Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2013

CONVOCAÇÃO DA JORNADA DE LUTAS DOS ESTUDANTES BRASILEIROS 2013

Plenária final do 53º Congresso da UNE aprova bandeiras a serem defendidas a partir de agosto
Durante o 53º Conune os estudantes brasileiros convocaram uma nova Jornada Nacional de Lutas de 2013. As mobilizações vão acontecer em agosto em todo o País. A UNE vai publicar em breve como e onde serão os eventos da Jornada. Confira na íntegra o documento e quais são as bandeiras de lutas deste ano:
Goiânia, 02 de junho de 2013.
Os estudantes reunidos no 53°Congresso da União Nacional dos Estudantes – UNE, se juntam para convocar consensualmente uma Jornada Nacional de Lutas para conquistar mais vitórias para a educação e para os estudantes brasileiros.
Acreditamos que o Brasil e o povo brasileiro merecem muito mais e para tanto precisamos de mais investimentos em áreas estratégicas como a Educação. Neste sentido desde seu 51°Congresso a União Nacional dos Estudantes tem como uma de suas principais reivindicações a destinação de 10% do PIB para a educação brasileira. Neste sentido a UNE liderou manifestações em 2012, conquistando a aprovação dos 10% do PIB para a educação no texto do Plano Nacional de Educação (PNE) na Câmara. A proposta tramita no senado neste momento, no entanto, é preciso deixar claro que os estudantes brasileiros necessitam imediatamente dos 10% do PIB para a educação publica comprometida com sua gratuidade e qualidade.
Nós também reivindicamos mais mudanças na política econômica brasileira, é preciso deixar claro que toda riqueza gerada deve estar à disposição do investimento em áreas estratégicas como educação, ciência, tecnologia, saúde e etc. Mudando o eixo de favorecimento, dos grandes monopólios para a resolução dos problemas do povo brasileiro. Portanto é inadmissível que se continue a destinar uma parte tão expressiva do orçamento brasileiro para o pagamento da dívida publica. Além disso, precisamos diminuir ainda mais os juros para aquecer a economia e, sobretudo, garantir o pleno emprego.
Queremos crescer a economia brasileira, mas não apenas pelo crescimento econômico, estamos do lado oposto dos banqueiros e do capital especulativo. Nós queremos crescer economicamente o Brasil para ter mais instrumentos para combater as desigualdades sociais e raciais e dar dignidade para o nosso povo! Neste sentido, a Jornada de Lutas de agosto deve incluir a construção da campanha “O Petróleo Tem que ser Nosso! Contra os leiloes!” Com o objetivo de impedir a entrega desse patrimônio do povo brasileiro que, só na 11° rodada, entregou reservas estimadas em bilhões de barris a preços inferiores a 0,1% do seu valor no mercado internacional. O pré-sal precisa ser do povo brasileiro, defendemos 50% do fundo social para educação e 100% dos Royalties para Educação.
Assim, diante da Plenária Final do seu 53° Congresso a Nacional, unidos e cheios de esperança, convocamos a juventude a tomar para si o seu futuro e o futuro do nosso país, e defender uma Jornada Nacional de Lutas, em agosto de 2013, onde levantaremos alto a luta pelas seguintes bandeiras consensualmente construídas:
1. 10% PIB para Educação Pública já!
2. 100% dos Royalties para Educação e 50% do Fundo Social dos pré-sal para Educação;
3. Não aos leilões do petróleo;
4. Democratização do acesso e da permanência na universidade! R$2,5 bilhões para o PNAES;
5. Cotas raciais e sociais nas universidades estaduais;
6. Regulação do Ensino Privado. Fim do Capital Estrangeiro na Educação Brasileira;
7. Mais qualidade nas Universidades Brasileiras;
8. Curricularização da extensão universitária;
9. Uma política macroeconomia que esteja a serviço do desenvolvimento do país! Não ao contingenciamento e cortes de verba para pagamento da divida publica;
10. Direito a Memória, Verdade e Justiça. Pela revisão da lei de anistia e punição dos criminosos da ditadura militar;
11. Pela auditoria pública da dívida pública;
12. Democratização dos meios de comunicação;
13. Contra a criminalização do movimento estudantil e dos movimentos sociais;
14. Pelo incentivo à pesquisa de meios alternativos para captação de energia.
 Da Redação - UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário