Páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

UFRN discute implantação de Parque Tecnológico no Rio grande do Norte

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, na manhã desta terça-feira, 12, a visita do secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC), Rogério Marinho, dos representantes do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) Paulo Isabel e Pedro Neto e do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Afonso Avelino Dantas, para discutir a implantação do Parque Tecnológico do Rio Grande do Norte.

Rogério Marinho falou sobre a importância de uma parceria com a UFRN para a criação e desenvolvimento do projeto. “Para nós é extremamente importante que o parque tecnológico esteja inserido em um ambiente acadêmico porque o mercado vai estar diretamente ligado à pesquisa”, explicou.

Para Pedro Neto, do CTGAS-ER, esseserá um instituto de inovação, que pressupõe um trabalho conjunto da empresa com a universidade. “Nossos funcionários irão trabalhar junto com os alunos e professores nas pesquisas”, esclareceu.

Segundo Afonso Avelino, do SENAI, o Parque será o primeiro do Brasil. “Não existe outro no país e criar uma ponte entre a academia e a indústria possibilita a pesquisa de novas tecnologias voltadas, principalmente, para as energias renováveis”.

A reitora Ângela Paiva Cruz falou sobre o investimento da UFRN para desenvolver a pesquisa e estreitar a relação com o mercado e citou como exemplo o Instituto Metrópole Digital (IMD), que possui pesquisas na área tecnológica e incentiva a criação de empresas incubadas.

Ângela frisou ainda a importância das parcerias e do planejamento. “É preciso pensar o Parque Tecnológico de forma sustentável, de forma que agregue o interesse de todas as instituições e que traga benefício para a comunidade acadêmica e a sociedade”, reforçou.

Participaram também da reunião Irani Santos, Rinaldo Barros e Robispierre do O’, da SEDEC; o pró-reitor de Planejamento, João Emanuel Evangelista de Oliveira; o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Jorge Falcão; o pró-reitor de Administração, João Batista Bezerra; o superintendente de Infraestrutura da UFRN, Gustavo Rosado Coêlho; e o diretor de Empreendedorismo da UFRN, Marciano Furukava.

Fonte: Portal da UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário