Páginas

sábado, 22 de dezembro de 2012

MATÉRIAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO-UBES, UNE E ANE/RN SEMPRE NA LUTA!

UBESGovernador_PE
Adicionar legenda
Iniciada a contagem regressiva para o 2º Encontro Nacional de Grêmios que acontecerá entre 18 e 21 de janeiro, a UBES marcou encontro com o governador do estado de Pernambuco na última terça-feira (18). Favorável à uma das principais bandeiras de luta do movimento estudantil, Eduardo Campos dá boas vindas ao evento que receberá os secundaristas de todo país em 2013, se comprometendo ainda com a destinação dos royalties para educação.

Quem conta é a pernambucana e presidente da UBES, Manuela Braga, que junto ao presidente da UNE, Daniel Iliescu, foi recebida com grande receptividade pelo governador do estado responsável por sediar o 2º Eng e o Coneb e a Bienal da UNE.

“O governador Eduardo Campos deu boas vindas, disse que ficava honrado em receber um encontro desse porte, manifestando ainda concordância com o investimento dos royalties para educação. Além de convidar todos para o encontro de grêmios, também se comprometeu a defender 100% dos royalties integralmente investidos para educação de Pernambuco”, conta Manuela.

 “JANEIRO DOS ESTUDANTES”

Assim está sendo chamado o mês em que todo movimento estudantil brasileiro se encontrará no nordeste do Brasil. A UBES e a UNE, com atividades paralelas, envolverão os estudantes de norte a sul do país em debates, palestras, atividades culturais, shows, oficinas e muito mais com toda juventude rumo a 2013.

Quer saber mais?

Na página do 2º Eng da UBES no Facebook tem todas as informações, inclusive como garantir a sua participação, acesse aqui.

A página da Bienal da UNE, também no Facebook, pode ser uma ótima sugestão para os secundarista, acesse aqui.
0
Dilma
Adicionar legenda
Diante da ameaça do Congresso de derrubar os vetos ao projeto de redistribuição dos royalties do petróleo, a presidente Dilma Rousseff aproveitou ontem a cerimônia de entrega de certificados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Palmas (TO), para dizer que é “importantíssimo” destinar recursos da exploração do petróleo para a área de educação.

“Considero importantíssimo que todo o dinheiro que tivermos dos royalties, das participações especiais ou do Fundo Social, dos rendimentos do Fundo Social do pré-sal, tenham uma destinação prioritária para a educação”, discursou a presidente, a uma plateia de cerca de 4 mil estudantes. “Porque nós precisamos ter creches, por isso que nós fazemos o programa das seis mil creches. Precisamos alfabetizar os brasileiros e as brasileiras na idade certa, até os oito anos.”

Considerado uma das vitrines da gestão Dilma, o Pronatec pretende beneficiar 8 milhões de pessoas até 2014. Segundo o Ministério da Educação, cerca de 2,5 milhões de estudantes já foram matriculados em cursos técnicos (duração mínima de 1 ano) ou de formação inicial e continuada (duração mínima de 2 meses). Durante a solenidade em Palmas, Dilma destacou que a educação é uma riqueza que “cada um de nós carrega para onde vai”.

Na semana passada, ao cumprir agenda oficial em Moscou, na Rússia, a presidente disse que “não tem crise com o Congresso” por conta da questão dos royalties. “Não tenho mais o que fazer. Não há nada mais forte que o veto. Que cada um vote com sua consciência.”

Ontem, Dilma destacou a riqueza do petróleo, mas observou que é preciso valorizar as pessoas. “O nosso País é um país rico. Tem petróleo, minério, agricultura, indústria, mas ele tem um patrimônio maior que são os 190 milhões”, observou.

Do Estado de SP
0
BANNER.2.ENG
Adicionar legenda
A Comissão Nacional de Organização e Credenciamento (CNCO), responsável pelo credenciamento do 2º Encontro Nacional de Grêmios da UBES, informa que a data das inscrições foram prorrogadas para o dia 15 de janeiro de 2013. O motivo do aumento do prazo é o alto número de cadastros que ultrapassa a expectativa do aguardado pela Comissão.

Absolutamente todos os estados brasileiros estão inscrevendo seus grêmios estudantis e observadores para o 2º ENG que acontecerá entre os dias 18 e 21 de janeiro, em Recife, Pernambuco.

MAS ATENÇÃO: NÃO DEIXE PARA CIMA DA HORA O SEU CREDENCIAMENTO!

Apesar do aumento do prazo, a CNECO e a UBES advertem que muitos cadastros incompletos exigem correções e verificação de informações, o que pode prejudicar ou atrasar a validação do CREDENCIAMENTO OFICIAL para os secundaristas que deixarem para os últimos dias. O risco é de que os grêmios com pendências não consigam fazer a inscrição.

 VAI A DICA: INSCREVA-SE AGORA!


O movimento estudantil secundarista está todo mobilizado, e que continuem os credenciamentos. Mais informações no Blog? Solicite pauta no ubesecundarista@gmail.com.

Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário