A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), entidade representativa dos estudantes de ensino fundamental e médio de todo o Brasil e a União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade representativa dos estudantes universitários brasileiros, em consideração ao processo de emissão das carteiras estudantis 2011, vem a público informar que:
1. No mês de março, em parceria institucional com a Prefeitura Municipal de Natal e o NatalCard, assinamos convênio que permitirá que mais de 100 mil estudantes da rede pública municipal, estadual e federal, de Natal, tenham acesso gratuito à Identidade Estudantil Eletrônica, que dará acesso a meia passagem e à meia-entrada, através de um único cartão, ao invés de um cartão e uma carteira.
2. Para a aquisição da Identidade Estudantil Eletrônica, o estudante da rede pública de ensino poderá procurar qualquer um dos cinco postos que a Prefeitura Municipal de Natal está disponibilizando, desde o dia 11 até 30 de abril. Os postos autorizados pela prefeitura serão instalados: no CMAI (Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo, antiga área de lazer do Panatis), no Cemure (Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves), no Ginásio Nélio Dias, Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) e no Estádio Machadão. Para obter a identidade, o estudante deverá levar o seu Cartão Estudante NatalCard e RG, para adesivar o selo completo da UBES ou da UNE, na face do cartão. Aqueles que não possuem o Cartão NatalCard Estudante poderão adquirí-lo gratuitamente, já com a marca das entidades estudantis nacionais, em três postos credenciados da prefeitura: Machadão, Semob e Área de Lazer do Panatis.
3. Para os estudantes da rede privada, a UBES e a UNE, está disponibilizando desde o dia 11 de abril, a Identidade Estudantil Eletrônica, no valor de R$ 4,40, que garante o direito à meia-entrada e ao meio passe estudantil. Diferentemente da Identidade Estudantil Eletrônica distribuída à rede pública de ensino, esse “selo”, poderá ser afixado no Cartão Estudante nos postos de vendas do NatalCard: Via Direta, Alecrim, Fundação, Largo do Teatro, Empresa Conceição, Terminal do Soledade, UFRN, IFRN, Facex e UNP.
3.1 E quem ainda não possui o Cartão de Estudante poderá adquirí-lo no posto NatalCard do Via Direta ou no Largo do Teatro, já selado, pagando apenas o custo de R$ 4,40, referente ao valor da Identidade Estudantil Eletrônica. Mesmo que o estudante não necessite utilizar a meia passagem nos ônibus do transporte público urbano do município, o Cartão de Estudante NatalCard selado pela UNE e UBES, substituirá a antiga carteira de estudante, oferecendo benefícios como: Identidade Estudantil Eletrônica, para meia entrada em cinemas, teatros, estádios de futebol, dentre outros; bem como posteriormente, descontos no comércio e serviços em âmbito nacional. Já que, em razão do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Natal, com a UNE e UBES, as identidades estudantis serão válidas em todo o território nacional.
4. As carteiras da UNE e da UBES são as únicas que integram, em um único cartão, os direitos à meia-entrada e a meia passagem estudantil. O usuário que adquirir outra carteira de estudante e quiser utilizar o sistema de transporte, deverá obter o cartão de transporte, utilizando o primeiro para o sistema de meia-entrada e o segundo para o transporte coletivo.
5. Além da carteira mais acessível para o estudante de Natal, com a integração dos direitos à meia-entrada e meia passagem, em um só documento, a Identidade Estudantil Eletrônica é um instrumento que garante a autonomia do movimento estudantil. Além de possibilitar a organização dos grêmios estudantis, UMES, DCEs e Centros Acadêmicos, que são espaços ricos para amadurecimento e fortalecimento da rede do movimento estudantil brasileiro.
6. Enquanto que para alguns a carteira de estudante era como um comércio, nós, que lutamos e aprovamos a meia-entrada no Brasil, somos a favor do fortalecimento da carteira como forma de conquista aos nossos direitos. E o município do Natal deu um salto importante com a iniciativa de nacionalizar o documento de identificação do estudante para toda a rede pública, cartão que passa a validar o direito à meia-entrada em todo o território nacional.
7. Consideramos que a Identidade Estudantil Eletrônica representa um grande salto na capacidade de organização e de ação do movimento estudantil em Natal.
Nossa luta em defesa da meia-entrada, e por uma educação à altura do país que queremos ser, apenas começou.
UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES-UNE
UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTA-UBES
S
Nenhum comentário:
Postar um comentário