Páginas

sábado, 21 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012, É DADA LARGADA: HORA DE CONHECER OS CANDIDATOS


O calendário eleitoral 2012 começa a ganhar força com números que apontam forte participação da juventude. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o engajamento político bate a marca de 3 milhões de jovens entre 16 e 17 anos que podem ir às urnas no dia 7 de outubro para eleger prefeitos e vereadores nos 5.566 municípios brasileiros.
Para quem ainda não viu o calendário eleitoral (que pode ser acessado aqui), a liberação das propagandas dos candidatos iniciaram no último dia 06/07, momento que toda população brasileira inicia análise das propostas políticas dos candidatos. Acompanhando este processo, nesta quarta-feira (18), a UBES participou do debate promovido pela emissora de televisão TVT sobre o 1º voto e o uso das novas tecnologias.
Em sua fala, o tesoureiro da entidade, Pedro Henrique, afirma que cada estudante que irá pela primeira vez às urnas é reflexo do jovem de hoje, sujeito político e social cada vez mais atuante. “Votamos em projetos políticos, e não em pessoas. Quando o jovem tira seu título, vai à escolha de seu candidato e exerce seu voto, o que ele busca é elevar o Brasil a outro patamar, o que quer dizer: desenvolver o país e garantir a participação da juventude”, defende.
“SE LIGA 16!”: 100 MIL JOVENS JÁ ENTRARAM NO DEBATE
A UBES, em mobilização nacional junto às entidades municipais, estaduais, grêmios e parcerias com prefeituras e tribunais eleitorais, percorreram o Brasil inteiro com a tradicional campanha secundarista,
 “Se Liga 16!”. Entre o mês de fevereiro e maio, levando o debate político e os serviços eleitorais para dentro das escolas, cerca de 100 mil estudantes entraram para o debate das eleições, discutindo a função do voto na escolha dos candidatos e sua relevância na construção de mudanças em suas cidades e municípios.
Reafirmando a atuação dos secundaristas desde 1988 – quando conquistado na Constituição o direito ao voto aos 16 anos -, Pedro relembra o protagonismo desses eleitores. “Foi a juventude da década de 80 que lutou pela redemocratização, em 90 essa mesma juventude pintou a cara, saiu às ruas e derrubou o presidente. Agora, o peso desses milhares de jovens que irão votar está o legado para as futuras gerações”, completa.
E AÍ, EM QUEM VOTAR?
Escolher para quem vai o seu voto, saber qual é o melhor projeto e descobrir qual dos candidatos oferece as melhores propostas para a sua cidade e município, só com muita pesquisa! Conheça a Câmara Municipal,
 acesse o site do TSE e veja a quantas anda o processo eleitoral em seu estado. O voto é consciente e a luta constante, ajudando a construir uma cidade com a nossa cara.
Fonte: UBES.
" É preciso que as entidades estudantis e culturais façam um trabalho de conscientização junto aos jovens para que os mesmos analisem cada candidato, seja prefeito ou vereador, rpomovam debates entres eles, procurem conhecer suas propostas, seus projetos, o que eles fizeram ou deixaram de fazer, enfim, procurar votar CONSCIENTE." - Eduardo Vasconcelos é radialista e bloguista.  Presidente do CPC-RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário