Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

DIA DO ESTUDANTE É DIA DE LUTA!

Em diversos estados, secundaristas organizam atividades em defesa da educação e da juventude
No simbólico mês de agosto, período em que historicamente os jovens brasileiros ocupam as ruas na tradicional Jornada Nacional de Lutas da Juventude, os secundaristas organizarão em seus estados diversas atividades neste dia 11, em comemoração ao Dia do Estudante
Nesta terça-feira, os grêmios estudantis, entidades municipais e estaduais reunirão os secundaristas para debater e demarcar os desafios permanentes em defesa do ensino, da democracia e do desenvolvimento do Brasil.

MOBILIZAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

No Espírito Santo, grêmios e diretórios acadêmicos unificarão suas bandeiras para chamar atenção à campanha do movimento estudantil contra a PEC da redução da maioridade penal. Uma batalha de MC’s também acontecerá durante as intervenções.
“Na semana dos estudantes faremos um ato lúdico, soltaremos pipas para mais uma vez nos posicionar contra a criminalização da juventude. A UBES chega aos seus 67 anos com ousadia, colocando estudante na rua para reforçar o coro por mais investimento em educação e contra o retrocesso”, afirma a vice-UBES regional, Isabela Mamede.

MINEIROS QUEREM PASSE LIVRE

No dia 11, os secundaristas da União Colegial de Minas Gerais (UCMG) e da UMES-Contagem organizarão um ato em defesa do Passe Livre estadual. No dia 13, quinta-feira, outra atividade pelo Passe Livre municipal acontecerá em Contagem.
Segundo o presidente da UMES, Lucas Guedes, também será reforçada a luta em defesa da sede de uma escola.
“Há um ano acompanhamos a transferência de prédio de uma escola aqui de Contagem, ela funcionava em prédio alugado e até agora não houve a transferência. Queremos que seja imediata essa transição”, afirma Lucas.
Os grêmios estudantis da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) e da Escola Municipal Pacheco se somam à luta da Umes mineira.

SUL UNIFICADO COM OS PROFESSORES

No Rio Grande do Sul, a batalha dos servidores públicos contra o parcelamento de salário ganha apoio do movimento estudantil. Saiba mais.
“Vamos construir um ato conjunto com os professores, os estudantes apoiam a luta dos profissionais por mais direitos, assim como eles apoiam os secundaristas. Como já diz a palavra de ordem: ‘O professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo”, declara o presidente da União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH), Mateus Massia.
Em Santa Catarina, a semana será de intensas atividades. Uma reunião entre estudantes e professores deve acontecer nos próximos dias para definir a agenda de atos.
“Passamos por um período difícil com a greve dos profissionais da educação, agora estamos ainda mais mobilizados para pressionar o governo do Estado para que ele dê respaldo sobre as nossas pautas. Precisamos, entre outras coisas, aprovar ainda esse ano o Plano Estadual de Educação, garantir que o texto do projeto garanta o debate de gênero nas escolas e pressionar contra o sucateamento do ensino catarinense”, declara a vice-UBES, Andressa Versa.

NORTE PREPARA MOBILIZAÇÕES

No Acre, onde muitas escolas estão em greve, a União dos Estudantes Secundaristas do Estado do Acre (UESA) reunirá os estudantes para debater diversas pautas sobre juventude e educação. As atividades acontecerão na próxima segunda-feira (10), em frente o Colégio Estadual Barão do Rio Branco, na capital do estado.
“Vamos nos concentrar na Praça da Revolução, em frente a maior escola pública do nosso estado. Essa escolha é simbólica, vamos debater vários assuntos de interesse dos secundaristas, reunindo os grêmios das escolas estaduais José Ribamar Batista, João Batista Aguiar e Edilson Peçanha”, explica o presidente da UESA, Marcos Craveiro.
Mais informações sobre os atos que estão em construção, acompanhe no site da UBES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário