O evento tem como objetivo despertar o interesse pela ciência e tecnologia através da robótica como ferramenta de aprendizado. A coordenação da OBR 2001 está sob o comando do professor Aquiles Burlamaqui, da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN.
De acordo com a página virtual da OBR 2011 (www.obr.org.br), trata-se de “uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, totalmente dedicada às escolas, professores e jovens brasileiros”. Podem participar alunos matriculados no ensino fundamental, médio ou técnico de qualquer escola do país. O conhecimento prévio na área de robótica não é requisito necessário.
“Os professores e alunos da UFRN entram como organizadores”, disse o professor Aquiles, pois o evento é voltado para o ensino fundamental e médio. “É a segunda vez que a UFRN organiza o evento. A primeira foi em 2009”, completou.
Segundo o professor, a grande importância da olimpíada é divulgar os trabalhos do ramo, que tem se mostrado como uma das mais promissoras áreas profissionais da atualidade. “As engenharias, em geral, precisam de um incentivo na formação de cientistas e profissionais”.
O professor explicou que a indústria tem sofrido uma carência de profissionais qualificados, “tanto é, que o CNPq tem incentivado eventos como esse”, justificou.
OLIMPÍADA
É uma competição científica brasileira apoiada pelo CNPq. Anualmente, a OBR elabora e gerencia a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.
Destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.
A OBR, entre outros eventos, integra ações que visam a divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências. Além disso, é um meio de estimular a formação de uma cultura mais familiarizada com a tecnologia.
Fonte: AGECOM-UFRN
Postado por Edgley Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário