Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

SEPE NA LUTA!

MAIS UMA VEZ BLOG DA ANE ENTRE OS CINCO PRIMEIROS-VALEU!


TOP 10 dos sites e blogs do Agreste e Litoral Sul mais acessados - Março/2011


O VNT divulga o ranking dos 10 blogs e sites com maior desempenho do Agreste e Litoral Sul, segundo o Alexa.com
Do VNT

O site Norte-Americano Alexa. avalia o desempenho dos sites e blogs de todo o mundo na Internet. A pesquisa foi feita no dia 31 de março de 2011 e foram pesquisados 62 sites e blogs da microrregião Agreste e Litoral Sul.

A análise é feita em cima do tráfego de visitantes e a popularidade que os blogs e sites têm, e quanto menor o valor do tráfego apurado, mais acessado é.

Veja lista dos sites e blogs pesquisados neste fim de mês

Confira os sites e blogs do Agreste e Litoral Sul que estão no TOP 10 dos sites e blogs mais acessados em março/2011:

1º - Gazeta do Agreste (Nova Cruz-RN) - Traffic Rank: 4,972,,136
2º - Juninho CDs (Serrinha/RN) - Traffic Rank: 5,600,7098
3º - Goianinha/RN em Foco (Goianinha-RN) - Traffic Rank:5,963,533
4º - Afrânio Patrício (Nova Cruz/RN) - Traffic Rank: 6,001,620
5º - Ane Ligada em você (Nova Cruz)- Traffic Rank:7,805,288
6º - Phablo Galvão (Goianinha/RN) - Traffic Rank: 9,250,904
7º - Nova Cruz/RN em Foco (Nova Cruz-RN) - Traffic Rank:9,553,249
8º - Cláudio Lima News (Nova Cruz/RN) - Traffic Rank:10,735,140
9º - Impactante (Nova Cruz/RN) - Traffic Rank:12,034,520
10º - VNT Online (Várzea-RN) - Traffic Rank:12,253,252

•Siga o VNT no twitter: @vntonline
Postado por Beto Bello
" Mais uma vez graças a vocês leitores, estamos novamente entre os CINCO mais acessados da Região Agreste e Litoral Potiguar!  É prazeroso compartilhar as alegrias, levando as informações que os nossos leitores desejam.  Notícias que rolam no País, Estado e no Mundo, sobre educação, movimento estudantil, cultura, política, esporte e o nosso cotidiano.  O nosso sucesso é o seu sucesso!  Blog da ANE é uma arma em prol da educação, dos estudantes, dos professores, dos artistas culturais, enfim, um blog em prol da sociedade brasileira.  Vamos continuar juntos, afinal vocês são a razão do nosso viver!". Eduardo-ANE/RN-CPC/RN-CPC DA ANE-RN-AMES-NOVA CRUZ/RN E MESC-SANTA CRUZ-RN.

DALIANE MENEZES, DE PARNAMIRIM, É ELEITA MISS RN 2011

Daliane Menezes, de Parnamirim, é eleita Miss RN 2011

Fonte: VNT

Daliane Menezes, 22 anos, representante de Parnamirim, foi eleita, na noite de sábado, dia 26, Miss RN 2011. Além de bonita, a nova Miss é culta e eloqüente. Ela é Jornalista e aluna do curso de Radialismo. Também é modelo profissional e já viajou representando o Brasil em concursos internacionais. A escolha da Miss RN, contou com um corpo de 13 jurados e foi realizada no Teatro Dix-Huit Rosado em Mossoró, tendo a participação de 25 candidatas. Em 56 anos de Miss RN, esta é a primeira vez que o evento é realizado fora da capital.

A DISPUTA

Muitas candidatas contaram com torcida organizada como as representantes de Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Daliane Menezes ganhou a faixa de Miss RN numa disputa acirrada com mais 24 belas mulheres, com idade entre 18 e 25 anos, em um dos concursos onde a escolha foi considerada difícil até para o júri, formado nesta noite por colunistas sociais, estilista, empresárias.

PLANOS DA NOVA RAINHA

A nova Miss RN pretende trancar a atual faculdade para se dedicar integralmente aos preparativos do Miss Brasil 2011. Daliane diz que vai investir em preparação física, aulas de oratória, aulas de fluência em inglês e se depender de seu esforço, estará pronta para o concurso nacional.

Postado por Rodolfo Amaral

"O ÚLTIMO ADEUS A JOSÉ ALENCAR ": EM MINAS, ALENCAR USA CARRO DE BOMBEIROS QUE LEVOU TANCREDO NEVES

Lula se emociona na despedida de alencar
Velório de ex-vice-presidente será aberto ao público até às 13h, e acontecerá no Palácio da Liberdade, no centro de BH

Denise Motta, iG Mina Gerais

Compartilhar: O corpo do ex-vice-presidente José Alencar será transportado nesta quinta-feira no mesmo carro aberto do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que levou o corpo do presidente eleito Tancredo Neves, morto em 1985 e um dos líderes da democratização do País.A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são aguardados para a cerimônia. O governador de Minas Gerais Antonio Anastasia (PSDB) já está presente para prestar homenagem ao ex-vice.

O corpo do ex-vice-presidente José Alencar deve chegar à base aérea da Pampulha, em Belo Horizonte, às 9h20. Houve atraso, pois a previsão inicial de chegada à capital mineira era 7h30. Os motivos do atraso não foram informados pela Força Aérea Brasileira (FAB). De lá, o corpo segue em cortejo no caminhão histórico do Corpo de Bombeiros, chamado American La France, até o Palácio da Liberdade, onde será velado. Fabricado em 1959, na França, o veículo não está mais em uso.

Foto: reproducao

José Alencar

O velório de Alencar em Belo Horizonte será aberto ao público das 9 horas às 13 horas e acontecerá no Palácio da Liberdade, que foi a sede do Poder Executivo mineiro até março de 2010, quando o então governador Aécio Neves (PSDB), hoje senador, inaugurou a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, na Região Norte da cidade.

Ao sair da Pampulha, o cortejo segue pela avenida Antônio Carlos, na Região Norte de Belo Horizonte, na pista destinada exclusivamente aos ônibus. Da Antônio Carlos, o caminhão segue para o centro da cidade, pela rua Caetés, depois passa pela avenida Afonso Pena e pela avenida João Pinheiro, que estão entre as principais da cidade. Esta última avenida termina na Praça da Liberdade, onde fica o Palácio da Liberdade.

A avenida Afonso Pena, que está entre os trajetos, recebeu Alencar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a presidenta Dilma Rousseff (PT), em carro aberto, em outubro do ano passado, durante a campanha eleitoral. Também é na avenida Afonso Pena que políticos tradicionalmente fazem campanha em Belo Horizonte, no tradicional Café Nice. Por lá já passaram Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, por exemplo.

A viatura dos bombeiros seguirá pela alameda principal da Praça da Liberdade, que já está isolada para evitar aproximação de pessoas. O caminhão irá estacionar na entrada do Palácio da Liberdade, que fica em frente à praça. A homenagem dos Dragões da Inconfidência, assim como acontece em posses de governadores mineiros, está prevista para ocorrer na entrada do palácio.

A cerimônia

Para se despedir de Alencar, que terá um velório aberto ao público, será preciso enfrentar uma fila formada no lado direito do palácio. A saída será pelo lado esquerdo, próximo à avenida Cristóvão Colombo. As autoridades terão acesso por uma entrada especial.

“Oito homens do Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar irão transportar o caixão até o salão de entrada do Palácio da Liberdade. No local do velório teremos o que chamamos de 'Câmara Ardente', que é um trabalho fúnebre em que quatro homens do Exército, Aeronautica, Bombeiros e Polícia Militar ficam em pé, nos quatro cantos do caixão”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Edgard Estevo da Silva.

O corpo de Alencar deixará o Palácio da Liberdade às 13 horas, em uma limousine. De lá, segue para ser cremado, conforme desejo da família.

O trânsito e a chuva

O trânsito em Belo Horizonte funcionará no mesmo esquema de quando ocorrem posses de governadores, no Palácio da Liberdade. Apenas o entorno da Praça da Liberdade estará interditado, a partir das 6h desta quinta-feira. A previsão é de que o local seja liberado por volta de 13h, quando o corpo de Alencar seguir para cremação.

Grande parte do efetivo da Polícia Militar de Belo Horizonte estará envolvido nos preparativos para o velório de José Alencar, informou o tenente-coronel da Polícia Militar, Alberto Luiz Alves. Ele não informou com precisão o número de militares e alegou razões segurança. Também participam 40 homens do Corpo de Bombeiros. Duas viaturas de resgate estarão a postos no entorno da Praça da Liberdade, para eventuais ocorrências.

Há possibilidade de chover, de acordo com a previsão do tempo. Envolvidos na organização do funeral de Alencar em Belo Horizonte estimam que, neste caso, o público vai ser menor.

quarta-feira, 30 de março de 2011

" NOSSO OBJETIVO FOI INTEGRALMENTE CUMPRIDO ", AUGUSTO CHAGAS EM REFERÊNCIA A JORNADA DE LUTAS 2011


AUGSUTO CHAGAS PRESIDENTE DA UNE
Entre os dias 21 e 25 de março aconteceu a Jornada de Lutas 2011. Os atos foram promovidos pela União Nacional dos Estudantes (UNE), juntamente com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), que realizaram uma série de manifestações em diversas capitais do país, que neste ano mobilizou os estudantes pela conquista de bandeiras como: 10% do PIB e 50% do pré-sal para a educação.

A Jornada é uma manifestação tradicional que acontece anualmente em homenagem ao estudante secundarista Edson Luiz, morto em 28 de março de 1968 por militares enquanto protestava contra o aumento do preço da refeição na universidade onde estudava.

Em entrevista ao Portal da CTB, o presidente da UNE Augusto Chagas avaliou a Jornada de Luta de 2011, o poder de mobilização pelo Brasil, como o conjunto de atos se tornou uma importante ferramenta de luta do movimento estudantil e como foi o encontro entre os manifestantes e a presidenta Dilma Rousseff.

Portal CTB: Qual a avaliação que a União Nacional dos Estudantes tem dos atos?

A jornada foi muito positiva. A UNE tem uma grande tradição em realizar sua jornada todo início de ano e nessa ocasião decidimos que a grande chamada seria 10% do PIB e 50% do pré-sal para a educação. Essa é a agenda prioritária que a UNE quer desenvolver ao longo de todo esse ano por considerar que esse debate do Plano Nacional de Educação (PNE) é importante, pois definirá metas para educação para os próximos 10 anos. Então ficamos satisfeitos com passeatas que aconteceram em quase todas as capitais do país, houve muita mobilização e conquistas. Aqui em São Paulo nós conseguimos o compromisso de continuar tramitando a PEC do pré-sal, porque aqui também estamos lutando pela distribuição do pré-sal para a educação. No Rio de Janeiro nós aprovamos a meia passagem para os universitários que era uma bandeira super antiga e em Brasília conseguimos ser recebidos pela presidenta Dilma. Então ficamos satisfeitos com a jornada, pois atingimos nossos dois objetivos que eram o de chamar a atenção da sociedade para essa pauta e pressionar tanto o governo quanto os parlamentares por essa questão, assim nosso objetivo foi integralmente cumprido.

Portal CTB: Como foi a adesão dos estudantes pelo Brasil à jornada?

Foi um período de muita mobilização. Logo no primeiro dia de ato nós fizemos mais de 120 atividades coordenadas no interior das universidades. Então realizamos manifestações, atos, aulas públicas e ocupações, esse inicio mostrou o quanto haviamos começado com uma grande adesão, em seguida organizamos passeatas muito representativas em várias regiões do país com atividades representativas e em Brasília realizamos uma mobilização que reuniu 10 mil estudantes. Então de fato tivemos uma participação massiva, o que mostra que essa pauta tem apelo junto aos estudantes e que eles estão dispostos a se mobilizar e lutar por essa questão da educação.

Portal CTB: A presidenta Dilma Rousseff afirmou, em visita ao Amazonas, que aquela era a terceira vez que havia recebido o documento com as bandeiras de luta do movimento. Qual a importância desse movimento, em diversos estados da federação, para os avanços da luta dos movimentos estudantis?

É fundamental. Nós somos daqueles que achamos que as mudanças importantes só acontecem com mobilização, por meio de uma sociedade organizada que exerce pressão e reivindica as bandeiras que acredita serem justas. Então as mudanças, sejam na educação ou nos direitos dos trabalhadores (as) só acontecerão com mobilização e pressão social. Por isso que acreditamos que essa jornada é um passo decisivo nessa campanha que estamos desenvolvendo. Esse foi só o inicio, pois pretendemos realizar outros atos ao longo desse semestre todo, enquanto o debate esta no Congresso Nacional para que avancemos em melhorias que defendemos para a educação brasileira.

Portal CTB: No último dia 24 a já tradicional Jornada de Luta dos estudantes brasileiros deu um importante passo ao se reunir com a presidenta Dilma. O que esse encontro representou para o movimento?

Ficamos satisfeitos por dois aspectos, primeiro pelo gesto da presidenta de receber uma comissão de manifestantes, isso de fato demonstra que Dilma, nesse inicio de mandato, pretende ter um diálogo de respeito com o movimento social e com os estudantes.

O outro aspecto se refere ao conteúdo da nossa audiência. Durante o encontro conseguimos apresentar nossas reivindicações e a presidenta se mostrou muito sensível em relação ao tema. Ela afirmou, categoricamente, que sabe que para o Brasil ser uma sociedade mais desenvolvida e justa a educação é fundamental, além de se mostrar favorável as bandeiras que ampliam o financiamento da educação e muito simpática com relação a pauta dos 50% do pré-sal para a educação.

Portal CTB: Como o foco foi direcionado ao percentual do PIB, para investimento em educação, e o corte de 50 bilhões em investimentos, qual o posicionamento de Dilma?

Veja bem, levamos preocupação em relação ao corte para que não impacte o processo de expansão das nossas universidades federais, a presidenta se comprometeu a analisar a questão e garantiu que não acontecerá nenhum impeditivo a esse processo de expansão e ela se mostrou favorável a ideia de uma meta ousada de investimentos a educação.

Por Fábio Ramalho – Portal CTB

CONHEÇA A LISTA DOS SITES E BLOGS QUE SÃO PESQUISADOS PARA O TOP 10 DO AGRESTE/LITORAL SUL POTIGUAR


O TOP 10 dos mais acessados divulgado pelo VNT todo final de mês é restrito aos sites e blogs do Agreste e Litoral Sul. A pesquisa feita através do Alexa.com é para sites de informações: (notícias, esportes e entretenimento exceto sites de prefeituras) da microrregião Agreste, devido ao grande número de cidades pertencentes a macrorregião Agreste, atendendo também a mircrorregião Litoral Sul pela ligação entre as cidades das duas regiões.

Conheça as cidades pertencentes as mircrorregiões Agreste e Litoral Sul Potiguar:

Microrregião Agreste Potiguar (22 cidades): Várzea, Nova Cruz, Santo Antonio, Serrinha, Jundiá, Passa e Fica, Lagoa D'Anta, Monte Alegre, Passagem, Brejinho, Bom Jesus, Januário cicco, Lagoa de Pedras, Presidente Juscelino, Senador Eloi de Souza, Riachuelo, São Paulo do Potengi, Ielmo Marinho, Santa Maria, São Pedro, Vera Cruz e Lagoa Salgada .

10 cidades da Microrregião Litoral Sul Potiguar (10 cidades): Arês, Espírito Santo, Pedro Velho, Vila Flor, Baia Formosa, Goianinha, Senador Georgino Avelino, Canguaretama, Montanhas e Tibau do Sul.

OBS: A cada pesquisa feita poderá ser incluído ou excluído novo site/blog da lista, caso seu site blog esteja dentro da região pesquisada e se enquadra nos padrões, entre em contato com o VNT. O resultado do TOP 10 no fim de cada mês é de inteira responsabilidade do Alexa.com.

Confira os sites e blogs pesquisados para o TOP 10 divulgado pelo VNT: (orcem aleatório)

01 - VNT Online - Várzea
02 - Gazeta do Agreste - Nova Cruz
03 - Correio do Agreste - Nova Cruz
04 - Nova Cruz/RN em Foco - Nova Cruz
05 - Ane Ligada em Você - Nova Cruz
06 - Goianinha/RN em Foco - Goianinha
07 - Claudio Lima News - Nova Cruz
08 - Espírito Santo/RN em Foco - Espírito Santo
09 - Santo Antonio Minha Cidade - Santo Antonio
10 - Lenilson do Agreste - Nova Cruz
11 - Folha Potiguar - Nova Cruz
12 - Avança Tibau do Sul - Tibau do Sul
13 - Nova Cruz Assim - Nova Cruz
14 - Prof. João Maria - Nova Cruz
15 - Adeilton Primo - Nova Cruz
16 - Fatos, Fatos e Boatos- Espírito Santo
17 - Paróquia de São Pedro Apóstolo - Várzea
18 - Ministério Jovem- Espírito Santo
19 - Serra Informa - Serrinha
20 - Cultura Várzea- Várzea
21 - Página News RN - Nova Cruz
22 - Folha do Agreste - Nova Cruz
23 - Impactante - Nova Cruz
24 - Weslwy Ramom - Nova Cruz
25 - Santo Antonio/ do Salto da Onça - Santo Antonio
26 - Salto da Onça - Santo Antonio
27 - Pipa TV - Pipa-Tibau do Sul
28 - Jornal Agnes - Brejinho
29 - Dede Camilo - Santo Antonio
30 - Beto Locutor - Passagem
31 - Xua do Agreste - Nova Cruz
32 -Blog Santo Antonio - Santo Antonio
33 - Abraão na Rede - Nova Cruz
34 - Agreste Esportivo - Nova Cruz
35 - Rádio 107 FM - Nova Cruz
36 - Rafael do Agreste - Npva Cruz
37 - Pascom Nova Cruz - Nova Cruz
38 - Flacruz - Nova Cruz
39 - Umadev - Várzea
40 - Voz da Piedade - Espírito Santo
41 - Afranio Patrício - Nova Cruz
42 - DM Gravações - Várzea
43 - Blog Atualidadesp - São pedro
44 - RádioWebGoianinha - Goianinha
45 - Juninho CDs - Serrinha
46 - Phablo Galvão - Goianinha
47 - Lenilson Cunha News - Nova Cruz
48 - Show da Cidade - Nova Cruz
49 - Zé Lima do Agreste - Nova Cruz
50 - Cidade dos Blogs - Nova Cruz
51 - Infomativo do Agreste - Nova Cruz
52 - De Olho em Monte Alegre - Monte Alegre
53 - Agnes FM - Brejinho
54 - 100% Bom Jesus/RN - Bom Jesus
55 - Bom Jesus News - Bom Jesus
56 - Turismo Rural - Vera Cruz
57 - Blog Jhon Adonis - São Paulo do Potengi
58 - Jornal Salto da Onça - Santo Antonio
59 - Riachuelo em Ação - Riachuelo
60 - Riachuelo Agora - Riachuelo

Postado por Beto Bello
" Mais uma vez agradecemos de corações aos nossos leitores cativos, pois novamente em 5° mais lido, (fevereiro/2011), ENTRE 60 BLOGS/SITES da Região Agreste e Litoral Potiguar, isso é de muito orgulho para todos nós que fazemos o BLOG A ANE LIDA EM VOCÊ!  (anern2003.blogspot.com), significa coerência, transparências nas informações, levadas emtempo real aos nossos leitores do nosso Rio Grande do Norte e Brasil e porque não dizer no mundo a fora, pois é do nosso conhecimento que muitas pessoas acessam nosso blog em busca de informação de temas polêmicos, como: Política, Racismo, Prostituição Infantil, Meio Ambiente/Biodiversidade, Cultura e tantos outros.  Obrigado a todos! " - ANE/RN - CPC/RN - CPC DA ANE-RN - AMES-NOVA CRUZ/RN E MESC-/CRUZ-RN.

A UNE E A JUVENTUDE DE JOSÉ ALENCAR

A União Nacional dos Estudantes (UNE) lamenta a morte do ex-vice-presidente da República, José Alencar, ocorrida nesta terça-feira, às 14h41. As entidades estudantis zelam pela figura do homem público e honrado que ele sempre foi. De espírito jovem, Zé, como gostava de ser chamado pelos estudantes, recebeu dirigentes da UNE em diversas oportunidades. Atento aos problemas do Brasil e, principalmente, àqueles que afetam a juventude, nunca deixou de dar conselhos e apoiar as bandeiras de lutas dos estudantes em defesa da educação.

A sua importância para o pais é traduzida na comoção que sua morte causou na nação. Seja por meio das novas tecnologias das redes sociais, onde as menções ao seu nome já estão no trends topics do Twitter, ou via matérias de jornais e TV, José Alencar é saudado com respeito por todos os setores da sociedade, destacado por sua honradez e respeito ao país.

A UNE agradece também a sensibilidade que o ex-vice-presidente da República sempre demonstrou a respeito da reconstrução da histórica sede da Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro, luta incansável dos estudantes e que hoje se torna cada dia mais realidade. José Alencar em muitos momentos apoiou a retomada do terreno e se mostrou disposto a ajudar a entidade a reerguer a sua casa. Alencar foi importante, também, quando ministro da Defesa, para a continuidade do Projeto Rondon, um dos principais instrumentos que hoje coloca em contato as forças armadas e os jovens universitários de todo o Brasil.

A presidente da UNE na gestão 2007-2009, Lúcia Stumpf, lembra que, durante os oito anos em que foi vice-presidente, Zé Alencar apoiou as entidades estudantis sempre que solicitado "pela convicção de que a transformação social do país dependia da garra da juventude". Lúcia destacou ainda, que, na ocasião de sua morte, os estudantes brasileiros estão de luto. "Mas a tristeza passará. O que permanecerá para sempre nos corações e mentes da juventude será o exemplo de coragem e determinação que ele deu ao Brasil. José Alencar amou o Brasil e seu povo", declarou.

Já o presidente da UNE de 2003 a 2007, Gustavo Petta, publicou em seu twitter sobre o ocorrido. “Na correria do trabalho, parei por alguns minutos depois da notícia. Fica o exemplo de sua contribuição decisiva para o novo Brasil! Perdemos José Alencar,um grande brasileiro, exemplo por sua trajetória, por seu patriotismo e por sua luta pela vida.”, escreveu. E completou: “Tive a oportunidade de conviver com ele quando fui presidente da UNE. Sempre bem humorado e contando estórias cheias de significado e valor”.

O atual presidente da UNE, Augusto Chagas, lamentou a morte de “um homem totalmente íntegro e comprometido com os interesses nacionais”. Chagas frisou ainda o carinho que Alencar nutria pelo movimento estudantil, sempre muito gentil ao receber os jovens para audiências. “O José Alencar tinha um espírito jovem e isso impressionava a todos. A sua experiência de vida deve servir de exemplo. O Brasil perde um cidadão excepcional, um guerreiro que à frente da vice-presidência soube governar o país e colocar a nação no rumo do desenvolvimento. Com certeza, acredito que todos sentiremos falta da sua juventude”, disse.

José Alencar tinha 79 anos e faleceu no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vítima de câncer. Ele enfrentava a doença havia mais de 15 anos, passou por 17 cirurgias e várias internações. Na eleição presidencial de 2002, Alencar foi o vice na chapa vencedora encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A dupla Lula-Alencar disputou e venceu a reeleição presidencial, em 2006. Zé permaneceu no cargo da vice-presidência até o final do mandato.

Rafael Minoro

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III ENCONTRO DE NEGROS, NEGRAS E COTISTAS DA UNE

São esperados mais de mil estudantes de todo o Brasil para o encontro que acontece entre os dias 20 a 22 de maio em Salvador

A diretoria de Combate ao Racismo da UNE abre as inscrições para o III Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE (ENUNE) que acontece entre os dias 20 a 22 de maio de 2011 na Escola de Arquitetura no Campus Federação da UFBA em Salvador na Bahia.

Encontrando nas políticas de ações afirmativas, dentre elas as cotas raciais, um importante instrumento de reparação de exclusão sofrida pelos negros e negras do nosso país, a UNE promove o encontro visando avaliar e compreender os desafios ainda existentes apontando as perspectivas para o seu aprofundamento.

“O ENUNE chega em sua 3ª edição sendo o maior encontro de estudantes negros e negras do Brasil e com o intuito de aprofundar ainda mais as discussões sobre as reservas de cota para afro descendentes no ensino público”, afirma o diretor de Combate ao Racismo da UNE, Clédisson Júnior.

Segundo Clédisson, discutir a questão social dentro das universidades e agregar estudantes que nunca participaram do encontro é uma forma de ampliar as perspectivas de combater o racismo e promover a igualdade no acesso e permanência no ensino superior brasileiro. “É importante conhecer a realidade da influência negra. Intervir na discussão, participar e intercambiar as experiências, conhecendo as outras realidades Brasil afora”.

Programação

As atividades estão estruturadas a partir de três eixos fundamentais: o eixo político, o eixo acadêmico e o eixo artístico-cultural. No eixo político, a proposta está assentada na realização dos grupos de debates (GD) como forma de promover a atualização e a consolidação das bandeiras que são estratégicas ao conjunto da juventude negra brasileira.

O eixo acadêmico trará apresentações de produções científicas que tenham centralidade nas discussões sobre as políticas de ações afirmativas que, previamente encaminhadas, passarão pela avaliação de uma comissão julgadora.

E o eixo artístico-cultural, que pretende revelar a riqueza da cultura afro-brasileira, através do trabalho realizado por artistas, ou grupos destes, levando em consideração suas produções em diversas manifestações artísticas.

Inscrições de trabalho

Graduandos, graduados das áreas de concentração das ciências sociais e ciências humanas e participantes de projetos de pesquisa financiados ou de práticas investigativas institucionais podem inscrever seus trabalhos. Para isso, basta enviá-los, via e-mail, entre os dias 21 de março e 21 de abril para a Comissão Organizadora (iiienune@gmail.com), que irá divulgar os selecionados no dia 1º de maio. Consulte o site da Diretoria de Combate ao Racismo da UNE e verifique as especificações do envio.

Inscrições

As inscrições para o III ENUNE estarão abertas até o dia 1º de maio. Para se inscrever é fácil, após pagar uma taxa de R$ 30,00, o estudante terá que preencher o formulário de inscrição no site da Diretoria de Combate ao Racismo e enviar o comprovante de pagamento para o e-mail iiienune@gmail.com, lembrando que o comprovante também terá de ser apresentado durante o credenciamento no local.

Os estudantes contarão com o alojamento em salas com capacidade superior a 700 participantes, com uma estrutura que conta com banheiros e chuveiros masculinos e femininos. As refeições também estão inclusas com café da manhã, almoço e jantar durante o período da programação do encontro e uma equipe de segurança irá garantir a tranquilidade do evento.

Dados para o depósito:

Banco Bradesco - Agência: 3421-5 - Conta Poupança: 0033960-1
Nome: Cledisson Geraldo dos Santos

Serviços:

O que? III Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE
Quando? Escola de Arquitetura no Campus Federação da UFBA
Onde? Rua: Caetano Moura, 121. Federação – Salvador/BA
Como? http://unecombateaoracismo.blogspot.com
Quanto? R$ 30,00

Da Redação

UNE CONVOCA O 59° CONEG

Jovens de todo país se encontrarão no fórum deliberativo da entidade que reunirá DCE's, UEE’s, Executivas e Federações de Curso para definir as últimas ações desta gestão

Com o tema "Educação tem que ser 10 - Por um Plano Nacional de Educação (PNE) a Serviço do Brasil", o 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) já tem data marcada. Entre os dias 08, 09 e 10 de abril, mais de 500 lideranças estudantis de todo o Brasil estarão reunidas na Universidade Paulista (UNIP), Campus Paraíso (R.Apeninos, 267, Vergueiro), em São Paulo, para discutir e elaborar uma plataforma política a ser apresentada ao conjunto da sociedade em defesa dos 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação.

Será o momento em que terão voz e voto as entidades representativas de Instituições de Ensino Superior (IES) de todos os Estados e do Distrito Federal (DCE’s, UEE’s e entidades municipais) e também, das Executivas e Federações Nacionais de Curso, devidamente credenciadas na definição das diretrizes da entidade para o próximo período.

Na sexta-feira (08), acontecerá o seminário de assistência estudantil, enquanto sábado (09) e domingo (10) a definição das pautas do CONEG, que trazem como tema principal a discussão da participação da juventude na sociedade e a convocação do 52º Congresso da UNE, que elege a nova diretoria e presidência da entidade.

"Este CONEG reunirá centenas de Diretórios Centrais para atualizar a opinião da UNE acerca da educação e da pauta central que é o PNE em defesa da inclusão de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação. Ele também inicará o processo democrático do 52º Congresso da UNE", afirmou Luis Felipe Maciel, diretor da UNE.

Credenciamento

Para indicação do delegado (a) e seu suplente (a), é preciso um quorum mínimo de 50% (cinqüenta por cento) mais 1 (um) dos diretores (as) da Entidade que constarem registrados (as) na Ata de Posse. Caso tenha havido substituição de membros da diretoria da entidade, será necessário apresentar a Ata de Alteração da Diretoria e o Estatuto da Entidade, além de uma cópia da ata de eleição e da ata de posse da diretoria da Entidade Geral, com prazo de mandato em dia.

Para entidades que não comprovarem o tempo de duração do mandato, será considerado o prazo máximo de um ano a contar da data da posse da atual gestão e uma cópia do comprovante de matrícula 2010/1 do delegado (a) e suplente.

Anuidade

As entidades credenciadas deverão pagar a anuidade da UNE para retirarem o seu crachá durante o evento. Serão cobrados os seguintes valores das respectivas entidades e estudantes:

a) UEEs e Entidades Municipais – R$ 500,00 (quinhentos reais)

b) Executivas Federações e Coordenações de Cursos R$ 400,00 (quatrocentos reais)

c) Entidades que representem mais de 20 mil estudantes – R$ 300,00 (trezentos reais)

d) Entidades que representem de 10 mil a 19.999 estudantes – R$ 200,00 (duzentos reais)

e) Entidades que representem de 01 a 9.999 estudantes – R$ 100,00 (cem reais)

f) Observadores: R$ 75,00 - (setenta e cinco reais) para o (a) estudante que possui Carteira da UNE de 2011 e R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) para o (a) estudante que não possui a Carteira da UNE.

Divulgação das entidades credenciadas ao 59º CONEG

O delegado (a) deverá proceder a retirada do seu crachá durante o período estabelecido pela programação do 59º CONEG, apresentando um documento oficial com foto ou a carteira nacional de identificação estudantil emitida pela UNE.

CQC - Bolsonaro detona gays, negros e Preta Gil em favor da familia. 29-...

DEPUTADOS PEDEM INVESTIGAÇÃO SOBRE BOLSONARO POR COMENTÁRIOS RACISTAS

Deputado Bolsonaro na berlinda?
Iolando Lourenço, Agência Brasil

“Uma representação assinada por 20 deputados do P-SOL, PCdoB e PDT foi protocolada há pouco, na Mesa Diretora da Câmara, pedindo que a Corregedoria da Casa investigue o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) por comentários racistas feitos em programa de televisão, exibido no último dia 28. Caberá agora ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), encaminhar a solicitação à corregedoria.

Na mesma representação, os deputados pedem também que Jair Bolsonaro seja destituído pelo seu partido, o PP, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. De acordo com a presidente da comissão, deputada Manuela D'ávila (PCdoB-RS), que também assinou a representação, uma pessoa que não defenda os direitos humanos não deve atuar na comissão voltada para esse fim.

Antes da representação ser protocolada, o deputado Jair Bolsonaro disse que iria pedir ao Conselho de Ética da Câmara para que fosse convocado pelo colegiado a fim de prestar esclarecimentos sobre sobre as declarações feitas a um programa de televisão.

Em nota divulgada hoje, o deputado afirma que entendeu errado a pergunta feita a ele no programa, e que não é racista. “Se eu fosse racista, nunca diria isso na televisão, não sou louco. Mas não tenho qualquer problema com isso, tenho funcionários negros, minha esposa é afrodescendente, e meu sogro é mais negro do que mulato”.

Compartilhe:
Enviada por: Nogueira Jr.

terça-feira, 29 de março de 2011

MP 520 - SINTUFRJ

NOTA DE PESAR - JOSÉ ALENCAR, ETERNO GUERREIRO!

Em dos momentos que Lula e dilma visitaram José Alencar

Posse de Lula e José alencar
Na tarde de terça-feira, 29 de março, o ex-vice-presidente José Alencar, deixa o cenário político e entra para a história do Brasil. É com muito pesar que a diretoria do CPC-RN, da ANE-RN, do CPC da ANE-RN, da AMES-NOVA CRUZ-RN e do MESC-SANTA CRUZ-RN,  presta homenagem ao homem guerreiro, que teve em sua identidade a simplicidade, a ética e a luta pela democracia.

Seu falecimento, ocorreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo,e marcou o fim da luta contra um câncer abdominal desde 1997. Aos 79 anos, Alencar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas".

Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal. José de Alencar deixou sua marca colocando cada tijolo, um por um, em sua história. Foi de vendedor a empresário e de empresário à vice-presidente da República.

2011, UM ANO DE DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA A JUVENTUDE NEGRA BRASILEIRA - POR CLÉDISSON JÚNIOR

O ano de 2011 foi definido pelo alto comissariado das Nações Unidas como o ano internacional dedicado as populações afrodescendentes e o Brasil tem um papel de destaque neste processo que visa repensar as relações que o Estado e a sociedade como um todo tem se colocado na perspectiva de apontar para uma dinâmica de reconciliação que passa pelo empenho na luta contra o racismo e na garantia da cidadania plena para a população negra de nosso país.

É tarefa de todos e todas garantir na esfera publica o necessário debate sobre o fim da invisibilidade e marginalização em que se encontram os negros e negras de nosso país quando nos é negado o direito a nossa história e a oportunidades de desenvolvimento humano que o processo perverso da escravidão nos negou e ainda nos dias atuais nos é negado.

O processos de discussões com perspectiva a construirmos uma nova realidade que todos e todas buscamos, faz do ano de 2011 um ano importante para os afrodescendentes em especial para a juventude negra brasileira que vislumbra uma serie de oportunidades e desafios que serão pautados a partir da nossa grande capacidade de mobilização e coesão política.

2011 será palco da realização de espaços estratégicos para a organização da juventude negra brasileira onde serão discutidas reivindicações em prol do desafio de eliminarmos o racismo e qualquer forma de discriminação e intolerância que atinge a população negra.

Realizaremos este ano o III Encontro de Negros, Negras e Cotistas da UNE (ENUNE), fórum este que vem se referenciando pela sua regularidade e grande capacidade de formulação em defesa das políticas de ações afirmativas para acesso da população afrodescendente no ensino superior, esta que é umas das mais antigas pautas do movimento negro brasileiro e que compreende o processo de elitização da formação universitária que historicamente tem negado a população negra a sua inclusão.

Cabe ao movimento social a partir de sua intervenção direta propor ao poder publico que institucionalize políticas e programas que visam combater os efeitos perversos da discriminação sofrida pela juventude negra no ambiente escolar e ofereça condições iguais na oportunidade de ingresso e permanência no ensino superior.

Organizações juvenis que constroem a luta antirracista e pela busca da promoção da igualdade racial de todo o país, neste momento estão construindo este que será o II Encontro Nacional de Juventude Negra (ENJUNE) fruto da experiência exitosa do primeiro encontro que em 2008 reuniu jovens negros e negras a fim de denunciar a violência com a qual a nossa juventude é submetida cotidianamente nas periferias das cidades e no campo pelas mãos do aparelho de segurança do estado.

Coube a este importante fórum também oferecer a denuncia do processo sistemático de exclusão que nossa juventude vem sofrendo por parte do poder publico que insisti em não nos compreender como sujeitos de direitos mesmo diante de aviltantes indicadores que nos colocam a níveis profundamente desiguais em relação à juventude branca, seja quanto as taxas de analfabetismo, no acirramento das desigualdades no mundo do trabalho, no crescente aumento da população carcerária entre outros.

O ENJUNE permitiu a juventude negra brasileira se sua auto-organizar e proporcionou a criação do Fórum Nacional de Juventude Negra (FONAJUNE) espaço de articulação com perspectiva de ação e intervenção social.

Para além de reivindicarmos as garantias de nossos direitos, também queremos ser parte integrante desse processo e a conferencia nacional de juventude convocada para este ano tem um papel central nesta construção de um novo patamar na relação entre o poder publico e a juventude negra.

As dinâmicas de conferencias permitem ao conjunto da população o desenvolvimento da consciência critica e participação no processo decisório, perspectiva esta que remete à cristalização dos direitos civis, políticos e sociais, caracterizando uma situação de inclusão e de pertencimento dos cidadãos à comunidade política.

É importante salientar que durante a Iª conferencia nacional de juventude foi incorporada como resolução central os encaminhamentos tirados no encontro nacional de juventude negra.

O ano de 2011 proporcionará importantes fórum que nos permitirão pavimentar o caminho para a elaboração de políticas publicas que dialoguem com a realidade vivida hoje pela juventude negra e que seja fomento para erradicarmos indicadores que historicamente nos colocam em desvantagens materiais e políticas em relação ao conjunto da sociedade brasileira.

Caberá a juventude negra a partir de suas intervenções nestes diferentes espaços equacionar a dupla perspectiva que nos colocam como demandantes de políticas publicas que visam a superação das desigualdades e a promoção da cidadania plena e agentes estratégicos no processo de desenvolvimento de uma sociedade plural e profundamente democrática.

Clédisson Júnior é diretor de Combate ao Racismo da UNE e membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR/PR

MUSEU AFRO BRASIL É DESTAQUE NO ANO INTERNACIONAL DOS POVOS AFRODESCENDENTES

Exposições, seminários, apresentações artísticas e atividades gratuitas sobre arte e cultura afro-brasileira e africana vão prestigiar a declaração da Organização das Nações Unidas para 2011

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo começa a programação do primeiro semestre inaugurando uma série de exposições sobre a arte e cultura na perspectiva negro africana. Este ano os eventos ganham destaque e reforçam a importância do Museu, que está perfeitamente inserido na declaração da Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), que em sua 64ª. Sessão declarou 2011, o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. O objetivo da organização é fortalecer as medidas nacionais e a cooperação regional e internacional em benefício dos afrodescendentes, garantindo os direitos econômicos, culturais, sociais, civis e políticos, incluindo a participação e inclusão em todas as esferas da sociedade e a promoção de um maior respeito e conhecimento da diversidade, sua herança e sua cultura.

Com curadoria do artista plástico e Diretor-Curador, Emanoel Araujo a nova programação será aberta no dia 14 de abril, às 19h30, com a inauguração da mostra “Elos da Lusofonia”. Ainda neste semestre abrirão outras cinco exposições “Tecidos e Adornos”, “Deuses D’África Visualidades Brasileiras”; “As Mulheres Negras da Irmandade da Boa Morte de Cachoeira”; “Hereros de Angola – de Sérgio Guerra” e “Dia Mundial do Meio Ambiente com Franz Krajcberg e Orlando Azevedo”.

Em maio, entre os dias 24 e 27, o Museu Afro Brasil promoverá, em comemoração ao Dia da África (25 de maio) o “I Encontro Afro-Atlântico na Perspectiva dos Museus”, um seminário internacional que reunirá personalidades e especialistas de vários países.

Para o segundo semestre, destaque para Novembro, Mês da Consciência Negra, quando está prevista a inauguração da exposição “Mão Afro Brasileira – Novos Artistas Contemporâneos”. Emanoel Araujo convida 15 artistas, que representam diferentes dimensões da arte contemporânea, abrangendo multiplicidade de uso de materiais, processo criativo e de provocação artística diversa. São eles: de São Paulo - Alex Hornest, Rosana Paulino, Ciro, Claudinei Roberto, Sidney Amaral; da Bahia – Naara Nascimento, Nem e Sergio Soares; de Minas Gerais – Jorge Luis dos Anjos, Sonia Gomes, Tiago Gualberto; da Paraíba – Dias Paredes; do Paraná – Washington Silveira; e de Pernambuco – Izidório Cavalcante.

A Programação

Março

26/03 - Lançamento do DVD e Livro de Roberto Mendes – Sotaque em Pauta – Chula: o canto do Recôncavo Baiano - Durante três décadas de intensa pesquisa, o compositor Roberto Mendes imergiu em suas raízes, fincadas no Recôncavo baiano, para estudar e resgatar a chula, mãe do samba de roda e base dos outros sambas. O resultado é o livro com DVD intitulado Sotaque em Pauta – Chula: o canto do Recôncavo baiano, com o objetivo de reapresentar o ritmo ao mundo que será lançado em São Paulo, no dia 26 de março, a partir das 18h, no Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Roberto Mendes desembarca na terra da garoa para divulgar a chula, a verdadeira origem do samba, após lançar a obra no Rio de Janeiro. O compositor fará uma palestra sobre o tema e receberá os convidados para autógrafos, a partir das 18h. Na seqüência, Roberto presenteará o público com um show de chula. Compositor cujas músicas ecoam por todo o Brasil e estão eternizadas na voz da conterrânea Maria Bethânia, Roberto Mendes presenteia o público com uma obra cuja intenção é popularizar a chula.

Abril

14/04 – Lançamento do Livro “Homens de Ferro – Os ferreiros na África Central no Século XIX”, de Juliana Ribeiro - Homens de uma categoria especial, os ferreiros africanos no século XIX eram capazes de transformar a natureza e estavam associados às dimensões invisíveis da existência. Eram, portanto, detentores de qualidades especiais e funcionavam também como intermediários culturais, pois se movimentavam constantemente pelos territórios, de alguma forma articulando grupos sociais diversos e propiciando a circulação não só dos valiosos objetos que produziam, mas também de elementos simbólicos. Com o fim do tráfico de escravos, quando os interesses portugueses na região se voltaram para o comércio de cera, borracha e marfim entre outros produtos locais, sendo ao mesmo tempo introduzidas várias mercadorias europeias nos circuitos das trocas, os ferreiros adquiriram um destaque especial, principalmente por serem indispensáveis na manutenção das armas de fogo, cada vez mais necessárias. A autora Juliana Ribeiro, é bacharel em História (USP) e mestre em História Social (USP). Pesquisadora de História da Áfrics e Arte Africana. Membro do The Arts Council of The African Studies Association e assistente de coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

14/04 a 29/05 - Exposição Elos da Lusofonia - apresenta a arte dos países de língua portuguesa a partir da obra de artistas contemporâneos do Brasil, Portugal e Angola e a ligação com a arte ancestral africana, passando pela tradição dos bijagós, da Guiné-Bissau; dos quiocos de Angola; e dos macondes de Moçambique. Todos os países de língua portuguesa estão representados nesta mostra que apresenta cerca de 200 obras, entre fotografias, pinturas, esculturas e gravuras de artistas que compõe a Arte Tradicional dos países de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A Arte Contemporânea apresenta o trabalho de Agnaldo M. dos Santos (Brasil), António Olé (Angola), Fernando Lemos (Portugal/Brasil), Francisco Brennand (Brasil), José Tarcísio (Brasil), José de Guimarães (Portugal), Matias Ntundu (Moçambique), Maurino Araujo (Brasil), Mestre Didi (Brasil), Renato Spindel (Brasil) e Rubem Valentim (Brasil).

14/04 a 29/05 – Exposição Lutadores do Mundo - de Cesare Pergola - São 30 pinturas em óleo sobre tela retratando lutadores posicionados para ação, de diversas localidades e modalidades, onde o artista faz uma analogia ao esforço pela sobrevivência, tão semelhante nos cinco continentes. Entre os movimentos retratados estão a luta indígena Huka-Huka, Capeoria e Lutadores de Angola. Com curadoria de Emanoel Araujo, o pintor e artista visual italiano faz uma metáfora, às lutas da humanidade tanto antiga como contemporânea. Durante o período da mostra serão exibidos dois vídeos de autoria do artista sobre Sumô e Muay-Thai, bem como um objeto luminoso.

14/04 a 29/05 - Exposição Tecidos e Adornos – Revela a importância dos tecidos em muitas culturas do continente africano, destacando a produção têxtil de dois importantes povos da África Central: os kuba e os imbuti, mais conhecidos como Pigmeus. O povo kuba (República Democrática do Congo), é famoso por sua produção de tecidos de ráfia, predominantemente feito por homens, enquanto as mulheres se ocupam dos bordados e apliques. Os painéis de ráfia são unidos para formar enormes saias, usadas por homens e mulheres. São tecidos conhecidos pela ausência de representação naturalista e marcados pelos sistemas gráficos e combinação de figuras geométricas, muitas vezes emprestados das cestarias, onde os animais tambéms são referências. Já os imbutis (pigmeus) da floresta Ituri do noroeste do Congo fazem tecidos a partir da casca da figueira tropical. são decorados com padrões geométricos ou figurativos, desenhados muitas vezes com uma vareta ou com os dedos. As mulheres preparam os tecidos para os dias de festividades e os padrões podem ser pintados também no corpo.

Os belos tecidos dão extensão ao culto da beleza. Nesta amplitude inserem-se os Adornos, mostrando como a mulher se enfeita, numa extraoridinária necessidade de reinventar sua própria beleza.

28/04 a 29/05 – Exposição Deuses d’África. Visualidades Brasileiras – a representação das divindades afro-religiosas cultuadas no Candomblé da Bahia, a partir de uma visão ampla desta representação simbólicas, une a arte de grandes artistas como Carybé, Mario Cravo Junior, Osmundo Teixeira, Zélia Pólvoa, Reginaldo e Hélio Oliveira. Para representar a arte dos terreiros, esculturas, objetos e bonecas sagradas de Detinha de Xangô e Bezita de Oxum, que foram trazidas do interior do centenário Ilê Opó Afonjá, tombado Patrimônio Histórico, e o mais antigo terreiro de candomblé que se tem notícia, servindo de modelo para a criação de todos os outros que surgiram a partir de 1910, quando foi fundado por Eugenia Anna dos Santos (13.07.1869 a 03.01.1938), a Mãe Aninha, Obá Biyi.

28/04 a 29/05 - Exposição As Mulheres Negras da Irmandade da Boa Morte de Cachoeira - O trabalho dos fotógrafos Adenor Gondim, Pierre Verger e Valter Fraga, se misturam às suntosas roupas, jóias e a arte sagrada das mulheres da confraria religiosa da Boa Morte para compor esta exposição que tem curadoria do artista plástico, Emanoel Araujo. Imagens, peças e objetos remontam uma história que se confunde com a maciça importação de escravos da costa da África para o Recôncavo canavieiro da Bahia, em particular para a cidade de Cachoeira, a segunda em importância econômica na Capitania da Bahia durante três séculos. O fato de ser constituída apenas por mulheres negras, numa sociedade patriarcal e marcada por forte contraste racial e étnico, emprestou a esta manifestação afro-católica, como querem alguns autores, notável fama, seja pelo que expressa do catolicismo barroco brasileiro, de indeclinável presença processional nas ruas, seja por certa tendência para a incorporação aos festejos propriamente religiosos de rituais profanos pontuados de muito samba e comida.

Maio

12/05 a 24/07 - Exposição Hereros de Angola - de Sérgio Guerra

Uma série de imagens, vestimentas e objetos dos povos Hereros, que vivem entre Huíla e Namibe, em Angola mostram a paixão do fotógrafo e publicitário pela cultura africana. Pouco ainda se sabe sobre esta etnia que se divide em subgrupos: mukubais, muhimbas, muhacaonas, mudimbas e muchavícuas. A viagem resultou em mais de 10 mil imagens, sendo que 200 foram selecionadas pelo curador Emanoel Araujo, para esta exposição. Os hereros são um povo mítico, com uma história marcada por sangue. Resistiram à escravidão e se opuseram à dominação alemã, o que os tornou vítimas de um dos maiores genocídios da história. Hoje fazem parte de uma extensão batu de cultura pastoril, e ocupam a região semi-desértica, da província Namibe, no Sudoeste de Angola.

24/05 a 27/05 - Seminário Internacional: I Encontro Afro-Atlântico na Perspectiva dos Museus - Em comemoração ao Dia da África (25 de maio), o Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo promoverá de 24 a 27 de maio, o I Encontro Afro Atlântico na Perspectiva dos Museus. Especialistas de vários países estarão reunidos para refletir a forma como os museus estão representando o continente africano por meio de suas elaborações conceituais-curatoriais. Um tema que envolve discutirá também as diversas possibilidades de interpretar a arte africana tradicional e contemporânea e sua inserção em museus nacionais e internacionais. Entre os temas que serão discutidos estão: A Arte Africana: Como decifrar seus enigmas?; Arte africana e o Conceito de Arte; Arte Contemporânea: Artistas Africanos e Museus; e Coleções em Debate.

Os especialistas confirmados: Abdou Sylla (IFAN-Senegal); Constantine Petridis (Museu de Arte de Cleveland); George Preston (Museu de Arte e Origens – EUA); Henry Drewal (Universidade de Wisconsin-Madison); Karen Meildoune (Museu de Arte Africana do Instituto Smithsonian); Lisa Binder (Museu para a Arte Africana – EUA); Robert Farris Thompson (Universidade de Yale); Samuel Sibidé (Museu Nacional do Mali); Susan Vogel (Universidade de Columbia) e Emanoel Araujo (Museu Afro Brasil).

Junho

02/06 a 24/07 - Exposição Dia Mundial do Meio Ambiente com Frans Kracjberg e Orlando Azevedo - Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. O Museu Afro Brasil abre espaço para o trabalho de dois grandes artistas, que fazem da natureza a principal obra prima. Do pintor, escultor e fotógrafo polonês Frans Krajcberg, a criação figurativa da natureza brasileira através das maravilhosas esculturas. Do fotógrafo Orlando Azevedo imagens que resultaram de sua recente viagem à Roraima, onde registrou as belezas naturais das extensas áreas de floresta tropical, num trabalho inédito.

Sobre o Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro africana, assim como na difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais.

Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi inaugurado em 23 de outubro de 2004 e possui um acervo de mais de 5 mil obras. Parte destas obras, cerca de 2.100, foram doadas à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo pelo artista plástico e curador, Emanoel Araujo, idealizador e atual Diretor-Curador do Museu. A biblioteca do museu, cujo nome homenageia a escritora, "Carolina Maria de Jesus", possui cerca de 6.800 publicações com especial destaque para a coleção de obras raras sobre o tema do Tráfico Atlântico e Abolição da Escravatura no Brasil, América Latina, Caribe e Estados Unidos. A presença negra africana nas artes, na vida cotidiana, na religiosidade, nas instituições sociais são temas presentes na biblioteca.

O museu mantém um sistema de visitação gratuita para todas as exposições e atividades que oferece; um Núcleo de Educação com profissionais que recebem grupos pré-agendados, instituições diversas, além de escolas públicas e particulares. Através do Núcleo de Educação também mantém o programa "Singular Plural: Educação Inclusiva e Acessibilidade", atendendo exclusivamente pessoas com necessidades especiais e promovendo a interação deste público com as atividades oferecidas.

Em 2009, a Associação Museu Afro Brasil, que administra o museu tornou-se uma das Organizações Sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. A gestão compartilhada do Museu Afro Brasil atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

Outras Exposições
As Exposições

· Antífona – A mostra destaca o trabalho do fotógrafo ensaísta, Gal Oppido. São 27 registros de rostos e corpos de intensa feminilidade produzidos como forma de retomar a discussão sobre o papel da mulher da atualidade. Cada uma das fotos apresenta mulheres com personalidades e características diferentes, traduzindo a visão do artista sobre o feminino liberto. “ A mulher que recentemente tem sua sexualidade afirmada igualitariamente perante uma sociedade até então de acento masculino, abrindo um horizonte para a compreensão dos inúmeros vínculos afetivos possíveis entre os humanos”, explica Gal. Para conceituar este novo trabalho, e o sentido de liberdade que ele impõe, o fotógrafo mergulhou na obra do poeta Cruz e Souza, de onde emprestou o título da exposição. “Ele (Cruz e Souza) de vasta erudição dirige sua crítica para esta sociedade serpenteada pelo racismo, preconceito e discriminação, sem abandonar o seu fazer poético, donde escolhi o poema Antífona, para animar as imagens resultantes deste ensaio”, conclui. Fotógrafo ensaísta, Marcos Aurélio Oppido é nome marcante quando o assunto é a fotografia aplicada às áreas de artes cênicas, expressão corporal e arquitetura. Expondo desde 1981, seus trabalhos integram acervos do MASP, MAM e MIS. Gal inicia sua carreia aliando a fotografia ao desenho, fortalecendo-se anos depois como fotógrafo independente. Conhecido por seu trabalho extremamente autoral explora o corpo, a efemeridade do tempo, a simbologia de objetos abandonados e a relação do homem com a matéria. De 26 de fevereiro a 17 de abril.

· A Natureza Viva de Frans Krajcberg – de 25 de janeiro a 27 de fevereiro. Uma seleção de fotos que revelam a grande paixão do artista, que é também um assumido defensor da natureza. Da visão deste amante solitário surgem imagens de beleza sedutora. As folhas, as flores, as matas e as florestas. Para esta mostra, o curador Emanoel Araujo selecionou 16 imagens que fazem parte do Calendário 2011 da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Frans Krajcberg é escultor, gravador e fotógrafo polonês, naturalizado brasileiro e radicado desde 1972, no Sul da Bahia , onde vive e trabalha entre milhares de espécies nativas que ele mesmo plantou em seu sítio. “ Ele é um descobridor da beleza e do poder de fazer surgir, no meio das mais profundas florestas carregadas do silêncio e da intocabilidade, a sua voz de defensor eterno e apaixonado. Ele é um cultivador dos seres vivos, que acolhidos pelo seu olhar, se abrem para o Sol e se mostram em seu esplendor...”, disse Emanoel Araújo.

· As Bandeiras do Vodu e os Primeiros Momentos do Terremoto”- A exposição apresenta objetos sagrados haitianos ao lado do trabalho fotográfico dos brasileiros Anderson Schneider e Caio Guatelli, jornalistas que foram à capital Porto Príncipe para a cobertura da catástrofe que assolou o país em janeiro de 2010. A mostra comemora o lançamento do catálogo “O Haiti Está Vivo Ainda Lá”, da exposição apresentada no ano passado com 350 peças – entre bandeiras, garrafas e recortes sagrados. A publicação, lançada em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, apresenta o colorido da arte religiosa e dos símbolos sagrados do Vodu, com bandeiras bordadas, garrafas estampadas, bonecas rituais, recortes de chapas de metal e de borracha. Nesta mostra objetos e imagens colocam lado a lado o sagrado e a resistência do povo haitiano marcado por traumas e infortúnios. A arte religiosa é representada por cerca de 70 objetos sagrados presentes nos rituais de Vodu. Já as imagens refletem o caos, a dor e a resistência de um povo diante da destruição de sua terra natal. São 70 fotos de Anderson Schneider e Caio Guatelli que mostram as ruas de Porto Príncipe tomadas por escombros, sobreviventes, cadáveres, equipes de socorro e militares. “Espessas colunas de fumaça erguem-se de todos os cantos da cidade como legiões de valquírias negras, levando aos céus as feridas da terra – feridas que deixaram com ainda menos os que já quase nada tinham”, narrou Anderson. As fotos de Caio traduzem momentos de angústia vividos no cumprimento do dever de repórter. “O cenário da cidade destruída pelo terremoto fica ainda mais caótico, quando barulhos de tiros soam no meio da correria. O cheiro de cadáveres agora se mistura ao de pólvora, e a tragédia parece só aumentar”disse. De 25 de janeiro a 24 de abril

•A Arte do Povo Brasileiro. Quatro Olhares. Uma Homenagem - destaca a espetacular e autêntica arte popular brasileira. São cerca de 100 obras feitas em barro, madeira e tecido com colorido e lirismo que representam cenas do cotidiano religioso, de festas populares e do imaginário do povo brasileiro. Com curadoria do artista plástico, Emanoel Araujo, Diretor-Curador do Museu Afro Brasil apresenta obras de Maurino Araujo (esculturas de madeira), Lafaiete Rocha (esculturas de madeira), Madalena Reinbolt (tapeçarias), Agnaldo Manoel dos Santos (esculturas de madeira), Maria Cândido Monteiro (barro), Heitor dos Prazeres (pintura), Nhô Caboclo (esculturas de madeira), Nino (esculturas de madeira), Noemisa (barro), Mestre Vitalino (barro), Nino (esculturas de madeira), Família Julião (esculturas de madeira), entre outros. Nesta exposição 30 obras são assinadas por Maria Cândido Monteiro (1961-2010), uma das principais artesãs brasileiras, que morreu em agosto deste ano, e tão bem soube representar através da arte a vida de sua gente. Até 24 de abril.

•Mostra de Arte Contemporânea com Almir Mavignier, Delmar Mavignier e Gerárd Quenum – mostra paralela à 29ª Bienal de São Paulo, com três importantes nomes da arte contemporânea. A exposição apresenta a obra gráfica do artista brasileiro, residente na Alemanha, Almir Mavignier, um dos fundadores do movimento da arte concreta, que esteve por muito tempo ausente dos espaços artísticos do Brasil. Aos 84 anos tem merecido reconhecimento internacional pela grande produção artística e pelos extraordinários cartazes publicados na Europa. Ser um discípulo de Max Bill e sua atuação como professor da escola ULM enriquecem seu extraordinário currículo. Ao lado de suas obras tem nesta mostra as produções de seu filho Delmar Mavignier já consolidado como artista gráfico na Alemanha, onde também reside. Já Gérard Quenum é um dos principais artistas francófonos e representa uma nova geração da arte contemporânea do Benin, que desde o inicio dos anos 90 venceu os limites de África, ganhando a atenção de colecionadores do Ocidente. É uma arte de criação excêntrica onde destaca o singular estilo escultural com objetos reciclados e o uso de bonecas descartadas trabalhadas com misturas de objetos e materiais diversos. Até 27 de março

•Guernica Esteve Aqui – Com curadoria de Emanoel Araujo, a mostra apresenta duas releituras da mais importante obra do século XX, o painel Guernica, de Pablo Picasso, a mais política de todas de suas obras, já que narra um episódio da guerra Civil Espanhola , quando os alemães bombardearam a pequena cidade de Guernica, 1937. No Museu Afro Brasil a homenagem está na visão contemporânea do artista plástico Fernando Ribeiro e na ampliação do cartaz da exposição da obra em Milão (1953). Desde sua fundação em 23 de outubro de 2004, o Museu Afro Brasil ocupa o imponente Pavilhão Manoel da Nóbrega, o antigo Palácio das Nações, sede da Segunda Bienal Internacional de São Paulo. Um evento que teve a iniciativa do industrial Francisco Matarazzo Sobrinho, que criou este importante evento dedicado às artes plásticas internacionais, atraindo para a capital paulista os olhos do mundo. A Bienal trouxe para o Ibirapuera a obra de Pablo Picasso. Sim, o Guernica esteve aqui, no Palácio das Nações, hoje em exposição no Museu Reina Sofia, em Madrid, depois de longos anos de exílio no Museu de Arte moderna de Nova York. Foi realmente um grande desafio a vinda para a América do Sul da mais importante obra do pintor espanhol.

•A história do Parque – O IV Centenário - Nas comemorações dos 56 anos do Parque Ibirapuera esta mostra apresenta boa parte dos milhares de objetos produzidos para o IV Centenário de São Paulo, tendo em vista que o próprio Parque foi uma das obras para a dita comemoração. São publicações comemorativas das revistas “O Cruzeiro” e “Manchete”; álbuns de figurinha; coleções de lenços de seda estampados com imagens de São Paulo; miniaturas e coleções de objetos de porcelana com imagens da comemoração dos 400 anos da cidade. Objetos curiosos foram selecionados para mostra como a bandeja com a pintura de Oscar Pereira da Silva com cenas da Fundação de São Paulo; o projeto de Marcos Concílio, que dentro de uma mala antiga reproduziu o símbolo do IV Centenário (2004) e ainda um original do “Álbum do IV Centenário da Fundação de São Paulo”, um presente da Colônia Japonesa à cidade editado com ilustrações coloridas, fotos em preto e branco (capa de couro, 79 páginas, em português-japonês).

A mostra também homenageia dois personagens da historia de São Paulo, Francisco Matarazzo Sobrinho, Presidente da comissão do IV Centenário e grande idealizador da Bienal Internacional de São Paulo, e Diretor do Museu de Arte Moderna, na sua origem, e o arquiteto Oscar Niemeyer autor do extraordinário projeto arquitetônico. Até 27 de fevereiro

· A Arte Ancestral e Contemporânea do Benin – exposição em torno da produção artística e cultural do Benin que reforça a influência decisiva da nação africana sobre a formação histórica e civilizatória brasileira. Obras de artistas convidados participantes da mostra ‘O Benin está Vivo Ainda Lá” (2008), representantes de uma nova geração que optou pela arte contemporânea. E quando se pensa em arte contemporânea neste caso, se pensa também no sentido da ancestralidade. Entre os artistas estão Charles Codjo Placide Tossou (fotografia),Tchif (acrílica com pigmentos naturais), Aston (instalação), Ladis (giz sobre tela) e Dominique Antonin Zinkpè (pintura e escultura), entre outros. A exposição apresenta a África como um mosaico de etnias, culturas e línguas de imensa variedade. O Benin, com 110 mil quilômetros quadrados (menor que o estado do Acre), é habitado por 6,5 milhões de pessoas espalhados em 60 etnias e línguas. O país situa-se no Golfo de Benin, no oceano Atlântico.

•Exposição “De Arthur Friedenreich a Edson Arantes do Nascimento. O Negro no Futebol Brasileiro” – Fotos, ilustrações, objetos e publicações de época retratam os grandes negros do futebol brasileiro. Leônidas, Garrincha, Pelé e Arthur Friedenreich, futebolista que brilhou entre as décadas de 20 e 30, quando o futebol era esporte amador estão entre os personagens importantes que figuram entre as caricaturas, imagens, entrevistas e reportagens da imprensa especializada que brilhavam nas páginas das revistas “O Cruzeiro”, “Manchete” e “Placar”. A exposição também homenageia o escritor e jornalista Mario Filho, autor do livro “O Negro no Futebol Brasileiro”. Mario Filho era irmão mais velho do cronista e dramaturgo Nelson Rodrigues. Textos de Nelson Rodrigues sobre o tema também podem ser vistos na mostra. Arthur Friedenreich, filho de um comerciante alemão e de uma lavadeira negra brasileira, nasceu no bairro da Luz em São Paulo, em 18 de julho de 1892 e morreu, em 1969, aos 77 anos.

•Tempos de Escravidão, Tempos de Abolição: Iconografias e Textos - A mostra revisita dois diferentes tempos, apresentando documentos históricos, fotografias de época, aquarelas, pinturas, publicações e esculturas de ícones negros abolicionistas. Primeiro, um tempo não definido, do começo da escravidão no Brasil e em outros países das Américas, mostrando as atrocidades desta instituição infame, através de narrativas de negros e sobre navios negreiros. São narrativas em célebres poesias como “O Navio Negreiro” de Castro Alves, que também inspirou Cassiano Ricardo e o poeta americano Langston Hughes e, também “O Escravo” de Joaquim Nabuco. Depois, os Tempos da Abolição, destacando grandes personagens da vida pública brasileira, envolvidos com o abolicionismo. O poeta Luiz Gama; o escritor, romancista e jornalista José do Patrocínio; Joaquim Nabuco; o engenheiro André Rebouças; o Antonio Bento, do Grupo Abolicionista “Os Caifazes” ; o poeta Castro Alves; o médico baiano, Luiz Anselmo da Fonseca, autor do livro “A Escravidão, o Clero e o Abolicionismo” (1887). Destaque para as mulheres nordestinas da Sociedade Abolicionista Feminina: Olegária Carneiro da Cunha, Maria Augusta Generoso Estrela e Carolina Ferraz. Até 24 de abril.

•São Paulo, Terra, Alma e Memória - a exposição apresenta três grandes panoramas fotográficos inéditos, com imagens de Theodor Preising e Valério Vieira; 24 postais de Guilherme Gaensly, publicações e homenagem a personalidades que marcaram época. As fotos retratam a São Paulo de 1912, com fotos de Theodor Preising,; de 1925, um panorama com seis fotos de parte da região central da cidade; e de 1930, um outro panorama da Coleção de Ruy de Souza e Silva. A mostra tem painéis que homenageiam a cantora Carmen Miranda, o abolicionista Luís Gama, o líder da Revolta da Chibata João Candido, o cartunista Ângelo Agostini e o compositor Adoniran Barbosa. A mostra apresenta ainda A Memória Editada da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo uma homenagem à empresa gráfica defensora e propagadora da memória social, artística e cultural do Estado de São Paulo e do Brasil.

Formas e Pulos – O Saci no Imaginário - Símbolo de mestiçagem e resistência desde os tempos da Colônia e do Império, quando os negros enfrentavam os capitães do mato com golpes ágeis de capoeira, o Saci congrega a cultura multirracial que forma o povo brasileiro e plasma sua identidade, resgatando as representações de um duende genuinamente nacional em esculturas, objetos, publicações, gravuras e cartazes de diversos artistas, em suportes e técnicas variadas. Curador: Vladimir Sacchetta. Longa duração.

DEPUTADA FATIMA BEZERRA-PT-RN ENVIA NOTA A IMPRESSA POTIGUAR

Caro jornalista,

segue nota com posicionamento da deputada federal Fátima Bezerra sobre o resultado da pesquisa Consult para eleição de 2012 divulgada nesta quinta-feira.

Grata pela divulgação.

Nota à imprensa:

A deputada Fátima Bezerra analisa o resultado da pesquisa realizada pela Consult para as eleições de 2012 em Natal.

Segue o texto:

A pesquisa que avalia a intenção de voto para a Prefeitura de Natal é um verdadeiro tsunami de desaprovação da atual gestão. Ela revela em números, o que já se percebe em todos os recantos da cidade. A impressão que fica é de que a gestão acabou antes do fim ou, no máximo, comporta-se como um doente em estado terminal que busca de maneira desesperada um milagre ou uma tábua de salvação.

Os dados são incontestáveis, não autorizam que a prefeita venda ilusões para o futuro. A atual gestão não tem condições de se recuperar. As obras para a Copa de 2014 não funcionarão como uma varinha mágica até porque a população sabe que essas obras não são da Prefeitura. Isso se a atual gestão não conseguir inviabilizar a realização da Copa em Natal. Não torço e nem quero isso, mas com uma gestão sem rumo, sem projeto e carente de competência política e administrativa, não é demais ter receio. Com essa gestão, não dá para a cidade ter certeza de nada.

Mais do que reprovar a atual gestão, Natal quer mudança. Isso é incontestável e deve servir de alerta para quem ainda alimenta algum tipo de ilusão. É preciso, no entanto, dizer que há um conjunto de partidos e personalidades que ajudaram a eleger a atual prefeita, inclusive com grandes aportes financeiros (até do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, do Mensalão do DEM) e agora querem se livrar do monstro que criaram. Na verdade, os que apoiaram a atual prefeita em 2008 (José Agripino, Rogério Marinho, Rosalba Ciarlini, Robinson Faria, Fábio Faria, Felipe Maia e outros) são sócios do caos e parceiros do desastre que Natal vive. O povo de Natal não vai cair de novo no mesmo golpe em 2012

FONTE: Assessoria de Imprensa
Dep. Federal Fátima Bezerra

CAMINHO DA ESCOLA: SEGUNDO ÔNIBUS ESCOLAR CHEGA A NOVA CRUZ, GENTE!!!!!

Estão Chegando, mas os estudantes continuam na Parada de ônibus, esperando-os
O segundo ônibus escolar liberado pelo projeto Caminhos da Escola, do Ministério da Educação –MEC, chegou a Nova Cruz no último dia 25. Apesar dos atrasos, os veículos estão agora a disposição dos estudantes novacruzeses, garante a Secretária de Educação, Professora Cilene Maria.

Postado por Claudio Lima News
" Finalmente chegaram!  Agora a pergunta que não cala!  Porque tanta demora?  Porque ainda não estão circulando?  Quem perdeu e quem perde com isso, é quem?  OS ESTUDANTES DA ZONA RURAL!!!!!

Não adianta disfarçar.  É de uma falta de cumpromisso com a classe estudantil incrivel.  Prefeito que no palanque prometeu prioridade para a juventude e o que vemos é o contrário!  São quase 3 anos de gestão e até agora NADA! Por isso a importância da participação dos estudantes denúnciando e protestando, pois sempre registravamos no Programa Nação Nova Cruz, depois de tanta pressão finalmente eles chegaram. Vamos gravar esse desmandos administrativos para darmos a resposta próximo ano, onde que bota, tira!  Estudantes MERECEM RESPEITO!  E o terceiro chega quando?  Nas eleições?  Com a palavra o senhor gestor!  Estudantes Unidos Jamais Será Vencidos! - ANE/RN, AMES, CPC E CPC DA ANE/RN".