Depois de uma grande marcha nacional nas ruas de Brasília na manhã dessa quinta-feira (27), em que estudantes de todo o país pegaram a estrada para levantar – no coração político do Brasil – as pautas do movimento estudantil, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a União Nacional dos Estudantes levaram das ruas para o Senado Federal as bandeiras da juventude pela imediata aprovação dos 100% dos royalties do petróleo e 50% do fundo social do pré-sal para educação. As presidentas das entidades estudantis, Manuela Braga e Vic Barros, pediram urgência para aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) com a garantia de 10% do Produto Interno Bruto investido no ensino público.
Recebidos no gabinete da Presidência, a UBES e a UNE questionaram a demora para aprovar o PNE que já completa dois anos e meio de debate sem resolução para o importante plano de metas para o setor. O presidente do Senado, Renan Calheiros se comprometeu a acelerar a tramitação, afirmando que a matéria deve ser analisada na próxima semana. Os representantes estudantis garantiram que acompanharão pessoalmente para garantir a aprovação da matéria.
Os jovens que participaram da reunião, entre eles diretores da Diretoria Executiva da UBES, entidades estaduais como União Paulista dos Estudantes Secundaristas e União Estadual dos Estudantes de São Paulo, apresentaram como principais reivindicações o combate à corrupção, reforma política e a democratização dos meios de comunicação. Também demonstraram repúdio ao projeto da chamada “cura gay” (PDC 234/2011), em tramitação na Câmara dos Deputados, pedindo a saída do deputado Marco Feliciano do comando da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e apoio ao passe livre para todos os alunos matriculados nas redes públicas e privadas de ensino do país.
“Todas essas medidas discutidas hoje pelo Congresso Nacional são fruto das lutas das ruas. Se hoje o Congresso aceita debater temas tão polêmicos é conquista do povo, por isso somos solidários e continuaremos na pressão”, afirmou Vic Barros.
Também participaram da reunião com os estudantes os senadores Eunício Oliveira, Antônio Carlos Valadares, Vanessa Graziotini, Eduardo Braga, Inácio Arruda, Wellington Dias, e Gim Argello.
Com Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário