Uma maneira de reinventar os espaços de expressão, muitas vezes inacessíveis ou mesmos inexistentes, todos os sábados, a partir das 15h, jovens da zona leste de São Paulo se encontram na passarela da estação de metrô Corinthians-Itaquera para uma disputa de rimas conhecida como Batalha da Leste.
Para o início da batalha são sorteados dois MC’s que competem em duas rodadas de trinta segundos, cada MC tem direito a um ataque e uma defesa, em caso de empate é realizada uma terceira rodada na qual a plateia decide com palmas e gritos quem é o vencedor.
Realizado na plataforma de acesso à Arena Corinthians, o evento sempre conta com grande número de pessoas que passam pela estação e param para conferir o confronto das duplas, que ocorre de maneira democrática entre homens e mulheres. Segundo as regras de convivência, durante a batalha não é permitido nenhum tipo de ofensa ou palavrões.
A competição teve início no ano de 2011, como conta o criador e organizador, Augusto Oliveira. Segundo ele, a iniciativa surgiu da falta de espaço em celebrar o estilo musical na cidade. “Percebi que muitas das pessoas que participavam das batalhas nos grandes centros moravam na Zona Leste de São Paulo”, disse.
A difusão da Batalha é feita através das redes sociais, onde normalmente é divulgada a programação do sábado seguinte e os vencedores de cada confronto. Para saber mais, acesse a página do evento no Facebook: Batalha da Leste
Batalha nesse sábado promove projeto Reduto do Rap
Diversas batalhas acontecem em São Paulo, neste sábado, dia 19 de julho, às 17h ocorre mais uma edição do Reduto do Rap na Freguesia do Ó. A batalha chamada “Mixando Gerações” tem como objetivo promover a interação entre diferentes gerações, proporcionando ao mesmo tempo entretenimento e enriquecimento cultural de modo gratuito através do Rap.
Localização: Casa de Cultura Salvador Ligabue
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 – Freguesia do Ó
Tel.: (11) 3931-8266
FONTE: UBES
Nenhum comentário:
Postar um comentário