Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Luta estudantil garante ampliação do passe livre no RJ

por Renata Bars
Gratuidade para estudantes universitários e do ensino técnico foi aprovada na Assembleia Legislativa; Projeto segue agora para sanção do governador
Após grande luta estudantil que tomou as ruas da capital carioca nas últimas semanas, o projeto que amplia o passe livre estudantil para estudantes universitários e do ensino técnico foi aprovado na tarde desta terça-feira (28), em segunda discussão realizada na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). A proposta segue agora para o governador Luiz Fernando Pezão, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar.
Atualmente tem direito ao passe livre somente estudantes dos ensinos fundamental e médio das escolas municipais, universitários cotistas e do Prouni. A ampliação foi uma reivindicação da Jornada de Lutas da Juventude no Estado fluminense este ano. Caso o projeto seja sancionado, estudantes da rede pública de todas as modalidades de ensino técnico (integrado, concomitante e subsequente) e estudantes de universidades públicas e privadas do Estado do Rio também terão direito à gratuidade nos transportes intermunicipais.
Para o presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) Eduardo Campos, o sentimento é de dever cumprido.
”Hoje fizemos uma mobilização com mais de 250 estudantes na Alerj, ocupamos todas as galerias para pressionar os deputados e ver o resultado positivo dessa construção dá um gás enorme para o movimento estudantil do estado”, falou.
Segundo Eduardo, ainda será articulado um ato no Palácio Guanabara para pressionar o governador. A data ainda será definida pelo movimento estudantil e demais entidades do movimento social.
Fonte: UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário