Uma
dica para você, educador do ensino fundamental: a música ajuda os
alunos a desenvolverem suas habilidades de leitura e escrita. Saiba
mais.
A informação foi compartilhada pelo site “Todos pela Educação”, de uma matéria publicada no jornal “O Globo”.
Uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia concluiu que
aulas de música contribuem à performance das crianças que apresentam
dificuldades de leitura e escrita.
O que já se sabia é que a aprendizagem da música melhora a concentração e a memória, fortalecendo as funções neurais.
No entanto, seus benefícios não param por aí. A música é reconhecida
como uma forma de linguagem, por isso, aulas de canto ou de instrumentos
musicais favorecem o rendimento das habilidades de leitura e produção
de texto, em qualquer idioma.
Essas conclusões foram tiradas após os pesquisadores acompanharem, por
dois anos, grupos formados por mais de uma centena de estudantes de
baixa renda, com QIs e capacidade de leitura semelhantes. Um dos grupos
tinha aulas de música.
Descobriu-se que aulas regulares, por cinco ou mais horas por semana,
evitaram a queda de aproveitamento em leitura, fato esperado em áreas
mais pobres.
Para você, educador, a educação musical pode ser uma prática bem
interessante na sala de aula, favorecendo o desenvolvimento da criança
pequena em vários aspectos, como já vimos.
Por isso, seguem aqui algumas orientações que retiramos de uma matéria
da revista “Nova Escola”, para ajudá-lo a planejar suas aulas:
É um erro pensar que trabalhando somente a letra da música você está
fazendo educação musical. Nesse caso, você apenas está trabalhando
poesia.
É um equívoco trabalhar a música apenas em ocasiões especiais, sem que se faça um planejamento de longo prazo.
Evite usar a música somente para formar hábitos e atitudes – como lavar
as mãos, escovar os dentes – ou para ajudar a memorizar números ou
letras do alfabeto. Essas canções costumam ser acompanhadas por gestos
corporais que são imitados pelas crianças de forma mecânica, sem
criatividade.
Focar todas as atividades em bandinhas rítmicas ou na confecção de
instrumentos de sucata também não é recomendável. Esse material
geralmente fica com uma qualidade sonora deficiente e reforça a
imitação, deixando pouco espaço para as atividades de criação e
percepção.
Postado por Pedagogia do Brasil
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