Ações como abaixo-assinado e distribuição de refeição cobram urgência na construção do RU
A maioria dos estudantes da Universidade de Fortaleza – que tem quase 7 mil alunos – passa um verdadeiro perrengue quanto precisa passar o dia todo na universidade. O problema é que as opções para alimentação oferecidas nas lanchonetes do campus, além de ter um valor alto estão longe de serem opções saudáveis.
De acordo com a estudante Bel Vale, do Centro Acadêmico de Audiovisual e do DCE da Unifor, uma refeição por lá não sai por menos de R$17 reais. “Por isso a alternativa dos estudantes é buscar estabelecimentos fora da universidade e até mesmo em universidades vizinhas”, afirma.
Convivendo com este problema há tempos o DCE e os Centros Acadêmicos e coletivos estão organizando a Semana pelo Restaurante Universitário que vai colocar em pauta esse tema e cobrar da administração a realização do projeto que já foi aprovado para que siga para a execução.
“Acreditamos que o Restaurante Universitário é um elemento importante para garantir a permanência e a segurança dos alunos da Universidade de Fortaleza”, afirmou a vice UNE no Estado, Germana Amaral.
Ela lembra que há 20 anos não existia nem mesmo bebedouros na UNIFOR e o DCE, junto com a UNE, promoveram a manifestação do pote. “Colocaram um pote de barro, tipo aqueles de interior, com água para os alunos beberem, e assim conseguimos os bebedouros”, relembrou.
Feijoada, macarronada e piquenique
Na terça-feira (3) os estudantes venderam no Centro de Convivência da instituição mais de 200 pratinhos de feijoada ao valor simbólico de R$2 reais , em uma simulação de como seria se tivesse o RU .
Os estudantes também recolheram assinaturas para o abaixo-assinado que pede prioridade ao assunto. A expectativa dos universitários é chegar a 6 mil assinaturas.
Nesta quarta-feira (4) o cardápio é macarronada e está programado para às 19h.
Na quinta-feira (5) a partir das 8h da manhã acontece um grande piquenique na Reitoria, onde serão distribuídos gratuitamente um café da manhã para marcar a entrega das assinaturas recolhidas e os estudantes esperam ser recebidos pela administração da Unifor para discutir o problema.
Fonte: UNE
Nenhum comentário:
Postar um comentário