleo para educação, exclusivamente para educação, isso para os municípios, os estados e a União (…) Essa é a posição do governo, é isso que nós vamos defender no Congresso Nacional, é uma posição da presidenta”, disse o ministro, após reunir-se nesta quarta-feira com a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu.

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em caráter conclusivo no fim de junho em uma comissão especial da Câmara dos Deputados, determinou que o governo deve investir 10% do PIB em educação até 2022. Segundo Mercadante, os recursos dos royalties – valor cobrado das empresas que exploram petróleo – permitiriam alcançar a meta de investimento estipulada pelo PNE, que ainda depende de aprovação do Senado.

“É muito melhor colocar os royalties do petróleo na sala de aula do que desperdiçar na máquina pública (…) A função prioritária dos royalties é preparar a economia pós-petróleo, o petróleo é uma fonte de energia não-renovável e o melhor caminho para preparar o Brasil para o pós-petróleo é o investimento em educação”, disse. Fonte: Blog do Planalto.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

PRESIDENTE DO CPC/RN ENTREVISTA JOVENS QUE PASSARAM NO IFRN - CAMPUS DE NOVA CRUZ/RN


Hoje pela manhã o presidente do Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN e assessor da ANE-RN, Eduardo Vasconcelos entrevistou alguns jovens que recentemente passaram no vestibular do IFRN.

Eduardo os recebeu em sua residência.  Todos foram pontuais exatamente as 9h iniciaram as entrevistas.

O primeiro a ser entrevistado foi o jovem ABSON LUIZ PEREIRA DA SILVA, 19 anos, ex-aluno da Escola Estadual ROSA PIGNATARO.

Eduardo Vasconcelos: Como você recebeu a notícia que havia passado no IFRN? : Abson: Estudei muito em casa, consultando os livros e a internet.

Eduardo Vasconcelos: Quando soube do resultado? Abson: Fiquei surpreso! Mas tinha esperança.

Eduardo Vasconcelos: O quê o IFRN representa hoje para você?  Abson: Representa tudo, Excelência em educação e qualidade.

Eduardo Vasconcelos: Sua mensagem aos jovens: Abson: " Estudem, acreditem, procurar deixar de lado coisas que não tenha futuro, perda de tempo, atividades que o deixem acomodados e não encarar um vestibular como se fosse uma loteria.  Acredite no seu potencial."

Entrevista com ALDO HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA., 17 anos, ex-aluno da Escola Estadual ROSA PIGNATARO.

Eduardo Vasconcelos: Como você ficou ao saber da notícia que tinha passado no IFRN?  Aldo: Muito feliz em um momento triste, pois meu pai estava acamado e em seguida veio a falecer.  Eu o comuniquei que tinha passado no IFRN e ele recebeu com um SORRISO.

Eduardo Vasconcelos: O quê o IFRN representa para você?  Aldo: Representa o FUTURO e com este diploma futuro facilitará a minha entrada no mercado de trabalho.

Eduardo Vasconcelos: Sua mensagem aos jovens: Aldo:  " Quem acredita sempre alcança. "

Entrevista com a jovem AMANDA DOS NASCIMENTO VITORINO, 19 anos, ex-aluna da Escola Estadual ROSA PIGNATARO.

Eduardo Vasconcelos: Como você recebeu a notícia de ter passado em duas universidades ?  Amanda: Primeiro fiquei feliz pela notícia e pelo esforço de que valeu a pena.

Eduardo Vasconcelos: O quê estas instituições representa para você, IFRN  e a UFRN ?  Amanda: Investimentos para o meu futuro.

Eduardo Vasconcelos: Qual a sua mensagem para os jovens ?  Amanda: Quem estuda, passar no vestibular é apenas uma consequência.  Seria uma gratificação de tudo aquilo que você fez para chegar a onde chegou.

Entrevista com a jovem, NAYARA DE LIMA OLIVEIRA, 16 anos, estudante da Escola Estadual ALBERTO MARANHÃO.

Eduardo Vasconcelos : Qual foi a sua emoção quando soube do resultado ?  Nayara: Fiquei muito feliz, meus professores, amigos e familiares acreditavam no meu potencial e isso mim ajudou bastante.

Eduardo Vasconcelos: O quê o IFRN representa para você ?  Nayara : O futuro para mim, uma grande educação.  O curso técnico ajuda muito para o mercado de trabalho.

Eduardo Vasconcelos: Sua mensagem para os jovens:  Nayara : Que eles batalhem para pelos seus sonhos.  Conhecimento é uma coisa que ninguém tira de você !

MENSAGEM CONJUNTA:

" O que distingue o fraco do forte nunca foi, não é e nunca será a força física.  O que distingue o franco do forte é que o fraco sempre luta, tropeça, cai e desiste, enquanto o forte luta, tropeça, cai, se levanta luta novamente e CONQUISTA. "  Tirado do cursinho militar.  Amanda, Nayara, Aldo e Abson.

Nota das entidades:

" Que estes exemplos sirvam de esperança para aqueles que ainda não tiveram êxito nos vestibulares ou mesmo em concursos, que continue lutando e BREVEMENTE CONSEGUIRÁ A VITÓRIA!  Os estudos ainda é o MELHOR CAMINHO PARA O FUTURO DO NOSSO POVO, DOS JOVENS.  Precisamos continuar lutando pelo campus da UERN, pelo campus da UFRN, instituições essas que ajudará junto com o IFRN  no progresso e desenvolvimento da nossa cidade e região, quem LUTA CONQUISTA " - CPC/RN, CPC DA ANE/RN, ANE-RN e AMES/NOVA CRUZ/RN.