Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Atividade no Mackenzie homenageia o abolicionista Luiz Gama

luiz gama

Poucos dias após as paredes do Mackenzie terem sido pixadas com mensagens racistas, a própria Universidade organiza uma atividade em memória de Luiz Gama.
Negro nascido em 1830, chegou a ser escravizado. Chegando à São Paulo, conseguiu a liberdade, tornando-se depois importante jornalista, poeta e militante político de posições republicanas e abolicionistas. Tentou formar-se advogado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, mas apesar de formalmente livre, o racismo não permitiu. Ainda assim, Luiz Gama tornou-se advogado provisionado, com autorização para atuar nos tribunais em defesa de escravos que lutavam por liberdade. Com teses brilhantes e atuação combativa libertou centenas de escravos, tornado-se exemplo ímpar do exercício da advocacia.
O evento ocorre nos próximos dias 03 e 04 de novembro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e durante a programação será realizada a cerimônia em que O CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL INSCREVERÁ OFICIALMENTE LUIZ GAMA NOS QUADROS DA ADVOCACIA NACIONAL!
As inscrições para o evento precisam ser feitas por dia e por período, ou seja, quem quiser participar do evento todo, precisa fazer 4 inscrições.
Para os mackenzistas, haverá o sistema PAI para presença e serão atribuídas até 08 horas de pesquisa para quem participar de pelo menos 50% do evento e entregar artigo científico.
Contamos com a participação de todos e todas, de dentro e fora do Mackenzie, pois é uma homenagem a alguém cuja vida deve servir de inspiração para muitas gerações!
Abaixo, a programação:
LUIZ GAMA: Idéias e legado do lider abolicionista
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie – Auditório Ruy Barbosa

1º DIA – 03/11 (terça-feira)
Manhã
09:30– 11:00 – Conferência: O legado de Luiz Gama
Conferencista: Professor Dr. Silvio Almeida (UPM)
11:00 – Ato: caminhada ao túmulo do Luiz Gama no cemitério da consolação (leitura de poema – convidado a confirmar)
Inscrições: http://www3.mackenzie.com.br/eventos/index.php?evento=2405
Noite
19:00 -21hs – Cerimônia de entrega do título de advogado a Luiz Gama e leitura do relatório da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB Federal.
Inscrições: http://www3.mackenzie.com.br/eventos/index.php?evento=2406

2º DIA – 04/11 (quarta-feira)
Manhã
09:30 – 11:00 -MESA – Escravidão e formação econômica: Professor Dr. Dennis de Oliveira (ECA/USP), Professor Dr. Márcio Farias (Museu Afro-brasileiro) – Mediação: Professora Alessandra Benedito (UPM)
11:00 – 12:30 MESA –Direitos sociais e estrutura – Professor Dr. Adilson José Moreira (UPM) e Professora Dra. Dulce Maria Senna (USP) . Mediação: Professora Bruna Angotti
Inscrições: http://www3.mackenzie.com.br/eventos/index.php?evento=2407
Noite
19:00 – 20:30 MESA – Segurança Pública e População Negra – Gabriel Sampaio (Secretário de Assuntos Legislativos SAL/MJ), Professor Dr. Humberto Fabretti (UPM). Mediação: Tamires Gomes Sampaio
Inscrições aqui.
Confirme presença no evento da atividade no Facebook aqui.
Fonte: UJS Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário