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sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO VOCACIONADO (PSV 2013) DA UERN


UERN

Começou nesta sexta-feira (30), o prazo de inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013) para preenchimento de 2.602 vagas de cursos de graduação da UERN. Uma das novidades deste ano é a abertura de 50 vagas para o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, ofertado no Campus de Natal (CaN).

As inscrições para o PSV 2013 deverão ser efetuadas, exclusivamente, via internet, acessando o portal da UERN 
(www.uern.br) ou no endereço eletrônico da Comperve ((www.uern.br/comperve). As inscrições tiveram início às 9h deste dia 30 de novembro e irão até as 23h59 do dia 26 de dezembro de 2012, observado o horário oficial local.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais). O boleto gerado até as 23h59 do dia 26 de dezembro poderá ser pagoaté o dia 28 de dezembro de 2012. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas.


As provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013. O PSV 2013 será aplicado, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. A divulgação do resultado do PSV 2013 será feita pela Comperve/UERN no dia 05 de abril de 2013.


Cotistas
 - Em cumprimento à Lei Estadual nº. 8.258 de 27 de dezembro de 2002, 50%  das vagas iniciais distribuídas por campus, núcleo, curso, habilitação, turno e semestre letivo da UERN são destinados a alunos que tenham cursado integralmente e exclusivamente o ensino fundamental e médio em escola pública (candidatos da modalidade cotista). As demais vagas serão preenchidas em obediência à classificação geral dos candidatos, independente da rede de ensino de origem.

O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cotas e/ou como isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital no período de 21 a 25 de janeiro de 2013, das 8h às 17h. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.


Cartão de Identificação
 - O candidato deverá imprimir uma via do seu cartão de identificação, que contém dados do candidato e o local de provas. O cartão será disponibilizado a partir do dia 19 de fevereiro de 2013, na página da Comperve (www.uern.br/comperve), e ficará disponível até a data da aplicação das provas. O cartão de identificação deverá ser recortado no local indicado e o candidato deve colar a sua fotografia 3x4 recente e de frente no espaço reservado para tal fim.

Fonte: São Migue News

ESCOLA ROSA PIGNATARO - NOVA CRUZ/RN ESTÁ PROMOVENDO FEIRA DE CONHECIMENTO - "ESCOLA INOVADORA"



 Alunos assinando o livro de visita

 Professora, Valdelia Barros - Artista de Primeira

 Reciclagem do Lixo


































 Diretora, Gilvanise Vitor (direita) e Lécia Andrade, Vice Diretora
 Membros da Equipe Organizadora

Teobânio sempre presente as realizações da escola

A Escola Estadual Rosa Pignataro, a maior do município de Nova Cruz-RN ao implantar o PROEMI, contempla diversos macrocampos com atividades optativas que buscam promover o conhecimento cientifico de forma mais dinâmica através da integração entre teoria e prática.  Para tanto, está realizando HOJE, dia 30 de novembro, a FEIRA DE CONHECIMENTO, contemplando a culminância das atividades optativas (oficinas) do Programa Ensino Médio Inovador.

O desafio é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras, ampliando o tempo dos estudantes na escola e com a inserção de um currículo mais ativo e empreendedor.

Nesse contexto novar é nossa meta, atentos a realidade de um novo tempo e de um novo aluno, protagonista, consciente e atuante.

Equipe Gestora: Gilvanise Vitor, Lécia Silva Andrade, Marizete Soares e Augusto Luiz.
Equipe de Supervisão: Edicelma Pinheiro, Erinalva Augustinho, Renato Lima Cruz, Maria Lucas da Silva, Lenilde da Cunha Lima e Rita de Cássia S. L. A. de Morais

PROGRAMAÇÃO:
8:h - Abertura das Oficinas.
* A importância das práticas esportivas - Professor Florentino Neto.
* A matemática na história da humanidade - Prof. Tiago.
* O corpo humano em exposição - Porfª  Alda Vicente.
* Oficina de Pintura Sobre Tela "Anita Malfatti" - Profª Valdélia Barros.
* Oficina da Lingua Estrangeiras - Profª Patrícia Moraes, Grancinha Januário e Marilene Padre.
* Oficina Sobre o Meio Ambiente - Profª Rejane Costa Maurício e prof. Vicente Luciano Oliveira.
* Oficina Projeto Amaciante Caseiro - Prof. Wellington Brito.
* Oficina de Reciclagem - Profª Lenilde Brito.
* Oficina sobre Inclusão - Profª Jamile Alves -" Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças."
* Oficina Poetas na Escola - Profª Adriana Ferreira
11h e 30 - Intervalo para o almoço.
13h 30 - Retorno ás atividades.
16h -    - * Música, Dança, Sarau, Fantoches, Teatro e Júri Popular.
16h e 30 - Entrega das medalhas dos Jogos Interclasses.
17h - Desfile dos mais belos estudantes da E. E. R. P.
17h e 30 - Entrega dos certificados aos alunos das Atividades Optativas do PROEMI.

" Nós que fazemos as diretorias das entidades: ANE/RN, AMES-NOVA CRUZ/RN, CPC/RN e CPC DA ANE/RN, parabenizamos a todos os profissionais da educação da Escola Rosa Pignataro pela iniciativa e dedicação ao projeto cultura hora mostrado e também aos nossos estudantes que muito contribuíram pelo sucesso das oficinas muito bem elaboradas, diga-se de passagem.  Atingindo assim o objetivo da CONSCIÊNTIZAÇÃO e POLITIZAÇÃO da nossa juventude, ora representada pelos estudantes do Rosa Pignataro.  Parabéns a todos!" - Eduardo Vasconcelos, presidente do CPC/RN e CPC D ANE/RN e assessor da AMES E ANE/RN.
Obs. Nota do do blog: As revelam a criatividade dos nossos alunos e evidente orientado pelos nossos educadores.  Bem salutar a iniciativa da escola.  Esperamos mais eventos desta natureza, despertando assim o interesse do nosso alunado, muito carentes em informações desta natureza.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Casos de AIDS crescem 14% no RN


A Tribuna do Norte destaca que os casos de AIDS no Rio Grande do Norte crescem em média de 14%  ao ano. Percentual bem acima da taxa nacional que foi de 3,7% entre  2010 e 2011. Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que de 2000 a 2011 foram diagnosticados 3.122 casos da doença em adultos, 384 a mais do que os 2.738 casos registrados no acumulado até 2010.
Os homens continuam liderando as estatísticas. Das 3.122 pessoas diagnosticadas com a doença, 67% são do sexo masculino e 33% do sexo feminino. Uma razão média de dois casos em homens para um em mulheres. Praticamente a mesma média do Brasil que é de 1,9 caso de AIDS em homem para cada registro da doença em mulher.
Na distribuição por faixa etária, os adultos entre 25 e 49 anos concentram 74% dos casos. Já os jovens de 13 a 24 anos representam 9% dos casos.  Entre 2000 e 2011, 826 pessoas morreram por causa da AIDS no Rio Grande do Norte, sendo 69% homens e 31% mulheres.
No próximo dia 01 de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Sesap vai realizar uma série de ações como palestras, caminhadas e exposições de vídeo, além de incentivar os municípios a oferecer a testagem rápida para HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C.
Fonte: Robson Pires

#FAZOGOLDILMA! MANIFESTO SECUNDARISTA DEFENDE #ROYALTIESPRAEDUCAÇÃO


Na sexta-feira, dia 30 de novembro, a presidenta poderá dar um importante passo regulamentando o PL 2.565/11, que trata da destinação dos royalties do petróleo. Dessa forma, o Brasil está diante de uma preciosa oportunidade: construir um novo futuro para a educação.
OS ROYALTIES?  São o dinheiro que as empresas exploradoras de petróleo pagam por suas atividades, uma forma de reparação dos danos causados pelo impacto social e ambiental.
PARA NÓS, ESTUDANTES: É também uma fonte de recurso segura para que o Brasil alcance a meta de investimento em educação prevista pelo Plano Nacional de Educação (PNE), de 10% do PIB.
MOMENTO DECISIVO: O texto do PL 2.565/11 não especifica o destino do investimento da riqueza dos royalties. Por essa razão, reconhecendo e valorizando a convicção demonstrada pelo ministro Mercadante e pela presidenta Dilma para o investimento desses recursos na educação, a UBES, junta à UNE, faz um apelo público para que a presidenta regulamente o projeto de lei nesse sentido.
Em defesa da educação em momento decisivo para destinação e função de uma das principais riquezas nacionais, o movimento estudantil se organiza em defesa dos brasileiros que hoje estão à margem de serem inseridos nas práticas sociais e de cidadania, os reais e principais dependentes de maiores investimentos na educação do país que ocupa a posição de 7ª economia mundial, Brasil!
Precisamos lembrar do povo brasileiro:
- os 13 milhões de analfabetos de nossa nação;
- os 3,7 milhões de crianças e adolescentes que estão fora da escola;
- os mais de 5 milhões de estudantes com idade superior à recomendada nos anos finais do Ensino Fundamental;
- os 25,5 milhões matriculados no Ensino Fundamental nas redes estaduais e municipais de educação em escolas que precisam de novas estruturas, mais professores, melhor organização, material didático com educação direcionada;
- o alto índice de evasão escolar no Ensino Médio que chega a 10,3%, estudantes que dificilmente terão outra oportunidade;
- os quase 7,5 milhões de estudantes do Ensino Médio matriculados nas redes urbanas e rurais que pedem uma Nova Escola;
- professores insatisfeitos, mal remunerados e sem incentivo nas salas de aula.
Como atender ao chamado de cada um desses brasileiros? Sabemos que a educação é uma das políticas públicas mais efetivas, por isso, desde que foi anunciada a descoberta da camada pré-sal e seu potencial, as entidades estudantis defendem que essa riqueza permaneça nas mãos dos brasileiros, reparando um erro histórico que o país cometeu em determinados ciclos de riqueza.
Todos os anos com Jornadas de Lutas, milhares de jovens vão às ruas e a bandeira de defesa é levantada. A aplicação dos 10% do PIB para área com meta a ser atingida no Plano Nacional de Educação já foi declarada pela própria presidenta Dilma Rousseff, utilizando como alternativa de captação a riqueza extraída do petróleo.
A mesma juventude que puxou o grito “O Petróleo é nosso” em uma grande mobilização das massas pela defesa deste bem nacional, impulsionando a criação da Petrobras em 1953, reconhece hoje os royalties petrolíferos como oportunidade única que marcará diretamente a qualidade de vida das gerações futuras.
Em contribuição direta à erradicação da pobreza, Ao desenvolvimento tecnológico, a construção da Nova Escola e o protagonizando dos estudantes, a UBES, ao lado dos secundaristas de cada estado do país – rumo à uma conquista sem precedentes, reafirma sua defesa pela aplicação direta na educação por meio dos royalties do petróleo.
O PETRÓLEO QUE MOVE O MUNDO TEM QUE MOVER TAMBÉM A EDUCAÇÃO
#FAZOGOLDILMA
#ROYALTIESPRAEDUCAÇÃO
Fonte: UBES

BRASIL FICA EM PENÚLTIMO LUGAR EM RANKING GLOBAL DE QUALIDADE DE EDUCAÇÃO


O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU). Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong.
Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição.
Os resultados foram compilados a partir de notas de testes efetuados por estudantes desses países entre 2006 e 2010. Além disso, critérios como a quantidade de alunos que ingressam na universidade também foram empregados.
Para Michael Barber, consultor-chefe da Pearson, empresa que encomendou o estudo, as nações que figuram no topo da lista valorizam seus professores e colocam em prática uma cultura de boa educação. Ele diz que no passado muitos países temiam os rankings internacionais de comparação e que alguns líderes se preocupavam mais com o impacto negativo das pesquisas na mídia, deixando de lado a oportunidade de introduzir novas políticas a partir dos resultados. Dez anos atrás, no entanto, quando pesquisas do tipo começaram a ser divulgadas sistematicamente, esta cultura mudou, avalia Barber.
“A Alemanha, por exemplo, se viu muito mais abaixo nos primeiros rankings Pisa [sistema de avaliação europeu] do que esperava. O resultado foi um profundo debate nacional sobre o sistema educacional, sérias análises das falhas e aí políticas novas em resposta aos desafios que foram identificados. Uma década depois, o progresso da Alemanha rumo ao topo dos rankings é visível para todos”.
CULTURA E IMPACTOS ECONÔMICOSTidas como “super potências” da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam o ranking, e na sequência figura uma lista de destaques asiáticos, como Hong Kong, Japão e Cingapura. Alemanha, Estados Unidso e França estão em grupo intermediário, e Brasil, México e Indonésia integram os mais baixos.
O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos, e por isso apresentam um cenário com um atraso estatístico frente à realidade atual. Mas o objetivo é fornecer uma visão multidimensional do desempenho escolar nessas nações, e criar um banco de dados que a Pearson chama de “Curva do Aprendizado”.
Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira “cultura” nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo. Daí o alto desempenho das nações asiáticas no ranking.
Nesses países o estudo tem um distinto grau de importância na sociedade e as expectativas que os pais têm dos filhos são muito altas. O relatório destaca ainda a importância de empregar professores de alta qualidade, a necessidade de encontrar maneiras de recrutá-los e o pagamento de bons salários.
Há ainda menções às consequências econômicas diretas dos sistemas educacionais de alto e baixo desempenho, sobretudo em uma economia globalizada baseada em habilidades profissionais.
Da BBC Brasil 
Fonte: UBES

terça-feira, 27 de novembro de 2012

UBES E SOCIEDADE CIVIL CONVOCAM ATO NACIONAL DE OCUPAÇÃO DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO NESSA QUARTA (28)‏


Caros, 
Segue abaixo texto para divulgação e fortalecimento do ato que acontecerá amanhã, segue também o manifesto da UBES evocando a bandeira de luta pela Nova Escola.

Saudações Estudantis.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, junto com toda sociedade civil atuante em diversas regiões do país, convoca para a próxima quarta-feira (28) ato nacional de ocupação das Secretarias de Educação em defesa das bandeiras de lutas unificadas do movimento estudantil e dos demais representantes do movimento educacional brasileiro.

Às portas de seu 2° Encontro Nacional de Grêmios que acontecerá em janeiro de 2013, Recife/PE, a UBES lança manifesto de convocação ao ato nacional que, em aulas públicas nas Secretarias, fará pressão aos secretários de Educação de todo Brasil. As bandeiras de luta levarão a voz dos professores em busca de melhores condições de trabalho e uma gestão mais democrática no ambiente escolar, os estudantes cobrarão melhores estruturas nas escolas, o movimento negro também defenderá as cotas, e em especial, a UBES, junta à cada uma dessas reivindicações, firmará  sua luta pela Nova Escola.

Em cada estado a juventude levará ao governo suas reivindicações. Em São Paulo, a pauta dos secundaristas é pela reserva estadual de vagas na maior metrópole brasileira; no Rio de Janeiro está programado ato contra a presença dos policiais nas escolas. Veja abaixo manifesto de convocação da UBES.

#OCUPESEDUC: PELA NOVA ESCOLA       

A luta pela Nova escola marca na agenda desse mês de novembro a convocação dos estudantes a abrir caminhos para mais um marco de nossas mobilizações. Este será o grito de toda sociedade civil que ocupará as Secretarias de Educação de diversos estados do nosso Brasil.

É este o mesmo Brasil que reluta pela aprovação do investimento dos 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal no Plano Nacional de Educação e os 100% dos royalties, riqueza natural do país que precisa garantir uma distribuição justa e atender às escolas sucateadas, sem segurança, sem perspectiva para professores e estudantes que também soltarão sua voz neste ato nacional.

Todas as conquistas, especialmente a reserva de vagas que é a mais recente de 2012, há mais de 10 anos é pautada pela UBES e hoje é lei por meio da obrigatoriedade das cotas, aponta que só com muito barulho e o povo nas ruas será possível ser ouvido e realizar as mudanças que tanto almejamos.

A UBES convida toda juventude a se mobilizar pelo direito constitucional que é o direito à educação de qualidade, a cobrar dos responsáveis o fato de ainda existir estudantes fora das escolas, turmas que na era da tecnologia enfrentam dificuldades de entrar na universidade por serem reféns do sistema de ensino arcaico baseado no giz e lousa.

Junto com nossos professores que durante todo este ano estiveram nas ruas lado a lado com os estudantes em busca da Nova Escola, por mais democracia, liberdades nas escolas que sofrem com as grades que hierarquizam o acesso em diversas instâncias, contra a presença da polícia nos colégios, a falta de computadores, currículo escolar sem perspectiva para formação do jovem para o mercado de trabalho e a voz de todo aquele que ainda não teve sua pauta atendida.

A UBES chama o #OCUPESEDUC por mudanças imediatas.

 São Paulo, 26 de Novembro de 2012

Suevelin Cinti
Comunicação UBES
+ 55 11 5082-2716

ANE/RN, CPC/RN E AMES-NOVA CRUZ/RN APOIARÃO CHAPA NAS ELEIÇÕES DO IFRN, CAMPUS DE NOVA CRUZ/RN


 Reunião pró-chapa foi proveitosa
 Antonio Carvalho, Maria Paula, Simara Coutinho, Janaina, Eliel, Kayanny e João Marcos - IFRN-NOVA CRUZ/RN
 Eduardo Vasconcelos com a nossa linda e amiga, Simara Coutinho
 Recepção VIP do IFRN NOVA CRUZ/RN: Simara Coutinho e Eduardo Vasconcelos
Simara Coutinho em ritmo NATALINO - IFRN-NOVA CRUZ/RN - RECEPÇÃO

As entidades: AMES, ANE/RN E CPC/RN apoiarão chapa que competirão as eleições do Grêmio do IFRN, Campus de Nova Cruz/RN.

Após convite de alguns alunos do IFRN, Campus de Nova Cruz/RN as entidades resolveram dá uma força  e apoiar uma chapa.  A ideia partiu hoje após uma reunião com alunos que estão articulando uma chapa para concorrem as eleições do Grêmio Estudantil que ocorrerá em dezembro.

Foram discutidos as propostas de campanha, principais bandeiras de lutas, composição da chapa e a divulgação da campanha.  Eduardo Vasconcelos, atual presidente do CPC/RN e assessor da ANE/RN e AMES-NOVA CRUZ/RN participou da reunião e aproveitou para falar da sua experiência quando presidiu o Grêmio Estudantil "Presidente Café" da Escola Estadual WISNTON CHURCHILL - Natal/RN nos momentos mais importante do Movimento Estudantil no Brasil.

No final da reunião os participantes marcaram uma outra reunião para amanhã, 28, ás 8:30 na sala 17 da referida escola pra complementar a estrutura da campanha, com a participação de outros estudantes da escola.

Participaram da reunião, Eduardo Vasconcelos, João Carlos da Cunha Silva, Eliel Silva da Costa, simara Coutinho, Kayanny Elidja de Lima, Antonio Carvalho e Maria Paula da Silva de Souza.