Páginas

domingo, 9 de novembro de 2014

ALUNOS DA UFSI SE MOBILIZAM PARA QUE ESTUDANTES PRESOS RESPONDAM EM LIBERDADE

Petição já tem mais de 3.000 assinaturas; entenda o caso
No último 29 de outubro, por volta das 17h, a Polícia Militar invadiu a República Manada, em São João del-Rei,  através de um mandado de prisão, e deteve três moradores, estudantes da Universidade Federal de São João (UFSJ). Na busca, após vasculharem a casa toda, encontraram um pé de maconha improdutivo e uma pequena quantidade dela.
Sensibilizados com a arbitrariedade do mandado, estudantes da UFSJ (Universidade Federal de São João) se mobilizam através de uma petição online, como parte do movimento “Queremos nossos amigos”, solicitando que os estudantes presos respondam o processo em liberdade.  Ricardo Diniz, Elias Rosa e Michel Fernandes não possuem passagens pela polícia e são considerados cidadãos de boa conduta social.
Os estudantes foram obrigados a parar os estudos, por causa da prisão, e podem perder o semestre acadêmico. Na página da petição online, os idealizadores do movimento postaram o seguinte texto:
“Os três estudantes são réus primários, sem passagem pela polícia. Elias e Ricardo são usuários. Michel nunca sequer usou maconha. Neste momento, os três encontram-se no presídio de São João del-Rei, o Mambengo, e poderão aguardar até seis meses para um julgamento que dirá se são culpados ou inocentes.
 Trazemos a tona essa situação para que a Justiça se sensibilize ao fato de que eles nunca traficaram, sendo que um deles sequer é usuário.
 Cabe ressaltar que o estudante Elias Rosa foi classificado em 2° lugar no processo seletivo de vestibular, e o discente Ricardo Diniz em 3° colocação. Sendo que os três discentes apresentam um bom rendimento acadêmico, bem como uma postura disciplinar, não pesando sobre eles qualquer medida disciplinar relacionada a vida acadêmica.
 Esta petição tem por princípio pedir que as autoridades concedam aos estudantes o direito de responder em liberdade às acusações.
 Agradecemos a ajuda de todos os amigos, familiares, colegas de universidade, professores e todos aqueles que acreditam que a justiça pode ser feita pela força da verdade. Queremos liberdade para os nossos amigos!”
LIBERDADE PARA OS 3
A advogada que acompanha o caso, Fernanda Vieira de Oliveira, afirma que os estudantes legalmente poderiam aguardar julgamento em liberdade, pois preenchem os critérios que a Lei exige, art. 312 do Código de Processo Penal, passando a decisão de soltá-los ou não pelo livre convencimento motivado do juiz.
“Várias questões permeiam essa situação que esses três jovens vivem. Estão perdendo aula e correndo o risco de perder o semestre na universidade, prejuízo irreparável ou de difícil reparação que já deveria ser suficiente para que fossem colocados imediatamente em liberdade. A quantidade de droga apreendida, menos de 10 gramas, um pé de maconha e uma balança quebrada jogada em uma gaveta em meio a vários objetos velhos somada ao histórico de vida dos jovens deveriam ser suficientes para orientar no mínimo ao nascimento da dúvida se eles seriam ou não traficantes e dessa dúvida deveria nascer uma investigação criteriosa, isenta, desprovida de preconceitos e jargões do senso comum, que são uma verdadeira mazela do nosso sistema de justiça.”
Leia a nota completa da advogada na página oficial da rede de solidariedade aos três estudantes da UFSJ “Liberdade para os 3”: http://migre.me/mHFcJ
O link para assinar a petição pela liberdade imediata dos estudantes, que já conta com mais de três mi assinaturas, é este aqui: http://wp.me/pSpfL-1PN
Da Redação - UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário