Páginas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

SECUNDARISTA PROPÕE “PACOTAÇO ANTICORRUPÇÃO”

Destaque no Programa Parlamento Jovem, estudante da Baixada Santista (SP) quer mais investimentos em educação pública e nas políticas sociais
Buscando meios de ser ouvido, o secundarista de São Paulo Ergon Cugler inscreveu seu projeto no Programa Parlamento Jovem para concorrer a uma vaga na jornada parlamentar da Câmara dos Deputados. A disputa que envolveu a juventude de diversos estados do país simulará a rotina dos trabalhos legislativos. Nesta edição, 78 jovens estarão entre os dias 21 e 25 de setembro vivenciando a agenda de atividades no Congresso Nacional, em Brasília (DF).
No primeiro lugar entre os melhores projetos aprovados no estado de São Paulo, o estudante da Baixada Santista liderou o ranking ao propor uma espécie de “pacotaço anticorrupção”, no qual todos os recursos resgatados seriam destinados ao investimento na educação pública, políticas públicas para juventude e demais fundos sociais.
Ergon, que também é vice-regional da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), propôs a recuperação dos recursos desviados pela corrupção simulando o redirecionamento dessa verba para as áreas da educação pública no país no Programa de Assistência Estudantil (PNAES), na Secretaria Nacional de Juventude, entidades representadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), programas de proteção à criança e ao adolescente, políticas antidrogas e na própria implementação das metas do Estatuto da Juventude.
Em seu blog na internet, “Jovem Z”, Ergon afirma. “Se não tivermos espaços para a juventude, estaremos não só ignorando a corrupção, mas sendo cúmplices, pois o jovem, além de ser o futuro da nação, é o presente da transformação”, diz o jovem. Acesse aqui o projeto de lei.
Reivindicando entre os destaques a regulamentação do Estatuto da Juventude, o secundarista destaca a importância de garantir o protagonismo desta parcela da população. ”É necessário mobilizar a juventude para reconquistar seus espaços: fundar grêmios, diretórios acadêmicos, fortalecer Uniões Municipais, fundar entidades, integrar Conselhos de Juventude e fazer do jovem o protagonista da realidade [...]“, definiu.
As lideranças selecionadas pelo Parlamento Jovem podem ser consultadas no site oficial.
Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário