Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

BSB: FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS TEM INÍCIO NESSA TERÇA-FEIRA (10)

O FMDH acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e reunirá participantes vindos de mais de 80 países.
Mais de 10 mil pessoas já se inscreveram para participar do Fórum Mundial de Direitos Humanos – FMDH, evento que será realizado em Brasília de 10 a 13 de dezembro. Durante o encontro o Plano de Enfrentamento a Violência Contra a Juventude Negra, o Juventude Viva, será apresentado pela secretária nacional de juventude, Severine Macedo, e por Lula Rocha, do Fórum Estadual de Juventude Negra do Espirito Santo.
No primeiro dia do Fórum, data em que se comemoram os 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, será feita na solenidade de abertura (18h às 19h) uma homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, falecido na última quinta-feira (5). Em seguida, a cantora baiana Daniela Mercury fecha a programação cultural do dia 10, com um show das 19h às 20h.

O QUE É O FÓRUM

O fórum é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) em parceria com entidades da sociedade civil, organismos internacionais e outros órgãos de governo. Até o momento, mais de 700 instituições já integram o Comitê Organizador do Fórum.
O objetivo do FMDH é promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento às violações de direitos humanos. Entre as pautas, a juventude é destaque.
Especialmente no Brasil, 25 mil jovens morrem ao ano, e em sua maioria, trata-se de jovens das periferias, pobres e negros. Mesmo com todos os avanços de condição de vida do jovem, como acesso à faculdade e a significativa saída da linha da pobreza (entra aqui a ascensão da classe C), ainda é um risco de vida ser jovem. No mesmo país em que há 20 anos tem-se o reconhecimento pela queda da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida da população em quase 10 anos (de 65 a 73), ser jovem com idade média de 15 aos 25 anos, é estar 3 vezes mais perto de morrer de forma violenta.

PROGRAMAÇÃO

Ainda no dia 10, a partir das 10h, o Fórum contará com uma série de atividades autogestionadas temáticas e convergentes. Haverá também diversas atrações culturais de boas-vindas, com início previsto para as 14h. Nesse horário, acontecerá o lançamento de publicações da SDH/PR sobre os Anais da 3ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Coleção Educação 12 Direitos – Por uma Cultura em Direitos Humanos.
O FMDH está organizado em três eixos temáticos que contarão com três debates e uma conferência cada. Os eixos temáticos e os debates são os seguintes:
Eixo Temático I: “Os Direitos Humanos como Bandeira de Luta dos Povos”
Eixo Temático II: “A universalização de Direitos Humanos em um contexto de vulnerabilidades”
Eixo Temático III: “A transversalidade dos Direitos Humanos”

Além da programação de debates, o Fórum terá mais de 400 atividades autogestionadas culturais, temáticas e convergentes coordenadas pelas instituições participantes do evento, entre elas exposições, palestras, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro.
Para mais detalhes sobre os debates e atividades, clique aqui.
1471122_559414514128460_1702992605_n
Participe!

INSCRIÇÕES

As inscrições para participar do FMDH são gratuitas. O credenciamento feito pelo site foi encerrado dia 07, e agora só poderá ser realizado no CICB, já neste dia 09. Já o credenciamento de imprensa pode ser feito no CICB a partir do dia 10.
#FMDH nas redes sociais
O Fórum Mundial de Direitos Humanos está nas principais redes sociais. E contará com uma emissora de rádio que transmitirá o FMDH ao vivo – a Rádio Mandela, que poderá ser sintonizada a partir do site do Fórum. Segue abaixo a lista de onde é possível seguir, se manter atualizado e compartilhar conteúdos sobre o FMDH:
Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário