Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Caravana de estudantes chega a Brasília para lutar contra PEC 55

De diversos pontos do país estudantes estão rumando em direção à Brasília. Amanhã (29) é o “Dia D” da caravana Ocupa Brasília contra a PEC 55, é quando estudantes de ocupações de universidade e escolas de todo o Brasil estarão em Brasília para pressionar os senadores que votarão, em primeira instância, a PEC do congelamento que além de desvincular os recursos obrigatórios para Saúde e Educação previstos na Constituição vai congelar o investimento nessas áreas nos próximos 20 anos.
Estudantes do Brasil inteiro estão mobilizados na caravana. ônibus partiram de todas as partes do território nacional em direção ao Distrito Federal. A UNE organizou inclusive uma arrecadação através de doações para conseguir levar o maior número de jovens possível.
Entendendo os retrocessos na educação:
A PEC 55 (ex-PEC 241) propõe a desvinculação dos gastos em Educação dos parâmetros estabelecidos pela Constituição Federal de 1988. O aumento desses gastos seria corrigido apenas pela inflação do ano anterior pelas próximas duas décadas.
O projeto ignora a meta 20 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a ampliação dos investimentos públicos na educação, que previa o valor de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 destinados para a área. Ou seja, uma importante conquista da juventude brasileira seria invalidada pelos golpistas.
Para quantificarmos em valores o tamanho do retrocesso, basta citar o resultado de uma consultoria realizada pela Câmara dos Deputados que foi realizada para calcular os impactos da aprovação da PEC: a Educação perderia R$ 58,5 bilhões em 20 anos. Um verdadeiro crime contra nosso povo.
Para Carina Vitral, presidenta da UNE, “os estudantes em conjunto com as ocupações e das universidades de todo Brasil estão em caravana à Brasília para lutar contra a PEC 55 que pretende congelar o futuro da educação e coloca em risco a existência da educação pública, gratuita e de qualidade no país”.
Já na opinião de Renan Alencar, presidente nacional da UJS, o congelamento dos investimentos em saúde, educação, políticas sociais, vão nos prejudicar muito “porque no último ano o Brasil vinha tendo um ciclo virtuoso de investimentos em educação, de construção de universidades públicas, de institutos federais, na política de cotas, na construção de muitas escolas de ensino integral, de investimentos crescentes em educação tanto por parte dos município, dos estados e também do governo federal, tivemos também o aumento do número de creches, então era um momento de avanço em toda a rede, nos três níveis, e esse congelamento é muito nocivo, porque além de frear, ele dificulta a manutenção do que foi conquistado até aqui, ele não só congela como ele retroage. Muitos governos estaduais, muitos reitores de universidades estão muito preocupados, com os impactos da PEC 55, e o congelamento dos investimentos por parte do poder público também diminui a quantidade de empregos, piora a qualidade de vida, gera menos oportunidades, sobretudo para a juventude que em tempos de crise é a primeira atingida em cheio”.
Amanhã (29), durante todo o dia a a UJS estará ligada nos acontecimentos de Brasília! Vamos derrubar a PEC 55! Acompanhe nossa cobertura no site e nas redes sociais!
Fonte: UJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário