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quinta-feira, 16 de maio de 2013

POVOS INDÍGENAS DEBATEM EDUCAÇÃO PÚBLICA COM O OLHAR PRÓPRIO



Para conhecer a situação da educação dos povos indígenas da região, aprofundar estratégias e políticas sindicais para a defesa do direito à educação pública para os povos indígenas e avançar na proposta de políticas educativas alternativas, a Internacional da Educação realiza seu terceiro encontro de educação e povos indígenas.
O encontro acontece em Cuzco, no Peru, a primeira cidade do Império Inca, na sede de Derrama Magisterial, em San Jerónimo de Cuzco, entre os dias 15 e 16 de maio, com a participação de indígenas e líderes sindicais da região.
Claudir Magalhães, secretária executiva da CNTE, representa a entidade. No contexto do processo regional fomentado pela Internacional da Educação também participam deste encontro companheiros de ANDE Costa Rica, UNE Equador, CONMERB Bolívia, UNE Paraguai, CTERA Argentina, CEA Argentina, CPC Chile, SUTEP Peru, e UEN Noruega.
A reunião é parte do processo iniciado pela Internacional da Educação para América Latina em 2009, como mandato do Congresso Mundial da Internacional da Educação em Berlim, 2007. Na América Latina o processo continua com a reflexão que visa fortalecer a capacidade sindical para elaborar política institucional em matéria de defesa de educação púbica e povos indígenas.
Durante dois dias de trabalho, se reflexionará, entre outros aspectos, sobre como o conceito de qualidade empresarial e as políticas educativas, guiadas por esse olhar comercial, afetam negativamente o direito à educação, reduzem o currículo e danificam o desenvolvimento de conhecimentos específicos e formas de saberes dos povos indígenas"
Além disso, os(as) dirigentes sindicais da educação trabalham desde as perspectivas dos povos indígenas para definir quais elementos devem contemplar uma proposta educativa alternativa e para se comprometer com novas e melhores estratégias sindicais para a defesa de uma educação pública multicultural e multilíngue.
"Os nossos sindicatos têm o desafio de promover a participação das professoras e dos professores dos nossos povos indígenas", afirmou o companheiro Hammer Villena, Secretário Geral SUTEP. Discute-se, também, a problemática ambiental, especialmente a exploração mineira e hidrelétrica nas comunidades indígenas.
A reunião responderá como deve ser assumido o tema indígena pelo movimento pedagógico latino-americano, implementado pela Internacional da Educação para América Latina no Primeiro Encontro: Em busca de um Movimento Pedagógico Latino-americano, realizado em Bogotá, Colômbia, em dezembro de 2011.
(IEAL) -CNTE

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