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terça-feira, 19 de junho de 2012

UNESCO CONTRIBUINDO COM A RIO + 20

UNESCO lança o projeto +20 Idéias para girar o mundo
 
UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura) no Brasil está lançando o 20 Ideias parágrafo Girar o Mundo (+20 Idéias para girar o mundo) projeto como uma contribuição para os debates no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável , Rio +20. O projeto reúne os pensamentos e idéias de 20 personalidades públicas, de diferentes áreas, que são reconhecidos no Brasil por seu trabalho em promover o desenvolvimento ambiental, social e humano.

O projeto, uma parceria entre a UNESCO, Audiovisual Pacto, TAL-Televisão América Latina e Energia Petra, é composto por 20 mini-conferências, cada tiro como um vídeo de 7 minutos de duração máxima. Autoridades reconhecidas no campo foram convidados a expressar suas opiniões livremente, com suas abordagens pessoais, sobre o desenvolvimento sustentável e as prioridades para o Brasil e do mundo. As opiniões expressas pelos participantes não representam posições oficiais de ambos os UNESCO ou seus parceiros.

Os participantes do projeto foram desafiados com as seguintes perguntas:

Qual é o seu conceito de sustentabilidade?
Como podemos tornar o mundo mais sustentável, tendo em mente as três dimensões da sustentabilidade - economia, ambiente e sociedade - no Brasil e no mundo?
Qual deve ser as nossas prioridades e onde devemos começar?
Qual é a responsabilidade do indivíduo na construção da sustentabilidade?
Focado na diversidade de opiniões e orientada pelo respeito à liberdade de expressão, o pessoal da UNESCO no Brasil selecionou uma lista de personalidades relevantes de diversas formações profissionais, com uma firme convicção de que este grupo de pessoas tem som e algo interessante a dizer. Essas idéias e pensamentos acrescentar qualidade às discussões sobre sustentabilidade para o planeta que não serão necessariamente abordadas na Rio +20.

Os 20 mini-conferências, além de ser introduzida pelo Director Escritório da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, estará disponível dentro de pouco custo no hotsite +20 Idéias para girar o mundo e será transmitido através de redes on-line e de televisão brasileiro e latino-americanos . A reprodução dos vídeos participantes do Projeto +20 idéias para girar o mundo é permitido desde que a fonte seja devidamente mencionada.

Os resultados da Rio +20 são de fundamental importância para o ambiente global nos próximos anos. A conferência, que acontece entre 20 - 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, faz parte de um movimento contínuo que visa garantir um compromisso político para o desenvolvimento sustentável e pretende discutir os meios para enfrentar os desafios apresentados pelo século 21.

Os participantes do projeto:

Adalberto Luis Val, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA);
Ailton Krenak, coordenador da Rede Povos da Floresta (Forest Peoples Network);
Carlinhos Brown, músico e compositor;
Carlos Aragão, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM / ABTLuS);
Elisa Reis, Professor de Sociologia Política (UFRJ);
Ferreira Gullar, poeta;
Gilson Schwartz, professor de Economia (ECA-USP);
Izabel Mayor, Professor de Medicina Física e Reabilitação (UFRJ);
Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências;
Maria Rita Kehl, psicanalista;
Mayana Zatz, diretora do Centro de Pesquisa do Genoma Humano - Instituto de Ciência e Tecnologia em Células-Tronco e Doenças Genéticas (USP);
Nizan Guanaes, presidente do Grupo ABC, Embaixador de Boa Vontade da UNESCO;
Oskar Metsavaht, Empresário, Embaixadora da Boa Vontade da UNESCO;
Roberto DaMatta, professor de Antropologia Social (PUC-Rio);
Roseli de Deus Lopes, professora na Escola Politécnica (USP);
Sérgio Abranches, comentarista do CBN Rádio Estação;
Sérgio Mascarenhas, coordenador de Projetos do Instituto de Estudos Avançados (USP-São Carlos);
Tia Dag, fundadora e presidente da Casa do Zezinho;
Tião Santos, membro do Comitê Nacional do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis;
Tadao Takahashi, coordenador de Planejamento do Núcleo de Estudos Sobre o Futuro (PUC-SP).
UNESCO no Rio +20

UNESCO participa de Rio +20, através da organização de eventos paralelos e discussões durante a Conferência, além de De +20 Idéias para Rodar de Projeto Mundo. Alguns destes eventos são:

De 11 a 15 de junho, na PUC-Rio: Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável;
19 de junho, no Riocentro, P 3-6: Lançamento do Ensino Superior para a Iniciativa de Desenvolvimento Sustentável;
 21 de junho, no Riocentro, T-2: 

Educação para um Futuro Sustentável

A sociedade verde é uma sociedade educada em todas as suas dimensões. Investir na educação é crucial para alcançar o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, equidade e inclusão. Educação é a chave para a produtividade eo crescimento sustentável, melhora a saúde e nutrição, renda e subsistência, criando uma condição para alcançar todos os ODM e os objetivos da EPT. Nenhum país subiu a escada do desenvolvimento humano sem investimento constante na educação.

Um segundo fator crítico é a qualidade da educação. Anos de escolaridade por si só não garantem que os alunos receberão uma educação relevante para suas vidas e carreiras. Qualidade - que é o conteúdo do ensino ministrado, a excelência dos professores, realizações e conquistas reais - é tão importante quanto quantidade. Há um ciclo de feedback positivo entre a educação ea inovação como principal motor do crescimento sustentável em uma economia verde, onde a inovação, competências verdes ea capacidade de lidar com as mudanças serão importantes motores de cada setor econômico. Educação é um bom investimento; educação de qualidade é um investimento inteligente para a construção de sociedades inclusivas, verdes.

Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é uma dimensão particularmente importante da educação de qualidade. Ela oferece às pessoas em todos os níveis da educação, mas na juventude em particular, com as habilidades, competências e conhecimentos necessários para transmitir valores indispensáveis ​​para o comportamento e as práticas conducentes ao desenvolvimento sustentável, e para as sociedades multiculturais e multi-étnica que aspiram à cidadania democrática. É fundamental para preparar os jovens para empregos verdes, para a adaptação às mudanças do meio físico, e para alterar insustentáveis ​​de consumo e padrões de produção. ESD deve ser reforçada e promovida em todos os níveis e em todos os ambientes educacionais ao longo da vida. Isto chama para a integração da educação para o desenvolvimento sustentável de forma abrangente em causa as políticas de educação e práticas nacionais. Apela também para o desenvolvimento de mecanismos eficazes de vincular objetivos verdes crescimento do mercado de trabalho para os programas educativos, em particular através da educação técnica e profissional. Implica a reforma dos sistemas de educação formal, informal e não formal, de modo a preparar homens e mulheres jovens para um mercado de trabalho verde e de requalificação da força de trabalho existente.

Fonte: UNESCO

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