Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

BAIRRO DO PLANALTO RECLAMA O DESCASO DA PREFEITURA !

Casa alugada pela prefeitura para servir de PSF-Planalto-Assim é facil governar prefeito!
População do Bairro do Planalto vem reclamando constantemente do descaso do governo municipal de Nova Cruz-RN para com eles.  É lama, buraqueira, lixo e na area de saúde, a comunidade reclama, que o Posto de Saúde, a dentista vem na segunda-feira e muitas vezes a mesma não pode trabalhar pelo simples fato de não rter matérial básico para se trabalhar, será verdade secretaria municipal de saúde?  E o médico vem uma vez na semana, o que é pouco, reclama a população!  A população espera a mais de 2 anos pelas promessas do então candidato, hoje prefeito, que prometeu o calçamento e até a pesente data nenhuma pedra foi colocada e ainda por cima o prefeito em seu programa semanal disse que comprou um terreno para fazer um cemitério,o que revoltou mais ainda a população!  O governo fazendo acontecer, tá mesmo fazendo acontecer!  Ou seja, a população tá se revoltando com tantos descasos, ACORDA PREFEITO!  Próximo ano é ano de eleição ai talvez a prefeitura comece agovernar, visando a reeleição, será?  A população tá de olho prefeito!  O POVO não é besta!  Se ligue!

COMISSÃO ORGANIZADORA DISCUTE ETAPAS PREPARATÓRIAS PARA A 2ª CONFERENCIA NACIONAL DE JUVENTUDE

A Comissão Organizadora da 2ª Conferência Nacional de Juventude se reuniu na última quinta-feira (26), em Brasília, para dar sequência aos trabalhos do grupo. Ao longo do dia, os participantes discutiram, entre outros planos, os prazos para as etapas estaduais e municipais, o plano de comunicação e o fechamento de uma agenda até a realização do evento, que acontecerá na capital federal entre os dias 9 e 12 de dezembro. Na ocasião, o grupo decidiu prorrogar os prazos para que os gestores montem suas comissões e publiquem os regimentos relativos às conferências estaduais. Além disso, foram definidos os membros da Comissão Nacional que farão parte das comissões organizadoras estaduais.

Entre os selecionados estão Kathia Dudyck, na comissão de São Paulo, Nilton Lopes, na Bahia e Rio Grande do Sul, e o Joubert Fonseca, na Paraíba. A relação completa com todos os estados será divulgada pela Comissão Nacional na próxima segunda-feira (30/6).

Com a mudança nos prazos das etapas estaduais e municipais, os gestores têm agora até o dia 17 de junho para estruturar as respectivas comissões e até o dia 1º de julho para publicar os regimentos internos. O objetivo, segundo a coordenadora-geral da Conferência, Ângela Guimarães, é dar condições para que todos os estados e municípios se engajem no processo, assegurando sua presença no encontro nacional.

O lançamento oficial da 2ª Conferência Nacional de Juventude acontecerá em Brasília, no próximo dia 7 de junho, às 14h no auditório do anexo I do Palácio do Planalto, com a presença de autoridades governamentais, parlamentares, movimentos e entidades da sociedade civil. Nesse mesmo dia, à noite, a partir das 18h, haverá uma reunião com as juventudes partidárias, envolvendo todos os partidos, com o objetivo de envolver esse público na organização da Conferência. Durante toda a quarta-feira (8/6), a comissão permanecerá reunida, no mesmo local, com os gestores municipais e estaduais de juventude, para discutir as etapas preparatórias.

Durante a reunião foi definido, ainda, que até a realização da Conferência, o grupo se reunirá na última semana de cada mês, sempre às quintas-feiras, o que ocorrerá nas seguintes datas: 30 de junho, 28 de julho, 25 de agosto, 29 de setembro, 20 de outubro e 24 de novembro. O encontro seguinte será no dia 8 de dezembro, véspera do início da Conferência.

As alterações nos prazos já citados estão registradas em regulamento.
Fonte: Blog do Assis Filho.

IFRN NOVA CRUZ-RN: I SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM NOVA CRUZ DIAS 07 E 08 DE JUNHO

A diretoria Acadêmica, juntamente com os Professores, do IFRN – Campus de Nova Cruz realizará a I SEMANA DO MEIO AMBIENTE, cuja programação será:

Dia 07/06:

08h00 - Abertura do Evento e lançamento da campanha "ADOTE UMA CANECA" (Prof. Assis e Prof. Djeson).

08h30 - Lanche Ecológico.

09h00 - Palestra sobre Meio Ambiente e a Situação dos Resíduos Sólidos no Polo de Nova Cruz (Maria Wagna de Araújo Dantas).

10h00 - Plantio de Mudas no interior do IFRN – Campus de Nova Cruz (Professores e Alunos).

Dia 08/06:

08h00 às 12h00 - Apresentação de seminários sobre Meio Ambiente d(Profa. Joanna e Alunos) e apresentação de vídeos ( Prof. Eron e Alunos).

Postado por Luclecio Lima

2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE - 2ª REUNIÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL

RESOLUÇÃO 002/2011, DA COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL
SOBRE AS COMISSOES ORGANIZADORAS ESTADUAIS

A Comissão Organizadora da 2ª Conferência Nacional de Juventude, no uso de suas atribuições regimentais, e:

Considerando o disposto no art. 18 de que as Comissões Organizadoras Estaduais são as legítimas responsáveis pela articulação, mobilização e realização das etapas estaduais da 2ª Conferência Nacional de Juventude;

Considerando a importância do envolvimento e participação do Poder Executivo Estadual e a relevância do seu envolvimento na convocação e construção das etapas estaduais e visando ampliar esse comprometimento;

Considerando que as comissões organizadoras estaduais são coordenadas pela representação do Poder Executivo Estadual através do seu órgão institucional de juventude, quando houver;

RESOLVE:

1 - O prazo limite para a publicação do Decreto que convoca a Conferencia Estadual de Juventude e publicação da composição das Comissões Organizadoras Estaduais (COEs) será o dia 17 de junho de 2011;

2 - O prazo limite para publicação dos Regimentos Internos da Conferencias Estaduais, pactuados com as COEs, será 01 de julho de 2011, alterando o parágrafo 3º do Art.21 do Regimento Interno e reafirma o disposto no parágrafo 4º deste mesmo artigo.

Os artigos alterados são:

Parágrafo 3º - A comissão Organizadora deverá ser instalada até o dia 01 de junho de 2011.

Parágrafo 4º - Se o Poder Executivo estadual não instalar a Comissão Organizadora até o prazo estabelecido no parágrafo anterior, representante do Governo Federal, em conjunto com as entidades da sociedade civil, poderão instalar a Comissão Organizadora e convocar a Conferência Estadual ou do Distrito Federal.

Comissão Organizadora da
2ª Conferência Nacional de Juventude

Brasília, 26 de maio de 2011.
Fonte: Blog Assis Filho

ADUERN: CATEGORIA DEFLAGA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Os professores da UERN se reuniram hoje (31), em assembleia, na sede da ADUERN, e deliberaram greve por tempo indeterminado. O movimento paredista tem validade a partir de hoje.

Na assembleia, o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN informou à categoria o resultado da audiência realizada com representantes do Governo do Estado, ADUERN, Reitoria, Sintauern e DCE. Na ocasião, o secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, e Betânia Ramalho, secretária de Estado da Educação e da Cultura, expuseram a situação financeira do governo e não apresentaram uma proposta concreta às categorias.

No entanto, no momento em que estava sendo realizada a assembleia, o Governo do Estado formalizou uma proposta. Segundo o ofício enviado pelo secretário da Administração, foi apresentada reposição salarial de 23,98%, descontingenciamento orçamentário, mas tudo com uma série de restrições, inclusive condicionando ao desempenho da arrecadação financeira e o respeito à lei de responsabilidade fiscal. A categoria não acatou a proposta e deliberou a greve.

Segundo o presidente da ADUERN, os docentes interpretaram a proposta evasiva, não contemplando a pauta de reivindicação. “Por esse motivo a categoria optou pela greve. Agora vamos continuar em negociação com o Governo do Estado”, explica.

Os professores se reúnem amanhã, 01 de junho, para definir a programação das mobilizações. Hoje, os técnicos-administrativos da UERN também optaram pela greve.
Fonte: Site da ADUERN.

ADUERN NESTE MOMENTO ESTÃO REUNIDOS EM ASSEMBLÉIA GERAL, EM PAUTA GREVE!

Assembleia vai avaliar negociações da Reitoria com Governo do Estado

 Por Bruno Soares. Gazeta do Oeste.  Hoje , 31, às 9h, a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Ri Grande do Norte (ADUERN) irá realizar uma Assembleia Geral Extraordinária para avaliar as negociações com a Reitoria e Governo do Estado acerca da pauta de reivindicação da categoria.

O Sindicato se reúne hoje, 30, às 11h, com representantes do Governo para discutir a campanha por mais verba para a UERN, melhores salários e melhores condições de trabalho. O encontro será realizado na Reitoria da universidade.

Além de avaliar as negociações, a assembleia ainda irá deliberar sobre greve por tempo indeterminado e encaminhar sobre propostas de mobilização. No último encontro da categoria, os professores decidiram iniciar greve no dia 31 de maio, caso não houvesse acordo com o Governo do Estado.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, é muito importante que todos possam participar da assembleia. “Estamos em um momento decisivo da nossa campanha salarial”, afirma.

HISTÓRICO

A campanha “Mobilizar para Valorizar a UERN” foi deflagrada no dia 31 de março. No entanto, desde o dia 15 de março, a ADUERN solicitou à Reitoria da UERN uma audiência com o Governo do Estado. O encontro só veio a acontecer no dia 19 de maio.

Na ocasião, o Secretário de Planejamento não sinalizou um acordo imediato e disse que não haveria condições de atender à reivindicação salarial ainda este ano. Entretanto, após a audiência, o Reitor Milton Marques se reuniu com a governadora Rosalba Ciarlini, que pediu até o dia 30 de maio para apresentar proposta à categoria.

PAUTA DE REIVINDICAÇÃO

• Reposição salarial de 23,98% em cumprimento ao Plano de Cargos e Salários
• Descontingenciamento imediato dos recursos orçamentários da UERN
• Garantia da Autonomia Financeira da UERN
• Ampliação dos recursos orçamentários da UERN
• Universalização do regime de trabalho de Dedicação Exclusiva
. Liberação de professores para capacitação, conforme programação departamental
• Criação de creches para servidores da UERN
• Urbanização dos espaços da UERN
Extinção dos Núcleos Avançados de Educação Superior
• Plano de segurança para a UERN
• Convocação imediata do CONSUNI para discussão do Processo Estatuinte

• Formulação de critérios que tenham como referência a Lei da Ficha-Limpa, nas eleições da UERN.

" É bom ficar atentos a pauta de reivindicação no iten "EXTINÇÃO DOS NÙCLEOS AVANÇADOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR", por isso criamos a COMISSÃO FICA UERN!  Estamos na luta por melhores condições dos cursos de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO e de DIREITO e em seguida a LUTA pelo CAMPUS DA UERN!  Sabemos das dificuldades dos curso, mas a semente foi plantada e agora toda a sociedade luta pela sua permanência!  Por isso somos totalmente contra a extinção dos núcleos!  Nossa força Está na Organziação!  Jacaré Parado Vira Bolsa de Madame!" ANE-RN.

BLOG DA A ANE LIGADA EM VOCÊ OCUPA O 3º LUGAR NO TOP 10 DO MÊS DE MAIO-2011


TOP 10 dos sites e blogs do Agreste e Litoral Sul mais acessados - MAIO/2011


O VNT divulga o ranking dos 10 blogs e sites com maior desempenho do Agreste e Litoral Sul, segundo o Alexa.com

Do VNT

O site Norte-Americano Alexa. avalia o desempenho dos sites e blogs de todo o mundo na Internet. A pesquisa foi feita no dia 30 de maio de 2011 e foram pesquisados 78 sites e blogs da microrregião Agreste e Litoral Sul.

A análise é feita em cima do tráfego de visitantes e a popularidade que os blogs e sites têm, e quanto menor o valor do tráfego apurado, mais acessado é.

O que é o indicador Ranking Alexa ?

Veja lista dos sites e blogs pesquisados neste fim de mês

Confira os sites e blogs do Agreste e Litoral Sul que estão no TOP 10 dos sites e blogs mais acessados em maio/2011:

1º - Gazeta do Agreste (Nova Cruz-RN) - Traffic Rank: 2,795,303

2º - Folha do Agreste (Nova Cruz-RN) - Traffic Rank:3,414,388

3º - "ANE" Ligada em Você (Nova Cruz-RN) - Traffic Rank:5,719,546

4º - Correio do Agreste (Nova Cruz-RN) - Traffic Rank:6,044,983

5º - Goianinha/RN em Foco (Goianinha-RN) - Traffic Rank: 6,363,442

6º - Juninho CDs (Serrinha-RN) - Traffic Rank: 6,848,179

7º - Cláudio Lima News (Nova Cruz-RN) - Traffic Rank:7,432,276

8º - Espírito/RN em Foco (Espírito Santo-RN) - Traffic Rank: 8,873,240

9º - Blog Jhon Adonis (São Paulo do Potengi-RN) - Traffic Rank:9,408,482

10º- Goianinha - (Goianinha-RN) - Traffic Rank:9,550,039

Siga o VNT no twitter: @vntonline

POSTADO POR BETO BELLO
" É com grande satisfação que agradecemos aos nossos leitores pelo sucesso alcançado!  vocês são a razão da nossa existência!  Ficarmos em 3º LUGAR entre os DEZ BLOGS mais acessados do Litoral e Agreste Potiguar é uma alegria enorme, pois sabemos que existe blogs com idade superior a nossa, pois o blog da ANE vai completar apenas dois anos.  Parabéns leitores!  Parabéns a toda diretoria da ANE e do CPC-RN, vamos continuar no caminho da informação 24 horas no ar!  Valeu Galera!" - ANE-RN, CPC-RN e CPC da ANE-RN. Atenção:  Até o presente momento foram 5.757 acessos/maio.

NOTA OFICIAL DA UBES SOBRE O KIT CONTRA HOMOFOBIA


Para UBES, polêmica do vídeo não impede distribuição do restante do Kit contra homofobia

A respeito das recentes reverberações de opiniões sobre o caso do kit de combate à homofobia, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas vem a público por meio de nota oficial se manifestar totalmente a favor do material e cobrar da presidenta Dilma Rousseff e do ministro Fernando Haddad a imediata continuação e distribuição do produto, mesmo sem o os vídeos que tanta polêmica tem causado. Para a UBES, o problema referente aos vídeos não deve estar veiculado ao restante do kit.

Algumas matérias reproduzidas na internet deixaram ambigüidades em relação à opinião da UBES. Vale então aqui ressaltar que nossa entidade historicamente combate a homofobia, o racismo, o machismo e qualquer outro tipo de manifestação preconceituosa do gênero.

A UBES reafirma também o papel do estado em zelar pelo interesse do conjunto da população e, por isso, os estudantes acreditam que o governo federal deve intensificar a política de combate a homofobia nas escolas. A UBES apóia a decisão de suspender o vídeo e acha que os estudantes e outras entidades, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Ensino (CNTE) e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABLGBT), devem participar de um debate mais amplo sobre o tema.

A UBES já entrou em contato com as instâncias responsáveis e está marcando uma audiência com a presidenta Dilma Roussef e o ministro da Educação, Fernando Haddad.

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES

CONTEÚDO INADEQUADO - POR DEBORA DINIZ, PROFESSORA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E PESQUISADORA DA ANIS

“A presidente Dilma Roussef manda suspender o kit anti-homofobia do MEC para distribuição nas escolas, que qualificou como inadequado. A ordem foi dada após parlamentares evangélicos ameaçarem endossar uma CPI para investigar o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci”.

A história ainda é nebulosa. Parece um daqueles eventos políticos em que os fatos são piores que os rumores. O teatro público foi o seguinte: o Ministério da Educação anunciou a distribuição de material didático de combate à homofobia nas escolas de ensino médio; um grupo de parlamentares evangélicos reagiu ao que foi descrito como kit gay e pressionou o governo contra a iniciativa; a presidente anunciou o veto ao material didático do MEC. As breves palavras da presidente sobre o ocorrido se resumiram a “não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais”.

Não arrisco dizer que essa foi a primeira grande polêmica do governo Dilma, mas pressinto uma atualização da patrulha moralista que a perseguiu durante a campanha presidencial. O primeiro capítulo desse teatro parece ser o único a sobreviver como relato oficial da história. O MEC produziu um material didático para a sensibilização e o combate à homofobia nas escolas de ensino médio. O diagnóstico do MEC é simples: a homofobia mata, persegue e violenta aqueles que estão fora da norma heterossexista de classificação das sexualidades. Um adolescente gay tem medo de ir à escola e ser discriminado. Há histórias de abandono escolar e de suicídio. Uma das personagens do vídeo original do MEC se chama Bianca, uma travesti que sai do armário ainda no período escolar. Seu primeiro ato de rebeldia foi pintar as unhas de vermelho e ir à escola. A ousadia rendeu-lhe um ano de silêncio familiar.

Ainda não entendo a controvérsia em torno desse material. O puritanismo que crê ser possível falar de sexo e sexualidades sem exibir práticas e performances foi respeitado pelo material do MEC. Bianca é uma voz desencarnada em um vídeo sem movimento. Não vemos Bianca em ação, conhecemos apenas o seu rosto. Só sabemos que Bianca existe, quer ir à escola e sonha em ser professora. Ela insiste que para ser professora precisa ir à escola. Mas ela depende da autorização dos homens homofóbicos de sua sala de aula, que ameaçam agredi-la. Bianca agradece às suas professoras e colegas que a reconhecem como uma estudante igual às outras. Sozinha, a escola pode ser um espaço aterrorizante.

O segundo capítulo da história é mais difícil de acreditar. Grupos evangélicos teriam substituído a história de Bianca por um vídeo vulgar, uma fraude grotesca cometida por quem não suporta a igualdade sexual. Em audiência com a presidente, teriam entregado o vídeo e, ao que se conta, aproveitado a ocasião para conversar sobre a crise política que ronda o ministro da Casa Civil, Antônio Palocci. Entre as peripécias de Palocci, as travestis em ato sexual e o fantasma da homossexualidade, a reação da presidente foi suspender o material didático do MEC. O surpreendente não está no uso de mentiras para a criação de fatos políticos, mas na proeza de os grupos evangélicos terem conseguido convencer a presidente de que sua equipe de governo do MEC seria tão medíocre na seleção de material didático para as escolas públicas.

Se a presidente assistiu aos vídeos reais ou aos fraudulentos, não importa. O fato é que foi anunciado o veto ao material didático do MEC – uma vitória para os conservadores, que não sossegam desde que o Supremo Tribunal Federal reconheceu a igualdade sexual em matéria de família. Mas há uma injustiça covarde nessa decisão. O tema do material era a homofobia, algo diferente de propaganda de opções sexuais. Na verdade, jamais assisti a um vídeo de propaganda de algo tão íntimo e da esfera da privacidade quanto a opção ou o desejo sexual consentido. Homofobia é um crime contra a igualdade, viola o direito ao igual reconhecimento, impede o pleno desenvolvimento de um adolescente. Homofobia é o que faz Bianca ter medo de ir à escola.

O verdadeiro material do MEC tem um objetivo claro: sensibilizar professoras e estudantes para a mudança de mentalidades. Uma sociedade igualitária não discrimina os fora da norma heterossexista e reconhece Bianca como uma adolescente com direitos iguais aos de suas colegas. Mas, diferentemente do fantasma conservador, a mudança de mentalidades não prevê uma subversão da ordem sexual – os adolescentes não serão seduzidos por propagandas sexuais a abandonarem a heterossexualidade. A verdade é que o material do MEC não revoluciona a soberania da moral heterossexista, mas contesta a falsa presunção de que a homofobia é um direito de livre expressão. Homofobia é um crime contra a igualdade sexual.

Artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo – Caderno Aliás - Domingo, 29 de maio de 2011, J3 / Escrito por De Debora Diniz, Professora da Universidade de Brasília e pesquisadora da Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero.
Fonte: UNE.

EX-PREFEITO CID ARRUDA PRESTA ESCLARECIMENTO REFERENTE A MATÉRIA INTITULADA "PREFEITURA VAI COBRAR DE CID DEVOLUÇÃO DE DINHEIRO", QUE O ON LINE DO JORNAL "GAZETA DO AGRESTE" DIVULGOU...

Foto: ANE-RN
Na edição “On Line do Jornal “Gazeta do Agreste”, de 30.05.2011, foi publicada matéria intitulada “Prefeitura vai cobrar de Cid devolução de dinheiro”. Em respeito aos leitores deste jornal, informo que não recebi em momento algum, por parte da Prefeitura Municipal de Nova Cruz, nenhum comunicado sobre qualquer ação judicial contra a minha pessoa, exceto o Ofício de n◦ 119/2011, encaminhando cópia do Acórdão 1223/2010-TCE, para minha ciência.

Tal matéria, já era do meu inteiro conhecimento, haja vista ter recebido no meu endereço a Intimação n◦ 843/2011 (cópia em anexo), em cujo teor informa a decisão daquele colegiado e concedia o prazo de 15(quinze) dias para apresentação do PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO da decisão. A defesa foi apresentada e protocolada em 18.05.2011, conforme comprovante em anexo. Para esclarecimento, não houve malversação, nem desvio de recursos do FUNDEF, conforme está sendo propagado e insinuado de forma descabida e leviana.

Os valores apontados pela Gazeta do Agreste, no montante de R$ 186.000,00 ( cento e oitenta e seis mil reais ), dizem respeito, em quase sua totalidade, a transferências efetuadas da conta do FUNDEF 40, para as respectivas Contas TRIBUTOS, MOVIMENTO e FPM, e são resultantes das retenções na fonte dos impostos, quais sejam, o ISS, Imposto de Renda e INSS de pagamentos efetuados com recursos do Fundo, ou seja, em resumo, os valores das retenções devem sair da conta de origem e serem creditados nas contas próprias, conforme relacionado anteriormente. Como no extrato bancário, não aparece a descrição da movimentação, bem como, em razão da análise da equipe técnica do TCE ser feita tendo por base os extratos, este órgão julgou preliminarmente que essas transferências estavam como despesas não identificadas, daí os termos da decisão proferida.

Para esclarecer o entendimento dos técnicos daquela Corte, enviamos na defesa de reconsideração todos os documentos e esclarecimentos necessários, uma vez que, jamais, cometemos qualquer irregularidade na aplicação dos recursos públicos e procuramos sempre agir em conformidade com os preceitos legais, buscando investir o dinheiro público nas ações de melhoria e desenvolvimento do serviço público.

Por critérios de justiça e democracia, bem como, baseado no direito de resposta, faz-se necessário, que essas explicações por mim trazidas ao jornal, sejam publicadas na íntegra e com igual destaque, respeitando assim o contraditório e a veracidade da informação.

Atenciosamente,

Natal/RN, 30 de maio de 2011.

Cid Arruda Câmara.

Postado por Lenilson Costa

domingo, 29 de maio de 2011

3ª REUNIÃO DA COMISSÃO "FICA UERN" DELIBERA AÇÕES!

Comissão "Fica UERN", ganhando CORPO E ALMA!

3ª Reunião foi bastante proveitosa.

Propostas de Túlio foram aprovadas por unanimidade!

Marcelo, dando idéias para a objetividade!
Ontem (28) a Comissão "Fica UERN", reunida na sede do SINTE Regional de Nova Cruz-RN, deliberou várias ações, entre elas destacamos a formação de duas comissões, onde a primeira formada por Marcelo-Direito/SINTE, Jeane-ANE-RN, Túlio-Direito e mais dois representantes do curso de Ciência da Computação escolhidos por eles, irão a Natal esta semana que se incia, participar de audiência com o reitor, Milton Marques de Medeiros para mais uma vez discutir a verdadeira realidade do Núcleo de Nova Cruz, a comissão convidará o Dr. Adilson Gurgel, conselheiro do CEE-RN e a Diretora do Campus de Natal para também se fazer presente a esta audiência.  A outra comissão irá participar dia 08 de junho em Mossoró de Audiência Pública, cujo tema será "Autonomia Financeira da UERN", proposta da deputada, Larissa Rosado, que inclusive reforçou convite a comissão para se fazerem presente, esta comissão será composta por: Túlio/Direito, Claudio, Jeane e dois representantes do curso de Ciência da Computação. Na oportunidade foi esclarecido pela comissão, que o verdadeiro e único objetivo da campanha é para que o nécleo funcione como está abordado no convênio entres a duas partes: UERN e Prefeitura de Nova Cruz, porque como está não dá prá ficar e mais na frente a LUTA pelo CAMPUS!.  Estiveram presentes a reunião, representantes da Escola MODELO, Igreja Católica e Batista Fundamentalista. A Comissão FICA UERN, está aguardando respostas das solicitações feitas aos órgãos do Estado (Governadoria, Vice Governadoria e SEE-RN, Assembléia Legislativa e UFRN). Em pauta: NÚCLEO DA UERN DE NOVA CRUZ-RN.

CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DE EMPRESA PARA ADMINISTRAR HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

O Plenário aprovou, nesta quarta-feira, a Medida Provisória 520/10, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para administrar hospitais universitários federais e regularizar a contratação de pessoal desses órgãos, atualmente feita pelas fundações de apoio das universidades em bases legais frágeis. A matéria, aprovada na forma do projeto de lei de conversão do relator, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), será analisada ainda pelo Senado.

Respeitado o princípio da autonomia universitária, a Ebserh poderá administrar os hospitais universitários federais. A nova empresa será vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e controlada totalmente pela União. Seguirá as normas de direito privado e manterá escritórios nos estados e subsidiárias regionais.

Segundo o governo, as fundações de apoio deveriam atuar de forma complementar e alinhadas com as diretrizes governamentais e das instituições, mas isso não ocorre, provocando perda de capacidade de planejamento e de contratação de serviços.

A solução adotada pelo governo é baseada nas experiências com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Grupo Hospitalar Conceição, administrados por empresas pública e de economia mista, respectivamente.

Pessoal

Os 53,5 mil servidores públicos que trabalham nos hospitais universitários federais poderão ser cedidos à nova empresa, assegurados os direitos e vantagens que recebem no órgão de origem.

No caso dos demais 26,5 mil, recrutados pelas fundações de apoio das universidades, o relator aumentou de dois para cinco anos o tempo máximo de contratação temporária desses funcionários sob o regime celetista.

Essas contratações deverão ocorrer nos primeiros 180 dias da constituição da empresa e serão feitas por meio de análise de currículo em processo seletivo simplificado.

Até o final desses cinco anos, todo o quadro de pessoal deverá ser contratado por concurso público de provas e títulos. Para valorizar o conhecimento acumulado do pessoal atualmente empregado, a MP autoriza a contagem como título do tempo de exercício em atividades correlatas ao respectivo emprego pretendido.

Opcional x Compulsório

Segundo o relator, a Ebserh assumirá a gestão dos hospitais apenas se as universidades quiserem assinar com ela contratos nos quais devem constar metas de desempenho, indicadores e sistemática de acompanhamento e avaliação.

Entretanto, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) alertou que se os reitores das universidades não assinarem os contratos com a Ebserh, o Tribunal de Contas da União (TCU) poderá processá-los pelas irregularidades de contratação de pessoal. “Na prática, essa adesão será compulsória. O que falta são recursos para os hospitais, porque enquanto o hospital de Porto Alegre recebe cerca de R$ 600 milhões ao ano, outros recebem R$ 60 milhões ou R$ 70 milhões”, afirmou.

Em 2008, o TCU elaborou um relatório de 187 páginas cobrando uma série de medidas gerenciais como a substituição dos mais de 26 mil funcionários terceirizados e a criação de indicadores de avaliação de gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa.

Resultados

Danilo Forte especificou em seu parecer que a avaliação de resultados prevista no contrato deverá servir para aprimorar as estratégias de atuação junto à comunidade atendida com o objetivo de aproveitar melhor os recursos destinados à empresa.

Os contratos serão assinados com dispensa de licitação e estabelecerão as obrigações dos signatários, as metas de desempenho e a sistemática de acompanhamento e avaliação.

Os serviços de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade continuarão gratuitos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entretanto, o relator incluiu dispositivo que prevê o ressarcimento das despesas com o atendimento daqueles que têm planos de saúde privados.

Para as universidades, os hospitais continuarão a servir de apoio à pesquisa, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde.

Durante a vigência do contrato entre a Ebserh e as universidades, elas poderão ceder à empresa seus bens e direitos necessários à execução dos serviços, que deverão ser devolvidos ao término do contrato.

Outras receitas

De acordo com a MP, as receitas da nova empresa virão de dotação orçamentária da União, da venda de bens e direitos, das aplicações financeiras que realizar, dos direitos patrimoniais (aluguéis e foros, por exemplo), e dos acordos e convênios que firmar.

A empresa será administrada por um conselho de administração, com funções deliberativas, e por uma diretoria executiva. Haverá ainda um conselho fiscal.

O texto aprovado prevê que o conselho de administração terá como membros natos representantes dos ministérios da Saúde e da Educação e da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra).

Outra novidade introduzida pelo relator é o Conselho Consultivo, que terá representantes do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Federal de Medicina e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além da Andifes e da Fasubra.

Íntegra da proposta:

MPV-520/2010

Reportagem – Eduardo Piovesan

Edição – Marcos Rossi

Fonte: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/SAUDE/197673-CAMARA-APROVA-CRIACAO-DE-EMPRESA-PARA-ADMINISTRAR-HOSPITAIS-UNIVERSITARIOS.html

Construido por CASS - UFRN
"Será o caminho para a privatizações?  Com a palavra a Presidenta DILMA ROUSSEFF!". Eduardo-ANE-RN e CPC-RN.

#FORAMICARLA "MUDANÇAS JÁ"

As últimas manifestações da população de natal, nas ruas, mostraram que o nosso descontentamento realmente tomou proporções muito grandes e nós, natalenses, não podemos deixar que essa chama se apague. O povo não pode continuar aceitando passivamente essas más administrações. A nossa força é muito grande, se nós escolhemos quem nos governa, nós também podemos cobrar deles bons resultados e até mesmo tirá-los de lá quando não estiverem trabalhando da melhor maneira.

Nossa primeira manifestação teve grande importância, já que mostrou a todos que a população agindo de maneira organizada e articulada consegue atingir seus objetivos, dentro da lei. Nosso movimento é novo, e temos que nos organizar de forma espontânea, social e principalmente, sem nenhum vinculo partidário. É muito positiva a presença dos cidadãos de natal, mas que não haja nenhuma apologia a qualquer partido político. Não agimos em nome de partidos, e sim do próprio bem comum da população. Nosso movimento também não aceita, DE FORMA NENHUMA, vandalismo ou manifestações de forma ilegal, pois se trata de algo PACÍFICO e estritamente social.

Nossa próxima manifestação será na quarta feira, 1º de junho, às 18h,iniciando no LARGO DO MACHADÃO numa caminhada pela Av. Prudente de Morais em direção ao centro da
cidade, mostrando a força da população natalense !

FONTE:FACEBOOK
Construido por CASS - UFRN

sábado, 28 de maio de 2011

TRÍDUO NOVACRUZENSE DE CULTURA-UMA PROMOÇÃO DO COLÉGIO MARISTA

Entrada para o evento!

Antes da entrevista, Pereira e Eduardo batem um papo em torno da importância do evento

Coordeandor do Evento, Pereira dá entrevista ao Eduardo Vasconcelos antes da abertura.

Antes da Abertura pose para foto: Eduardo, Jeane, PEREIRA e Fernando

Presença dos estudantes-EJA do SESC LER

Presença do Conselho Tutelar e comunidade

Gupo de Capoeira ANGOLA COMUNIDADE-NOVA CRUZ-RN


Apesar da situação do Clube do POVO, abertura aconteceu no mesmo.
Ontem (27) ouve a abertura do TRÍDUO NOVACRUZENSE DE CULTURA, realizada no Clube do POVO, com objetivos de em três dias levar a cultura e a arte aos jovens novacruzenses, além de buscar o despertar nos jovens na busca de liberdade de expressão, de torná-los críticos, preparando-os para o futuro.  O salão do Clube do POVO encontrava-se lotado com jovens, crianças e adultos para assistir as apresentações divulgadas anteriomente, entre elas, destacamos o Grupo Armorial (Sons do Brasil), Grupo de Dança Popular ("Penso Cascudo, Dança Ariano) e Capoeira.  Eduardo Vasconcelos, representando o Centro Potiguar de Cultura - CPC-RN, aproveitou para entrevistar o Diretor do Centro MARISTA de Juventude, Francico PEREIRA da Silva Neto, que entre algumas perguntas feitas pelo Eduardo, destacamos que, a importância de discussão de Pólíticas Públicas Para a Juventude e a criação do forum de Juventude é de total importância para o avanço das conquistas futuras em prol da nossa juventude, além da preparação de propostas para serem discutidas na Conferência Nacional da Juventude, prevista para dezembro em Brasília.  Hoje (28), haverá oficinas, apresentações culturais e elaboração do Fórum Municipl da Juventude, um passo importantissimo para a defesa da juventude.  Amanhã (29) será o encerramento com apresentações de oficinas. Não custa nada lembrar que este evento é uma iniciativa do Colégio MARISTA de Natal.  Jeane Xavier, representou a ANE-RN, Fernando Luiz de Souza, representou a AMES-NOVA CRUZ-RN e Eduardo Vasconcelos, representou o CPC-RN  e o CPC da ANE-RN.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CULTNE - Abdias do Nascimento

ONTEM (26) NA PRAÇA DE SÃO SEBASTIÃO - NOVA CRUZ-RN UM BURRO PERDIDO!

A PIADA DO DIA: Ontem (26) por volta das 19 horas na frente da Praça de São Sebastião - Nova Cruz, um BURRO passou horas parado esperando uma carona.  Cansado de esperar resolveu retornar ao seu lugar de origem, já que a prefeitura não tinha disponibilidade de transporte para levá-lo até sua residência, é mole!

14ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE ACONTECERÁ DE 30 DE NOVEMBRO A 04 DE DEZEMBRO EM BRASÍLIA

Maior evento da saúde do país espera mais de dois mil participantes para debater melhorias do SUS e diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde
A 14ª  Conferência Nacional de Saúde, maior evento do setor realizado no país, acontecerá no período de 30 de novembro a 4 de dezembro em Brasília, e terá o tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.  A expectativa é que mais de duas mil pessoas participem do evento.
As conferências nacionais de Saúde acontecem a cada quatro anos, e são espaços destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. A primeira edição da conferência foi realizada há 70 anos. Todas as edições contam com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade.
No momento, estão sendo realizadas as etapas municipais da conferência, que começaram dia 1º de abril, e se estenderão até o dia a 15 de julho. Em seguida, acontecerão as etapas estaduais, no período de 16 de julho a 31 de outubro de 2011. Para, finalmente, acontecer a estapa nacional. Essas conferências estaduais e municipais são realizadas em todo o país e tem o objetivo de discutir e aprovar propostas prévias que contribuam com as políticas de saúde e que posteriormente serão levadas, para discussão mais ampla durante a Conferência Nacional.
O Regimento da 14a Conferência Nacional de Saúde pode ser acessado no link http://conselho.saude.gov.br/.
Assista ao pronunciamento da 14ª Conferência Nacional de Saúde, feito pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha:
Fonte: site da UNE.

Pronunciamento da 14ª Conferência Nacional de Saúde

AMANHÃ 3ª REUNIÃO DA COMISSÃO "FICA UERN"

Comissão "FICA UERN"
Amanhã (28), a Comissão Fica UERN estará se reunindo pela 3ª vez para dar continuidade a luta em prol da UERN, Núcleo de NOVA CRUZ-RN.  A reunião acontecerá na sede do SINTE-Regional de Nova Cruz, sito a rua Dr. Pedro Velho, 21 - Centro, ás 9 horas da manhã.  A comissão tem bastante novidades, já que a coordenação esteve em Natal se reunindo com autoridades ligada a UERN.  Não custa nada lembrar que essa luta em prol da UERN, é também uma luta de toda a sociedade Norte Riograndense, por se tratar da também da luta por uma educação de qualidade e autonomia da nossa principal instituição de ensino superior do nosso Estado. Participem!  "JACARÉ PARADO VIRA BOLSA DE MADAME". "Nossa Força Está na Organização".

NOVACRUZENSE ABRE ÁS PORTAS DO MUNDO COM SUAS ARTES

O novacruzense, Demétrios Guerra (Beto), artistica plástico, filho do nosso amigo e professor, Marcos Guerra, abre as portas do mundo com os seus belissímos quadros.  Já são mais de 10 (dez) quadros expostos em vários países, entre eles a Austrália.  Esse menino, podemos chama-lo assim, despertouseu amor pela pintur desde de pequeninho.  Isso nos orgulha, pois é a nossa arte, a nossa cultura, o seu talento sendo reconhecido em outros países, cabe agora a sua cidade natal adotá-lo como filho ilustre.  Nossas entidades: ANE-RN, CPC-RN, AMES-NOVA CRUZ-RN e o CPC da ANE-RN o parabeniza-o e que continue com a sua humildade e talento na busca de novos horizontes. Vejam abaixo alguns dos seus belissimos quadros/trabalhos. Que retrato um pouco nosso querido NORDESTE!







ESTUDANTES PROTESTAM NAS RUAS

Foto: Tribuna do Norte / Rodrigo Sena

Na noite dessa quarta-feira (25) a capital do Estado parou. Era a mobilização de estudantes que gritava “Fora, Micarla” e conclamava a população a se juntar à causa. O Ato começou no cruzamento entre as avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, por volta das 17h e congestionou o trânsito de forma geral.

A mobilização dos estudantes de Natal começou pela internet, em redes sociais como o Twitter e o Facebook. No meio da tarde, mais de mil pessoas já haviam confirmado a participação na atividade e o reflexo da ação foi visto nas ruas. Os estudantes pediam a renúncia da Prefeita e denunciavam o descaso da administração com o transporte público, o aumento das passagens de ônibus, além da falta de ações que possibilitem o desafogamento do trânsito como a construção de ciclovias.

A mobilização foi pacífica, mas repleta de significado. Os manifestantes queimaram pneu e bandeiras para chamar atenção às suas reivindicações. Após a paralisação do cruzamento entre o shopping Midway Mall e o IFRN, os manifestantes seguiram em passeata pelas principais ruas da cidade paralisando outras vias importantes para o fluxo de veículos como a Avenida Prudente de Morais.

As dirigentes do Sinte, Fátima Cardoso e Vivência Arimatéia participaram da atividade e disseram estar emocionadas com a capacidade de mobilização dos estudantes. “Enquanto tiver estudantes nas praças, a humanidade ganhará. A sociedade estará tecendo novas conquistas e esgarçando as contradições rumando às novas transformações.”, disse Fátima Cardoso.

“São esses momentos que enchem o meu coração de grandes desejos. É com esse tipo de gesto que reconstruiremos a sociedade, pois sem manifestação as pessoas adormecem.”, afirmou Vicência Arimatéia.

Para a coordenadora geral do Sindicato, o que se viu nas ruas nessa quarta-feira foi o reflexo da opinião de quase todos os natalenses. “A população não aguenta mais o abandono e descaso desta administração.”. E finalizou: “A história já registra o protagonismo dos Estudantes na América Latina no período das ditaduras. A democracia venceu e muitos estudantes tombaram em nome das liberdades democráticas. Que viva a irreverência, a ousadia dos estudantes. Que a história jamais seja esquecida.”.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

GOVERNADORA MARCA AUDIÊNCIA COM MINISTRO DA EDUCAÇÃO PARA TRATAR DA GREVE DOS PROFESSORES


- Publicado por Robson Pires.

A governadora Rosalba Ciarlini aproveitou a solenidade no Palácio do Planalto, onde aconteceu a assinatura de convênios entre o Governo Federal e Municípios para a construção de quadras e creches e doação de bicicletas, nesta quinta-feira (26), para tratar da greve dos professores do Rio Grande do Norte.

Rosalba voltou a pedir ao ministro da Educação, Fernando Haddad, a inclusão do RN entre os Estados que recebem complementação para o piso nacional de salários do magistério. “Disse ao ministro que precisamos da ajuda da União para pagar o piso e também reafirmamos a necessidade do Plano de Fortalecimento do Ensino Médio”, ressaltou.
O ministro Haddad se comprometeu a receber a governadora com a bancada federal. Rosalba já marcou a audiência para a próxima terça-feira, às 11h, no Ministério da Educação.

O TODO-PODEROSO HENRIQUE QUER TUDO PARA ELE


Pegando carona na audiência pública sobre a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na segunda-feira (30), o líder do PMDB, deputado Henrique Alves, está de olho em tudo. Quer controlar a legislação da ANAC, INFRAERO e a futura Secretaria Nacional de Aviação Civil com status de ministério. A TAM já teria até manifestado o desejo de ver a participação do capital estrangeiro nas companhias brasileiras estendido para 30%.
Henrique e o seu primeiro vice-líder, deputado Mendes Ribeiro (PMDB/RS), para ser o relator da Medida Provisória Nº 527, que altera a lei que dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, cria a Secretaria de Aviação Civil, altera a legislação da ANAC e da INFRAERO, cria cargos de Ministro de Estado e em comissão, dispõe sobre a contratação temporária e criação de cargos de Controlador de Tráfego Aéreo.
Fonte: Blog do Robson Pires.

SERVIDORES DA FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO ANUNCIAM GREVE

Elas por elas…
Enquanto os servidores da Secretaria Estadual de Tributação anunciaram o fim da greve, os funcionários da Fundação José Augusto entraram em greve.

EM DEFESA DOS ESTUDANTES DE UPANEMA-RN

Depois de muita demora, dos vários meses dedicados ao projeto, das várias conquistas e derrotas, conseguimos implantar a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Upanema – RN (UMES-UP). Por isso, estão de parabéns todos os estudantes de nossa cidade e todos aqueles que contribuíram para a realização desse sonho. 

A entidade máxima representativa dos estudantes de Upanema ainda não tem sua sede própria. Porém, contamos com o apoio da Exma. Srª. Prefeita Maria Stela Freire, a qual se comprometeu a ajudar a entidade.

Agora, a UMES espera ansiosamente pelo seu registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), que não deve demorar muito para sair.

A UMES lutará em favor dos direitos e deveres de todos os estudantes de nossa cidade, seja de ensino técnico, universitário, cursos, médio, fundamental e infantil. 

A entidade será responsável pela organização, implantação e regerá os Grêmio Estudantis na comunidade, bem como expedirá sua própria carteirinha nacional do estudante para que assim os mesmos possam usufruir do direito à lei da meia entrada. 

A atual diretória foi eleita em caráter provisório ainda no ano de 2010 mediante a execução do I – Congresso Estudantil de Upanema – RN.

Queremos agradecer a todos que contribuíram para essa vitória!

Em breve mais noticias!
 
Edinael Castro de Melo

Presidente da UMES-UPANEMA


 
  Fonte: EDCM NEWS

Reforma da Educação - #parte 2 da Série Reformas Democráticas

ELEIÇÕES DA SBPC: PÓS-GRADUANDO PARTICIPE! ENTREVISTA COM LUIZ PINGUELLI ROSA

Ocorrem até o dia 01 de junho as eleições para a nova Diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o biênio 2011-2013, além da renovação de parte do Conselho para o quadriênio 2011-2015 e dos novos membros das Secretarias Regionais e Seccionais para o biênio 2011-2013.

Todo o processo é feito através do sítio da SBPC e os sócios ativos já podem conferir no sítio da instituição os candidatos para Diretoria e Conselhos e Secretarias Regionais.

Para os que ainda não são sócios, a votação não é permitida, mas a ANPG convida a todos para que se associem, dada a relevância dessa entidade no cenário político e científico do país. Importante ressaltar que o Movimento de Pós-Graduandos nasceu dentro das Reuniões Anuais da SBPC e atualmente os pós-graduandos tem presença destacada nessa atividade, inclusive tendo a ANPG realizado o último Salão Nacional de Divulgação Científica como parte integrante da programação oficial da 62ª Reunião Anual.

Nesse momento de intenso debate político a ANPG entrevistou os dois candidatos à presidência da entidade.

Confira abaixo a entrevista com Luiz Pinguelli Rosa.

Pinguelli Rosa é doutor em Física e mestre em Engenharia Nuclear. Foi presidente da Eletrobrás e diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) por 3 mandatos. Foi também secretário geral da Sociedade Brasileira de Física (SBF) por dois mandatos e membro dos conselhos da SBPC e da SBF. Atualmente é diretor da Coppe, professor titular do Programa de Planejamento Energético da mesma instituição e secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq, realiza pesquisas em planejamento energético, mudanças climáticas e epistemologia e história da ciência. Foto: Fundação Maurício Grabois

1) A fundação da SBPC foi um passo importante para que houvesse a institucionalização de um sistema de ciência e tecnologia no país. Nas décadas seguintes, esta sociedade científica se consolidou como espaço democrático onde as vozes dissonantes em relação ao Regime Militar encontraram um lugar para se reunir e debater. Assim, ao longo da história do Brasil, a SBPC sempre cumpriu importante papel de fomentar o debate tanto a respeito do desenvolvimento científico e tecnológico quanto democrático do país. Qual o principal papel que a SBPC cumpre hoje, na sua visão? E qual é o principal desafio?

Luiz Pinguelli Rosa - A SBPC tem hoje como principal papel de um lado cultivar o conhecimento científico de modo geral, articulando os diferentes campos do saber e contribuindo para a difusão deles na sociedade, servindo ao mesmo tempo de representação da comunidade científica e acadêmica, juntamente com as sociedades científicas, com a Academia Brasileira de Ciência e com universidades e institutos de pesquisa, para pressionar o governo no que tange políticas públicas do interesse geral. O maior desafio imediato é melhorar e ampliar a educação desde o ensino fundamental, embora haja outros problemas como a defesa de recursos para a pesquisa básica em face de possíveis cortes.

2) Quais são os "assuntos do momento" da ciência no Brasil? E quais mereceriam mais atenção? A pauta da SBPC está fundamentalmente em torno dessas pautas ou há outros debates que a entidade prioriza?

Luiz Pinguelli Rosa - Como já disse em outra ocasião a meu ver a SBPC deve atuar em torno de três grandes eixos: a ciência – e junto dela a tecnologia e a inovação --, a educação e o meio ambiente, que sem dúvida nenhuma é um problema importantíssimo para o Brasil. Nosso país tem de equacionar a questão do meio ambiente e ao mesmo tempo retirar grande camada da população da extrema pobreza. A pauta da SBPC tem levado em conta essas questões, trata-se de uma questão de ênfase e de ampliar o debate.

3) Qual a sua opinião sobre o papel que a pesquisa cumpre e deve cumprir na formação de recursos humanos para o desenvolvimento, desde a educação básica até a pós-graduação?

Luiz Pinguelli Rosa - Apesar do inegável avanço dos últimos anos, quando conseguimos retirar da pobreza extrema cerca de 30 milhões de brasileiros, há ainda muitos milhões de brasileiros em situação precária. Mesmo esses 30 milhões que saíram da pobreza estão em situação diferente daquela da classe média. De meu ponto de vista, portanto, a ciência tem de atentar para a questão de como avançar no conhecimento colocando-o ao mesmo tempo a serviço do país e, particularmente, de sua população mais pobre.

Hoje o Brasil está se especializando na produção de produtos primários. Exportamos soja, exportamos minério de ferro e alguns poucos produtos industrializados – aviões da Embraer, veículos automotores etc.

4) O senhor Tem dito que o Brasil precisa de um novo projeto de país e que, embora tenhamos avançado muito, há muito o que ser feito em questões transversais, como ciência, tecnologia e inovação, educação e meio ambiente. Qual o papel da SBPC neste processo, na sua opinião?

Luiz Pinguelli Rosa - O grande desafio da ciência brasileira é avançar no conhecimento, posicionando-se na fronteira. Precisamos nos ombrear com o que está sendo feito no mundo inteiro, porque a ciência é internacionalizada. Ao mesmo tempo, essa produção de conhecimento precisa estar sintonizada com os interesses do país. O Brasil tem uma dívida social imensa. A SBPC deve se envolver neste sentido.

5) O movimento nacional de pós-graduandos fez as primeiras reuniões de organização da ANPG dentro de reuniões da SBPC, instituição que representou um importante refúgio a diversos movimentos durante os anos de chumbo. Até hoje os estudantes realizam, todos os anos, o seu Encontro Nacional de Jovens Cientistas dentro das reuniões da SBPC. A participação dos estudantes pesquisadores deve ser estimulada dentro da SBPC ou este é um espaço para quem já cumpriu todas as etapas de formação acadêmica? Na sua concepção, de que forma os pós-graduandos, por exemplo, devem participar da SBPC?

Luiz Pinguelli Rosa - Concordo em abrir a SBPC amplamente para a maior participação dos estudantes de pós-graduação de todas as áreas, pois eles são o sangue novo para construir o futuro e mudar o que está errado no Brasil. As formas para esta participação vão desde a apresentação de trabalhos de pesquisas em andamento nos níveis de doutorado e mestrado, até reuniões da ANPG articuladas com as reuniões da SBPC.

6) O que há de mais interessante e o que ainda falta nas reuniões anuais da SBPC?

Luiz Pinguelli Rosa - O mais interessante é resgatar o papel histórico da SBPC, como já disse anteriormente. Participei muito das campanhas e atividades da SBPC na sua história. Fui secretário-geral da Sociedade Brasileira de Física por dois mandatos. Vivi naquele tempo a transformação da SBPC – como também da Sociedade Brasileira de Física – na direção de assumir os grandes temas nacionais, que eram ligados basicamente à resistência à ditadura. É claro que os problemas hoje são outros, são mais diversificados. Há, por exemplo, o Código Florestal – tema sobre o qual a SBPC e a Academia Brasileira de Ciências não poderiam ter deixado de se manifestar. Mas eu acho que se tem de ir muito mais adiante. O grande problema do país não é mais a resistência a alguma coisa, mas sim a construção de um novo projeto de país. Avançamos muito, mas há ainda muitas questões em aberto, há muito que ser feito nas questões transversais, como ciência, tecnologia e inovação, educação e meio ambiente. Em síntese, penso que a SBPC deve assumir abertamente o debate dos grandes temas nacionais a partir dessas questões.

7) Por que você é candidato (a) a presidente (a) da SBPC nesta eleição?

Luiz Pinguelli Rosa - Fui apresentado pelo Conselho como candidato e aceitei porque acho que se deve estimular o debate, repito, ampliando o papel da SBPC nos grandes temas nacionais que estão colocados. Não tenho nada contra a Helena Nader - presidente da SBPC desde fevereiro de 2011 e candidata a novo mandato - até mesmo porque ela veio da gestão do Marco Antônio Raupp, que me apóia e eu considero uma pessoa extremamente importante para a SBPC e com quem tenho grande identidade de pontos de vista. Mas acho que é necessário debater mais essas questões que apontei.

8) Qual mensagem gostaria de deixar aos pós-graduandos?

Luiz Pinguelli Rosa - Já disse em entrevista anterior, que hoje o Brasil está se especializando na produção de produtos primários. Exportamos soja, exportamos minério de ferro e alguns poucos produtos industrializados – aviões da Embraer, veículos automotores etc. Enquanto isso, países como a Coréia do Sul e principalmente a China, que estavam em situação igual ou pior que a do Brasil há poucas décadas, hoje estão se industrializando rapidamente, fabricando produtos de alto valor agregado com conteúdo tecnológico, formando muitos milhões de engenheiros. Já o Brasil não seguiu esse caminho. Houve uma bifurcação histórica e que nós não conseguimos ainda resolver: como o Brasil pode passar a produzir bens de mais alto valor agregado, que exigem qualificação profissional melhor. Produzir bens desse tipo significa gerar empregos de alto nível e aumentar a renda da população.

Da redação da ANPG.