Páginas

sábado, 30 de junho de 2012

VITÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL, VITÓRIA DO POVO BRASILEIRO


Mais uma vez a União Nacional dos Estudantes e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas entram pra história do nosso país. Na terça-feira depois de realizarem a Marcha dos Estudantes em Brasília para levarem ao governo as reivindicações do movimento estudantil como assistência estudantil, concursos públicos para contratação de professores e funcionários imediatamente, verbas para a conclusão das obras do Reuni , para moradia estudantil e restaurantes universitários, estudantes lotaram a sessão que votaria os destaques ao projeto do PNE, entre eles o polêmico ponto sobre a quantia do PIB a ser destinada para educação e pressionaram quando perceberam uma movimentação para que fosse adiada a sessão.

Não teve jeito, o governo precisou recuar em sua proposta de 7% e aprovar os 10% do PIB para educação. Mais uma grande vitória para o movimento estudantil, do povo brasileiro e da União da Juventude Socialista que esteve presente em massa nas atividades em Brasília. Nossa luta é por um país que consiga corresponder aos anseios de seu povo e isso só será possível com educação de qualidade para todos. Entendemos que o Brasil vive um momento de expansão e democratização do ensino superior, mas o que temos visto na nossa opinião é pouco, precisamos avançar mais. Precisamos de políticas de assistência estudantil que sejam de fato eficientes e que consigam dar cabo das necessidades do estudantes, precisamos de mais professores, mais concursos , de ensino de qualidade e principalmente de mais VAGAS. A universidade não pode ser um espaço somente da burguesia, os pedreiros e seus filhos precisam também estar dentro dela, não podemos continuar compactuando com políticas educacionais que continuam a reproduzir valores ultrapassados de fortalecimento de uns e marginalização de outros.

Esta gestão da União Nacional dos Estudantes, presidida pelo nosso camarada militante da UJS Daniel Iliescu (petropolitano de nascimento e carioca de coração) deu uma grande contribuição para a nação ,  nosso país avançará , tendo os brasileiros como protagonistas. Não precisaremos mais contratar mão de obra estrangeira, vamos preparar nossos jovens para ocupar cargos estratégicos na construção de nossa soberania. E serão jovens de todas as classes sociais , teremos mais famílias vivendo em condições dignas, com bons salários e serviços públicos de qualidade. Lutamos por isso e não temos dúvida que uma educação democrática, a serviço do povo e de referência iremos transformar o país. 



Triste é ver alguns setores do movimento estudantil que se travestem de esquerda e fazem o jogo da direita, menosprezando essa vitória. A UNE sempre chamou para unidade, para que pudéssemos construir juntos e para que agora pudéssemos comemorar juntos. Alguns deram as costas para a luta e para entidade que representa todos os estudantes do país porque preferiram defender seus interesses individuais. Digo individuais porque nem partidários podem ser, já que seus parlamentares não só votaram a favor da proposta dos 10% como comemoraram e muito a aprovação. E não só eles, mas como TODOS os deputados presentes, já que foi aprovado por unanimidade. Dizem que na verdade o que houve foi uma "manobra do governo para desmobilizar a greve" . A greve deve ser entendida como um instrumento de luta para se conseguir dialogar e pleitear nossas bandeiras, não pode ser utilizada para legitimar as opiniões desses setores que aprovam como pauta de greve "ser contra o governo federal". Entendemos a responsabilidade que ME precisa ter com as pautas estudantis e negar esta vitória é no mínimo irresponsabilidade.
Mas ainda não acabou, ainda teremos que pressionar o senado e a presidenta Dilma. Continuaremos na pressão pelas mudanças que o país necessita e convidamos todos e todas a estarem conosco nas próximas batalhas.


Fonte: UJS Carioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário