Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

MOVIMENTOS SOCIAIS: CONFEDERAÇÃO REALIZA CONGRESSO NO BRASIL BUSCANDO UNIDADE NA LUTA POR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participou do XIX Congresso da Confederação de Educadores Americanos (CEA), que iniciou na última quarta-feira (23) e encerrou nesta sexta-feira (25), em São Paulo.

Com o tema "Construindo a unidade na diversidade, comprometidos com uma educação a serviço de nossos povos", o congresso foi organizado pelo CEA, juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (Conte), Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), Confederação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Sindicato Nacional dos Trabajadores de La Educación México (SNTE) e contou com a presença de educadores de diversos países como: Portugal, Espanha, México, Brasil, entre outros.

O evento,  contou com a participação de entidades que debateram a construção e uma plataforma de luta unitária para os trabalhadores da Educação, para fortalecer o combate contra o neoliberalismo que coloca preço na educação e defende o ensino como mercadoria.

Marilene Betros, diretora nacional da CTB e da APLB BA (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia), esteve presente a mesa de abertura do evento e ressaltou que a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil compreende a luta dos educadores das Américas e Caribe para a ampliação da qualidade do ensino e caminha junto aos povos que buscam uma educação de qualidade. “Sem duvidas, podemos afirmar que nenhuma nação poderá se desenvolver sem investir numa educação de qualidade”, explica à sindicalista.

A décima nona edição do Congresso da CEA acontece no Brasil num momento muito importante, pois a aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) reforça a importância das mobilizações populares nesse processo de garantira de uma Lei que contemple os anseios do povo brasileiro.

Secretaria Internacional Adjunto da CTB, João Batista Lemos, lembrou que a Central é uma entidade classista, que busca construir a unidade entre os movimentos sindicais brasileiros e a realização de um evento que visa fortalecer a união entre as correntes de luta por educação de qualidade é fundamental para o avanço das reivindicações. “Somente com a luta conjunta podemos galgar importantes conquistas que influenciarão, positivamente, na educação para todos e todas”, esclarece o dirigente.

Por Fábio Ramalho – Portal CTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário