A UNE e a UBES intensifica a Campanha pela reconstrução da sua sede no Aterro do Flamengo-Rio de Janeiro. Um Pouco da Hiostória..... O mesmo Estado que, um periodo de exceção democrática(1964), INCENDIOU e DEMOLIU a sede dos estudantes, tem agora o dever de reconstruí-la, revendo assim uma dívida histórica com os estudantes e a juventude brasileira. Para garantir a aprovação do Projeto de Lei nº 3931/2008 e também para que este inclua a reconstrução da sede das entidades como a indenização justa aoas estudantes, a UNE e a UBES realizam a campanha "UNE e UBES de volta para casa - Meu apoio é concreto".
Notícas recentes: Dia 09 de dezembro de 2009, a Câmara dos Deputados aprovou a PL 3931/2008, agora é a vez do Senado Federal, reparar esse erro gravisimo que fizeram com os estudantes brasileiros. Os estudantes brasileiros sempre tiveram ousadia em defender a educação e o Brasil. Prova disso é a história da própria sede da UNE e da UBES.
Um pouco da história: 1942: auge da II Guerra Mundial: após uma série de manifestações, o presidente Getúlio Vargas doou a sede do Clube Germânia, situada á Praia do Flamengo, 132. á UNE, embora o presidente tenha doado oficialmente, a chave não foi entregue aos estudantes. Em 1948: a UBES é fundada na Praia do Flamengo, 132. Em 1962: o primeiro presidente da república a visitar a sede dos estudantes é João Goulart. Em 1° de abril de 1964: o incêndio da sede dos estudantes foi o primeiro ato da Ditadura Militar. Em 1980: o prédio foi demolido por ordem expressa do presidente João Figueredo. Em l994: o presidente Itamar Franco devolve a posse jurídica do terreno á UNE, entretanto, inicia-se uma verdadeira guerra judicial, pois havia um estacionamento clandestino em funcionamento no endereço. Em 2007: durante a culturata de encerramento da VI Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE no RJ, estudantes de todo o país derrubam o portão e instalam um acampamento no terreno. Em 2008: a justiça define em última instância a vitória dos estudantes pela posse(de fato e de direito)do terreno e é instalado a sede da UNE e da UBES na Praia do Flamengo. Em 12 de agosto de 2008: pela segunda vez na história o presidente da república vai á sede das entidades estudantís. Na ocasião, o presidente Lula assinou o PL 3931/2008, que reconhece a responsabilidade do Estado brasileiro pela destruição da sede da UNE e da UBES, e cria uma comissão para definir a indenização. O PL está em tramitação no Congresso Nacional(Senado Federal).
A ANE/RN e o CPC/RN, juntamente com a AMES-Nova Cruz/RN e o CPC da ANE/RN apoiam essa luta! A UNE E A UBES SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ! Fonte; UNE/UBES
Nenhum comentário:
Postar um comentário