Chapa única “UEE Livre e democrática: um novo começo para a UEE-RS” foi eleita com 193 votos de delegados de universidades de todo o Estado
No último dia 30 de junho, estudantes de todas as regiões do Rio Grande do Sul participaram do Congresso de Reorganização da União Estadual dos Estudantes (UEE-RS), onde foi eleita a nova gestão da entidade.
A chapa única “UEE Livre e democrática: um novo começo para a UEE-RS” foi eleita com 193 votos de delegados de universidades de todo o Estado. O estudante de Ciências Econômicas da UFRGS, Filipe Eich, coordenador geral da UEE-Livre Dr. Juca agora é também o presidente da UEE-RS.
A eleição marca a reorganização da UEE-RS entidade fundada em 1939. Nas últimas décadas a entidade ficou na mão de pequenos grupos que pararam de organizar eleições. A entidade também enfrentava denúncias de desvios de verba e corrupção, o que chegou a prejudicar a emissão do passe-livre intermunicipal no estado e do cartão TRI do meio passe estudantil em Porto Alegre.
Em Junho deste ano por meio de ação judicial, os DCEs da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Universidade de Caxias do Sul (UCS) que não se viam representados pelas gestões anteriores conquistaram o direito de realizar um congresso democrático para eleição da nova diretoria da UEE-RS.
Filipe Eich, coordenador geral da UEE-Livre Dr. Juca agora é também o presidente da UEE-RS
Agora UEE-Livre Dr. Juca – fundada em 2009 e UEE-RS caminham juntas na representação estudantil no Rio Grande do Sul.
“Foi um momento histórico que vai unificar os passos do movimento estudantil gaúcho. O nome da nossa chapa UEE Livre e democrática: um novo começo para a UEE-RS dá o tom de como vamos avançar a combater os retrocessos para os estudantes”, afirmou Filipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário