Páginas

quinta-feira, 20 de junho de 2013

EM DEFESA DO BRASIL, DA EDUCAÇÃO E DOS ESTUDANTES

Adesivo_UBES_resolucao
Rumo às próximas vitórias
Hoje acontece mais um grande ato nacional, o Brasil todo estará nas ruas para comemorar uma grande conquista: a unidade de um coro uníssono por mudanças que não irá se calar. A juventude brasileira, formada fundamentalmente por aqueles meninos e meninas com os rostos pintados, cartazes na mão e a pauta afiada, torna a dar consistência e colorir as mobilizações em todo país.
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, está nas ruas defendendo a soberania nacional, um país mais justo e humano com educação de qualidade. Não podemos permitir que os lucros dos empresários fiquem acima dos interesses da população. Essa pauta histórica pelo povo, que já nos motivou a derrubar uma ditadura, a alavancar o impeachment de um presidente corrupto e de estar nas ruas por educação pública e de qualidade, pauta também o Passe Livre e o fundamental direito de um transporte público e de qualidade.
Aos secundaristas que no Rio Grande do Norte e em Brasília pararam as avenidas, que em Fortaleza e em Minas Gerais levou os grêmios estudantis às ruas, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco não pensaram duas vezes e colocaram as entidades estaduais, associações e uniões municipais estudantis nas ruas: a certeza de que a voz chegou onde precisava chegar, e continua!
Os estudantes já estão se organizando com as entidades estudantis. UBES, União Nacional dos Estudantes (UNE), Uniões Municipais dos Estudantes Secundaristas (UMES), União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES), Associações Municipais dos Estudantes Secundaristas (AMES) estão lado a lado para sair às ruas das capitais brasileiras, às cidades centrais e das periferias brasileiras. Iremos para o palco do país, as ruas que receberão nossa comemoração pela revogação das tarifas de ônibus e reafirmação de que a luta continua.
Os sonhos continuam ocupando o que é nosso, o coração do país. Agora, pelos 10% do PIB para educação, mais uma vez esses meninos e meninas vão parar o Brasil. Pode escrever e preparar o caminho, a voz das ruas erguerá bandeira nessa próxima conquista, dos estudantes e de toda nação brasileira.
Estudantes, jovens, trabalhadores e trabalhadoras! Vamos todos juntos sair às ruas, por uma educação para todos, menos lucros, transporte público de qualidade e a construção de um Brasil do tamanho dos nossos sonhos!
#Vemprarua
20 de junho de 2013
União Brasileira dos Estudantes Secundaristas
0
1025897_10200515359743270_143851348_o
Depois de duas semanas do povo ocupando as ruas, Rio de Janeiro, São Paulo e Aracajú anunciaram nessa quarta-feira (19) a revogação do aumento da passagem. A UBES identifica como fator decisório a unidade das manifestações populares que foram especialmente engrossadas pela juventude em diversas regiões do país. Assistimos mais uma vez o resultado de um protagonismo legítimo, fundamentalmente pautado pela manifestação democrática por mais acesso e qualidade nos transportes públicos.
No Rio, a tarifa de ônibus baixou de R$ 2,95 para R$ 2,75 e o aumento de trem, metrô e barcas foi suspenso. O valorantigo volta a valer já nesta quinta-feira (20). Em São Paulo, a decisão foi anunciada após reunião entre o prefeito Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes. Anteriormente, os dois chegaram a dizer que não iriam rever o valor das tarifas e manteriam o preço das passagens, que havia sido reajustado no dia 2 de junho.
Reunir simultaneamente mais de 300 mil pessoas nessas capitais, como aconteceu no último dia 17 de junho, corresponde à necessidade de mudança que há tempos o povo e o conjunto dos movimentos sociais vêm pautando. O anúncio de revogação em Recife, Porto Alegra, João Pessoa, Cuiabá, Manaus e Goiânia também compõe um Brasil pautado pela pressão popular.
A LUTA CONTINUA, O POVO QUER MAIS!Nessa quinta-feira (20), novamente ocuparemos as ruas de todo o Brasil em comemoração à revogação dos aumentos das passagens e para dizer que é necessário também uma reforma política que garanta mais participação popular e que combata a verdadeira engrenagem da corrupção no país.
Ao menos 40 cidades de 20 capitais estarão novamente nas ruas, um Brasil com voz e nas ruas. Os estudantes também levarão uma das principais bandeiras desta geração: a destinação de 10% do PIB para a educação pública, próxima vitória que segue sendo robustecida nas mobilizações.
0
12.ENET_UBES_semp
Para você, estudante que defende a educação tecnológica como agente transformador – capaz de libertar, desenvolver, incluir, descentralizar, conscientizar e empoderar a nação-, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas abre o chamado para as inscrições do 12° Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES (ENET). Com o tema “Educação, Ciência e Tecnologia a serviço do Brasil”, secundaristas, estudantes das escolas de ensino técnico e institutos federais de todos os estados brasileiros já podem confirmar presença no evento que acontecerá entre 22 e 25 de julho, em Recife.
No coração pulsante do nordeste, a capital pernambucana colocará no centro das discussões a formação técnica no Brasil, seu ritmo crescente de expansão nas redes federais, lado a lado a criação de escolas estaduais tecnológicas, PRONATEC e centros de ensino profissionalizantes. Quer participar? Acesse o formulário de inscrição e garanta seu lugar no evento organizado e destinado para quem é secundarista.
A convocação é feita para garantir a presença daqueles que acompanham de perto os avanços sofridos nos últimos anos desta modalidade de ensino, e não só isso. O ENET abre alas para diversificadas rodas de debate, todas elas encabeçadas pela juventude que hoje está inserida nas fileiras do ensino técnico, tendo como pontos centrais: Ensino, pesquisa e extensão; Expansão com qualidade e Assistência Estudantil.
12° ENET TEM PARTICIPAÇÃO NA FEIRA SBPC JOVEM
Pautado pela defesa do avanço científico e tecnológico, desenvolvimento educacional e cultural, assim como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o ENET da UBES também participará da SBPC Jovem, Feira de Ciências que acontecerá dentro da atividade anual da SBPC. Os secundaristas que inscreveram seus projetos de ciências durante o mês de março no blog da UBES – e que foram aprovados, farão apresentação dos trabalhos durante a programação da Feira.
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA A SERVIÇO DO BRASIL
Carregada de desafios, a 12ª edição do ENET será a ampulheta norteadora da UBES, direcionando nacionalmente a luta diária da entidade para que as necessidades dos estudantes do ensino técnico brasileiro sejam priorizadas em todas as regiões do país. De dentro dessas escolas sairão os profissionais que irão transformar e possibilitar a construção de um Brasil mais desenvolvido, alicerçado nas bases de uma educação qualificada.
A chamada da entidade aponta bandeira rumo à construção e desenvolvimento de uma nação soberana, investindo inevitavelmente em educação tecnológica, nos estudantes que sofrem nas salas de aula sem equipamentos e sem laboratórios, com profissionais desvalorizados, escolas sucateadas e com questões básicas que devem ser levadas como prioridades para o estado. As lutas vêm colhendo vitórias, o debate travado pela geração que tem saído às ruas por 10% do PIB para educação e 50% do fundo social do pré-sal tem sido acolhido por todo conjunto dos movimentos sociais e pela própria presidência do Brasil, são caminhos que apontam investimento em Educação, Ciência e Tecnologia.
Recém saída de uma greve nacional na rede de ensino técnico em 2012, em meio a uma ampliação crescente do setor educacional capaz de colocar ciência e tecnologia a serviço do Brasil, estão aí as alavancas para convocação nacional do 12° Encontro Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas.
UNIÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário