Calendário de mobilizações tomará as ruas do Brasil em defesa da democracia, mais educação e contra a retirada de direitos
Em 2015, o mês de agosto será mais um período de lutas para os movimentos sociais. Por todo o país, cidades de diversos estados serão palco de manifestações que reunirão a juventude, estudantes, trabalhadoras e trabalhadores em marcha contra a redução da maioridade penal, por mais democracia, em defesa das mulheres e do desenvolvimento do Brasil.
Também no mês que se comemora o Dia do Estudante, os secundaristas encabeçarão junto com a UBES passeatas em defesa da educação e por mais direitos. A entidade irá incorporar a tradicional Jornada Nacional de Lutas da Juventude às manifestações.
Confira a agenda de agosto completa.
PARALISAÇÃO NAS ESCOLAS
No dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estudante, os secundaristas realizarão o Dia Nacional de Paralisação das Escolas em Defesa da Educação. As pautas das salas de aula serão temas de debates organizados pelos grêmios estudantis das escolas da rede estadual e dos Institutos Federais (IF).
Entre os assuntos estará a reformulação do ensino médio, passe livre estudantil, gestão democrática, ensino técnico e a luta contra a redução da maioridade penal. Contra o corte de verbas e por mais investimentos, o dia também será de manifestação para defender a Petrobras.
Em Brasília, um ato conjunto na terça-feira (11) protestará contra o projeto de lei 131/2015 que pretende derrubar a participação mínima de 30% da estatal na exploração do pré-sal. Os estudantes participarão da manifestação para pressionar contra a proposta que, se aprovada, refletirá em um corte de 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para educação, perda de 50 milhões para o setor. Acesse e saiba mais.
MARCHA DAS MARGARIDAS
No dia 12, próxima quarta-feira, acontecerá em Brasília a 5ª Marcha das Margaridas. Mais de 70 mil trabalhadoras, estudantes, do campo e da cidade estarão nas ruas marchando por igualdade, democracia, pelo fim da violência, por agroecologia, pelo direito à terra, educação, saúde e cumprimento de direitos básicos.
Reconhecida como a maior manifestação pelos direitos das mulheres no Brasil e no mundo, a marcha pautará mais democracia, mais poder e participação das mulheres, autonomia econômica, combate à pobreza, enfrentamento à violência, soberania alimentar e nutricional, construção de uma sociedade sem preconceitos de gênero, de cor, de raça e de etnia, sem homofobia e sem intolerância religiosa. Saiba mais.
FESTIVAL CONTRA A REDUÇÃO
No dia 15, sábado, acontece o Festival Amanhecer Contra a Redução, em São Paulo. Composto por artistas, ativistas e movimentos, o evento será realizado na zona sul da cidade, no Capão Redondo, onde a juventude estará unida para mostrar que cultura, educação e combate à desigualdade são as melhores saídas para violência.
A UBES também participa da organização do festival que é construído através de ações colaborativas e voluntárias. Para participar, acesse a página da atividade.
MARCHA POR DIREITOS, LIBERDADE E DEMOCRACIA
No dia 20 de agosto, os estudantes participarão do grande ato nacional em defesa dos direitos sociais, da liberdade, da democracia, contra a ofensiva da direita e por saídas populares para crise. Dez capitais brasileiras devem compor a marcha que integra a Jornada de Lutas da Juventude.
Fonte: UBES
Nenhum comentário:
Postar um comentário