Uma das principais ações para assistência estudantil está ligada à alimentação. Tradicionalmente, as universidades públicas possuem os Restaurantes Universitários, os chamados bandejões, e que possuem preços mais acessíveis e refeições que incluem alimentos frescos.
Já nas universidades privadas, que possuem a maioria dos estudantes em São Paulo, existe uma carência em políticas de permanência estudantil - uma taxa de evasão que beira os 30% - e, para completar, carência de opções de alimentação saudável e preço "camaradas".
A UEE-SP, historicamente, trava diversas lutas por permanência estudantil para formação de qualidade e diminuir o número de "abandono" da graduação - que representa desperdício de tempo , dinheiro e energia desses estudantes que são obrigados a largar a universidade por conta dos altos gastos para se formar, além das mensalidades.
E assim, uma das principais bandeiras de luta da entidade começa a sair da papel. O Projeto de Lei 542/2017, do deputado estadual Marco Vinholi (PSDB), que está em tramitação, prevê a construção de um Bom Prato Estudantil, na Rua Vergueiro, região central da cidade, que é o maior corredor universitário da América Latina, onde circularam milhares de estudantes diariamente.
Nesse momento, é importante o apoio de toda a sociedade para que o Projeto avance na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Uma petição online está o ar, colhendo assinaturas e diversas ações estão acontecendo para amplificar a causa e pressionar sua aprovação.
Separamos abaixo 5 motivos para apoiar o Bom Prato Estudantil. Confira
1-Alimentação Saudável
As ofertas de alimentação próximas ao campi de universidades são, na maioria das vezes, de lanches, frituras, salgadinhos, alimentos industrializados que não fazem bem se consumidos diariamente. O Bom Prato Estudantil irá garantir refeições que incluem carnes, ovo, arroz, feijão e vegetais, no almoço e jantar.
2-Preço Acessível
Quando existem restaurantes entornos dos campi, geralmente os valores são altos e é inviável no orçamento dos estudantes frequentar diariamente. O Bom Prato Estudantil é a garantia de refeições saudáveis que cabem no bolso.
3-Investimento
A implementação do BP Estudantil é uma política afirmativa para permanência estudantil. Não é um gasto do governo e sim um investimento na educação que irá reverberar em menos evasão, formação de qualidade e profissionais qualificados na sociedade. É um grande passo para a educação!
4-Milhares de estudantes beneficiados
Na região do Corredor Vergueiro, que começa próxima ao metrõ Ana Rosa e segue até a estação da Sé, no coração da capital, existem mais de 20 unidades de instituições do ensino superior e centenas de escolas e cursinhos pré-vestibulares. Dessa forma, aluno de todas as instituições terão acesso ao restaurante.
5-Exemplo para outros locais |
A maior concentração de estudantes na capital é nessa região do chamado " Corredor Vergueiro", por isso a primeira unidade do Bom Prato Estudantil será implementada nesse local. Porém, o objetivo é que essa iniciativa seja estendida para outros municípios. A luta não pára por aí.
Não deixe de assinar a petição para a implementação: https://goo.gl/xh8dvM |
Nenhum comentário:
Postar um comentário