Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

III DEBATE EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR NA REGIÃO AGRESTE POTIGUAR OBTÉM APOIOS DOS REITORES

Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN ao lado dos debatedores(UERN-UFRN e IFRN



 Plenário do IFRN completamente lotado de estudantes e professores

 Prefeito CID ARRUDA
 Plenário com mais de 100 alunos e profesores

 Rayssa, Thalita, Washington e Wesley, membros da comissão
 Mesa do III DEBATE

 Ver. Thiago Vicente, presidente da Câmara de Nova Cruz

 Rayssa e Késia
 Aldo e Letícia Lele

 Alunos e professores do Alberto Maranhão
 Professora Dalvânia
 Jackson, Thalita e Washington
 Beatriz da comissão 
 Professor Luiz Augusto de Morais Filho - NESA/UFRN

 Alan Silva, coordenador de cursos do IFRN de Nova Cruz
 Vice Reitora da UFRN, Fátima Ximene

 Parte da comissão da esquerda para a direita: Abraão, Jackson, Thalita, Wesley e Késia
 Professor Enilson - UFRN, fazendo sua apresentação

 Pró Reitora de Ensino e Graduação da UERN, Inesa Vasconcelos
 Professor da Escola MODELO, Aislan dando sua contribuição

Vice Reitor da UERN, Aldo Fernandes e Eduardo Vasconcelos

Na última sexta-feira, 28 a Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN realizou o III Debate em Defesa no Ensino Superior na Região Agreste Potiguar com reitores das universidades UFRN, UERN e IFRN, professores e estudantes.

O debate tinha como principal objetivo  discutir a implantação do Ensino Superior Presencial, através dos campus!

Participaram da mesa dos debates  o Coordenador Geral da Comissão, EDUARDO VASCONCELOS; prefeito de Nova Cruz-RN, Cid Arruda Câmara; presidente da Câmara Municipal de Nova Cruz, Thiago Vicente, a vice reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes; o vice reitor a UERN, Aldo Godim; o coordenador de cursos do IFRN de NOVA CRUZ, Alan Paulo Oliveira da Silva, professor Luiz Augusto de Morais Filho, coordenador do NESA/UFRN de NOVA CRUZ, Pró Reitora  de Ensino e Graduação, Inesa da Mota Linhares Vasconcelos e o professor Enilson - UFRN, que assessorou a vice reitora da UFRN com uma apresentação detalhada sobre a expansão dos campus nas cidades de Macau e Nova Cruz.

O coordenador, Eduardo Vasconcelos iniciou sua falação homenageando o estudante EDSON LUIZ DE LIMA SOUTO, morto pela Polícia Militar do Rio de Janeiro.  Edson era um dos 300 estudantes que jantavam no restaurante estudantil do Calabouço no final da tarde de 28 DE MARÇO DE 1968 quando o local foi invadido por policiais, em meio a tensão do quarto ano da Ditadura Militar no Brasil.

Eduardo focou na importância do debate e reafirmou que a luta travada desde 2010 na Defesa dos Campus da UERN e UFRN na Região Agreste, única região do estado que não tem campus se dá pela necessidade urgente sas instituições UFRN, UERN e IFRN olhar mais para a região.  Primeiro o Núcleo UERN que passa por uma crise generalizada, ameaçado de fechar, segundo o fechamento do campus da UFRN na década de 90 e a necessidade do IFRN implantar de imediato o Ensino Superior na área tecnológica.

Quanto a não presença de políticos do Poder Legislativo Estadual e Federal, Eduardo Vasconcelos explicou de que pelo fato do II Debate realizado dia 05 de abril de 2013 alguns desses políticos participaram, se comprometeram em engajar-se na luta, assinando inclusive documentos até hoje não moveram uma "palhinha" se quer na defesa dos campus, além do mais os políticos presentes no II Debate falaram de viva voz que marcariam uma audiência com a Governadora para tratar do assunto UERN e até hoje os estudantes do Agreste Potiguar espera por essa bendita audiência, por esses motivos a comissão resolveu não convidar-los novamente.  Eduardo disse também que os profissionais que dirigem as instituições UERN, UFRN e IFRN são pessoas comprometidas com o desenvolvimento educacional no RN e por isso com o compromisso deles garantido neste debate terá sim, muito mais possibilidades da implantação do Ensino Superior, concluiu Eduardo em sua primeira falação.

Alan Silva do IFRN confirmou que já agora em 2014.2 será implantado o Ensino Superior com curso de "açucar e alcool" e que em futuro bem próximo o IFRN oferecerá mais cursos na área tecnológica, o que os presentes se alegraram, principalmente a juventude.

Fátima Ximene, vice reitora da UFRN voltou a reafirmar que o Campus da UFRN virá sim para Nova Cruz e que o MEC aponta para a viabilidade de 05 (CINCO) cursos presenciais, mas estudos  estão sendo feitos neste sentido (professor Enilson fez uma explanação do que a UFRN está fazendo para em um futuro próximo implantar os 05 cursos), a vice reitora, Fátima Ximene disse que vai ser criada um comissão de estudos e que a comissão será ouvida neste sentido.  Eduardo Vasconcelos, representando a comissão apresentou a UFRN a proposta dos cursos de Enfermagem, Ciência da Computação, Educação Física e Língua Portuguesa habilitação em Língua Inglesa.  O professor Luiz Augusto - NESA/UFRN entregou um documento a vice reitora com dados importantes de alunos do pré vestibulares, planta do campus e propostas de cursos, que basicamente são os mesmos cursos entregue pela comissão.

Aldo Fernandes, vice reitor da UERN foi direto falando das dificuldades que todos os 11 núcleos da UERN vem passando... falta de recursos.  Mas que o fechamento ainda não é certo, pois a UERN vem tentando junto a Bancada Federal, MEC, Governo do Estado e aos prefeitos caminhos para evitar o fechamento. "O importante é que estamos assegurando aos atuais alunos matriculados o térmio do seu curso.  Eduardo pediu uma parte e lançou uma proposta que se caso essa crise continuar haveria possibilidade da UERN implantar o curso de Gestão Pública e Licenciatura para os professores da região, diminuindo e muito os gastos atuais.  O vice reitor, Aldo Fernandes disse que sim, mas tudo isso só o tempo vai dizer.  Mas o melhor seria o CAMPUS!

No final todos se comprometeram a dá as mãos na busca da implantação do ENSINO SUPERIOR na região, isso sim é o que a sociedade agresteira almeja a muito tempo... a luta apenas está começando, ficaremos de plantão, pois essa é uma luta de todos NÓS, a comissão vem fazendo a sua parte.

Parabenizamos a comissão que de forma consciente, organizada realizou o mais completo foro de debate na Defesa do Ensino Superior na Região Agreste Potiguar: Eduardo Vasconcelos, Jackson, Thalita, Késia, Rayssa, Jaqueline, Maria Beatriz, Leticia Lele, Natália, Aline, Alana, Geovanna, Kauê, Washington, Wesley, Aldo, Abrão, Douglas, Kaline e tantos e tantos que de certa forma contribuíram para o sucesso do debate.

Obs. Participaram 137 estudantes, professores e convidados.

quinta-feira, 27 de março de 2014

LOGO MAIS AS 9 HORAS COMISSÃO EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR REÚNE SE RUMO AO III DEBATE!

Logo mais ás 9 horas a Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN estarão se reunindo para traçar os últimos detalhes do III DEBATE em Defesa do Ensino Superior na Região do Agreste Potiguar.  A reunião acontecerá na Escola Estadual Rosa Pignataro - Nova Cruz.  Na ocasião serão entregues as camisas aos membros da comissão do III DEBATE.

Para o coordenador, Eduardo Vasconcelos o momento é de grandes expectativas, pois amanhã, 29 será o dia "D", dia da DECISÃO!

Estarão fazendo parte da mesa do III Debate representantes da UERN, IFRN e UFRN, além do prefeito de Nova Cruz-RN, Cid Arruda Câmara, Padre Assis, mediador do debate e Eduardo Vasconcelos.

No momento do debate a coordenação entregará documento mostrando a verdadeira realidade da região, com números de vestibulandos, ensino médio e uma planta/proposta da ampliação do Campus da UFRN,
além de outro documento reivindicando os cursos de acordo com a necessidade da região.

O debate promete, concluiu, EDUARDO VASCONCELOS.

segunda-feira, 24 de março de 2014

PENÚLTIMA REUNIÃO RUMO AO III DEBATE EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR EM CONTAGEM REGRESSIVA!

 Penúltima reunião rumo ao III DEBATE EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR


No último sábado, 22 pela manhã na Escola Estadual ROSA PIGNATARO a Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN reuniu-se e definiu alguns critérios estruturais rumo a realização do III DEBATE EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR, que ocorrerá dia 28, ás 9 horas no Auditório do Campus do IFRN de Nova Cruz/RN.

Foi aprovado que quarta feira, 26 a comissão se reunirá com o Padre Francisco de Assis para definir alguns ponto do Regimento do III DEBATE, já que o Padre Assis mediará o debate.  Foi decidido que vários componentes da comissão mobilizará as escolas de Nova Cruz e outros irão contactar outros municípios da região para se fazerem presentes ao debate, convidando prefeitos, secretários de educação e estudantes.

A comissão volta a se reunir na próxima quinta-feira, 27, ás 15 horas no ESTADUAL para a entrega das camisas e discutirem os últimos detalhes para o sucesso do III DEBATE!

sexta-feira, 21 de março de 2014

DR. RICARDO FARIAS, JUIZ DA 12º ZONA ELEITORAL/RN CONCEDE ENTREVISTA AO REPÓRTER EDUARDO VASCONCELOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO VOTO AOS 16 ANOS!




Campanha: VOTO AOS 16 ANOS, ANTES CEDO DO QUE TARDE 
Entrevista:
1)    – Repórter Eduardo Vasconcelos: Qual a importância do voto aos 16 anos?
  
R. Dr. Ricardo Farias: Cidadania – Primeiro direito concreto dado em sua plenitude aos menores (regra – maioridade aos 18 anos).

Jovem – Natureza ativa. Adolescente. Conhecimento.

Voto qualitativo – Informações online – mídias sociais.

2) – Repórter Eduardo Vasconcelos: Qual o prazo para os jovens tirarem seus títulos de eleitor esse ano?

R. Dr. Ricardo Farias: Até o dia 07 de maio de 2014. Último dia para o cidadão requerer o alistamento eleitoral, transferência de domicílio ou revisão do seus dados, A referida data-limite se aplica inclusive aos seguintes situações:

· para os jovens de 15 anos que completem 16 anos até a data da eleição, estes
também, caso tenham interesse em votar neste ano, deverão comparecer ao Cartório Eleitoral e fazer o alistamento até o dia 07 de maio do corrente ano;

· eleitores que, por motivo de mudança de endereço, idade, ou dificuldade de locomoção, tenham interesse em alterar o local de votação devem comparecer ao Cartório no mesmo período para requerer a mudança para local mais acessível.

Obs.: Para requerer apenas a 2ª via do título, sem alteração dos dados cadastrais do eleitor, o prazo vai até 10 dias antes da data do pleito.

3)    Repórter Eduardo Vasconcelos: Quais os documentos necessários?

R – Dr. Ricardo Farias:

I – Documento de identificação:

a) carteira de identidade (RG);

b) carteira profissional, emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, contendo a naturalidade do alistando;

c) certidão de nascimento;

d) certidão de casamento;

e) Carteira de Trabalho e Previdência Social;

f) instrumento público do qual se infira, por direito, ter o requerente a idade mínima de 16 anos e do qual constem, também, os demais elementos necessários à sua qualificação;

II - Comprovante de residência:

a) conta de água, luz ou telefone (expedido no período compreendido entre os 12 meses anteriores ao requerimento) em nome do requerente ou de parente de 1º grau (pai, mãe, filho) ou cônjuge;

b) fatura de cartão de crédito;

c) contracheque, acompanhado de declaração do setor pessoal, no caso de órgão público, ou de contrato de trabalho por tempo indeterminado, no caso de instituição privada;

d) comprovante de cadastro de benefício social recebido no Município (bolsa família, fome zero, etc.), da qual conste o endereço do requerente;

e) comprovante de matrícula em estabelecimento escolar do Município, do requerente ou de seu filho, da qual conste o endereço da residência;

f) correspondência oficial recebida em nome do requerente;

g) escritura de imóvel, contrato de compra e venda ou contrato de aluguel, com firmas reconhecidas e registrados em ofício próprio sob a forma pública;
III - Inscrição no cadastro de pessoa física (CPF) do Ministério da Fazenda, se possuir.

4) Dr. Ricardo Farias: Palavra de incentivo aos jovens.


Os adolescentes e jovens têm o direito de escolher os seus legítimos representantes através do voto desde que completem 16 anos até o dia da eleição e façam o alistamento eleitoral até o dia 07 de maio de 2014. O voto é a maior expressão da cidadania e, por conseguinte, exercício da democracia, da livre escolha dos representantes, sendo de extrema importância que se valorize tal direito, pois o voto nulo, o voto em branco, ou a abstenção ao voto, nada mais são do que atestado dado pela própria pessoa de que não é capaz de escolher os seus representantes, com ou sem aquele voto nulo, em branco, haverá representantes eleitos, sendo assim, em última análise, uma espécie de procuração para que os outros eleitores escolham os representantes, sendo que muitas vezes estes outros são menos esclarecidos do que aquele que votou nulo.

Queremos agradecer ao Dr. Ricardo Henrique de Farias, Juiz da 12º Zona Eleitoral da Comarca de Nova Cruz/RN pela excelente entrevista falando da importância do voto aos 16 anos.  A juventude agradece!

quarta-feira, 19 de março de 2014

CONSTRUA SEU GRÊMIO ESTUDANTIL E LUTE PELOS SEUS DIREITOS

SOMOS TODAS CLÁUDIA! PELA DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR

Mais um caso a ser investigado, mais uma grande tragédia que nos instiga a ir às ruas reafirmar o chamado pela DESMILITARIZAÇÃO DA POLÍTICIA MILITAR, contra o extermínio da população negra e das periferias do País! A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas compartilha a nota da Marcha Mundial das Mulheres, #SOMOSTODOSCLAUDIADASILVA!
Na manhã deste sábado (15) uma viatura do 9º BPM (Rocha Miranda) foi flagrada descendo a Estrada Intendente Magalhães, zona norte do Rio de Janeiro, com o corpo de uma mulher pendurado no para-choque do veículo. A vítima era Claudia Silva Ferreira, 38, auxiliar de limpeza. De acordo com a PM, Claudia foi baleada durante uma troca de tiros entre policiais e traficantes do Morro da Congonha, em Madureira.
O que criminaliza o caso também parte dos depoimentos de testemunhas ouvidas pelo Jornal Extra, que garantiram que os policiais foram alertados, mas não pararam, somando mais um caso de vítima fatal nas mãos daqueles que deveriam nos proteger.

#SOMOSTODOSCLAUDIADASILVA!

Eu não conhecia a Cláudia.
Mas apesar de nunca ter conhecido a Cláudia, eu sei que ela limpava chão no Hospital Naval Marcílio Dias. Sei também que ela era negra, assim como todos os seus filhos, e sei também que ela morava em um morro e que não era um daqueles morros com segurança particular, guaritas e helipontos. Não, era daqueles morros em que de vez em sempre falta água, de vez em quando falta comida e quase sempre falta sossego.
Sei também que ela estava acostumada a ouvir tiro de fuzil e que ela tinha medo que seus filhos fossem assassinados pela PM.
Pensando bem, talvez eu conhecesse a Cláudia. Talvez eu conhecesse também os filhos da Cláudia.
Tô lembrando aqui daquele filho da Cláudia que foi assassinado na calçada de casa, aqui na zona norte de São Paulo. Teve outro filho dela que foi amarrado num poste e espancado um dia desses. Lembro até do marido da Cláudia, aquele que foi torturado até a morte dentro de uma lata da PM na Rocinha. E a filha da Cláudia, aquela que foi estuprada outro dia, de novo, dentro de uma viatura.
Lembro também dos amigos da Cláudia. E eles são muitos. Alguns também limpam chão, outros recolhem lixo, enchem laje, lavam roupa, cozinham, pintam parede, dirigem ônibus… E também estão acostumados a ouvir tiro de fuzil e a tomar tapa na cara.
Mas apesar de todos serem amigos da Cláudia, nem todos eles se conhecem ainda. Nem todos eles se juntaram pra conversar ainda.
Quem sabe no enterro da Cláudia eles não se encontram.
Ou talvez no próximo.
Uma hora, tenho certeza, eles vão se cruzar.
E ai, ninguém mais vai recolher o seu lixo e nem aceitar mais tiro de fuzil.
#SOMOSTODASCLAUDIA
#SOMOSTODOSCLAUDIADASILVA
#DESMILITARIZAÇÃOJÁ

terça-feira, 18 de março de 2014

SE LIGA AI, JUVENTUDE: MEC define regras do Enade 2014 e prova será dia 23 de novembro

Diário Oficial da União define as regras para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2014.
A prova será aplicada no dia 23 de novembro.
De acordo com a publicação, o exame será aplicado para fins de avaliação de Portaria do Ministério da Educação publicada nesta Segunda (17) no desempenho dos estudantes dos seguintes cursos: sistema de informação; engenharia civil; engenharia elétrica; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia mecânica; engenharia química; engenharia de alimentos; engenharia de produção; engenharia ambiental; engenharia florestal; engenharia; ciência da computação; ciências biológicas; ciências sociais; filosofia; física; geografia; história; letras-português; matemática; química; artes visuais; educação física; letras-português e espanhol; letras-português e inglês; música; pedagogia; análise e desenvolvimento de sistemas; automação industrial; gestão da produção industrial; e redes de computadores.
Segundo a portaria, terão de fazer o Enade 2014 os estudantes que tenham iniciado o curso neste ano; os matriculados nos cursos de bacharelado com previsão de término até julho de 2015; e os alunos tecnólogos que vão concluir o curso até dezembro deste ano.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai disponibilizar, até 4 de junho, as diretrizes para a prova.
O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.
O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Gilv@n Vi@n@

segunda-feira, 17 de março de 2014

COMISSÃO EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR REUNIU-SE NO ÚLTIMO SÁBADO, 15 RUMO AO III DEBATE

 Comissão rumo ao III DEBATE, 28/03


No último sábado, 15 a Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN - "Em Defesa do Ensino Superior na Região do Agreste Potiguar reuniram-se rumo ao III DEBATE que ocorrerá dia 28, ás 9 horas da manhã no Auditório do Campus do IFRN de Nova Cruz.

A comissão fará uma outra reunião que ocorrerá no próximo sábado, 22, ás 9 horas na  Escola Estadual Rosa Pignataro para fechar a estrutura do debate.  A comissão decidiu que as autoridades que farão parte da mesa será os reitores do IFRN, UERN e UFRN, além do prefeito, CID ARRUDA CÂMARA, padre Assis, que mediará o debate e o Coordenador Geral da Comissão, Eduardo Vasconcelos.  Várias outras autoridades como prefeitos, secretários municipais de educação, vereadores, entre outros terão cadeiras reservadas.  Do lado do alunado serão 130 de vários municípios da região, mas Nova Cruz terá uma quantidade maior.  Serão convidados professores e entidades sindicais.

Para o coordenador da comissão, EDUARDO VASCONCELOS essa data ficará para a história como o DIA "D", dia da decisão em favor do Ensino Superior, garantiu Eduardo.  Na próxima reunião serão formadas comissões para assessorar o debate.

sábado, 15 de março de 2014

CAMPUS DA UFRN-UERN-IFRN: HOJE COMISSÃO EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR REUNI-SE RUMO AO III DEBATE

A Comissão em Defesa dos Campus da UERN e UFRN na "Defesa do Ensino Superior na Região do Agreste Potiguar" reunirá hoje, ás 9 horas na Escola Estadual ROSA PIGNATARO, Nova Cruz/RN, com objetivos da estruturação do III DEBATE, que ocorrerá dia 28 de março, ás 9 horas no Auditório do Campus do IFRN em Nova Cruz.

A comissão vem ganhando CORPO E ALMA a cada dia, garante o coordenador geral, Eduardo Vasconcelos, um dos exemplo são os constantes apoio por parte de sindicatos e da própria sociedade civil.  A luta começou desde de 2011 e vem avançando a cada dia, conclui, Eduardo.