Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ESTUDANTES PROTESTAM NAS RUAS

Foto: Tribuna do Norte / Rodrigo Sena

Na noite dessa quarta-feira (25) a capital do Estado parou. Era a mobilização de estudantes que gritava “Fora, Micarla” e conclamava a população a se juntar à causa. O Ato começou no cruzamento entre as avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, por volta das 17h e congestionou o trânsito de forma geral.

A mobilização dos estudantes de Natal começou pela internet, em redes sociais como o Twitter e o Facebook. No meio da tarde, mais de mil pessoas já haviam confirmado a participação na atividade e o reflexo da ação foi visto nas ruas. Os estudantes pediam a renúncia da Prefeita e denunciavam o descaso da administração com o transporte público, o aumento das passagens de ônibus, além da falta de ações que possibilitem o desafogamento do trânsito como a construção de ciclovias.

A mobilização foi pacífica, mas repleta de significado. Os manifestantes queimaram pneu e bandeiras para chamar atenção às suas reivindicações. Após a paralisação do cruzamento entre o shopping Midway Mall e o IFRN, os manifestantes seguiram em passeata pelas principais ruas da cidade paralisando outras vias importantes para o fluxo de veículos como a Avenida Prudente de Morais.

As dirigentes do Sinte, Fátima Cardoso e Vivência Arimatéia participaram da atividade e disseram estar emocionadas com a capacidade de mobilização dos estudantes. “Enquanto tiver estudantes nas praças, a humanidade ganhará. A sociedade estará tecendo novas conquistas e esgarçando as contradições rumando às novas transformações.”, disse Fátima Cardoso.

“São esses momentos que enchem o meu coração de grandes desejos. É com esse tipo de gesto que reconstruiremos a sociedade, pois sem manifestação as pessoas adormecem.”, afirmou Vicência Arimatéia.

Para a coordenadora geral do Sindicato, o que se viu nas ruas nessa quarta-feira foi o reflexo da opinião de quase todos os natalenses. “A população não aguenta mais o abandono e descaso desta administração.”. E finalizou: “A história já registra o protagonismo dos Estudantes na América Latina no período das ditaduras. A democracia venceu e muitos estudantes tombaram em nome das liberdades democráticas. Que viva a irreverência, a ousadia dos estudantes. Que a história jamais seja esquecida.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário