Plenária final encerra evento em São Paulo e aprova documentos
Em meio a palavras de ordem, bandeiras, cartazes, músicas e muita comemoração, mais de 500 lideranças secundaristas, de 300 entidades de todo Brasil, se reuniram nesse domingo (6), na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, para plenária final do 15º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES (CONEG).
Realizando a leitura das resoluções, notas e moções, ao lado da presidenta da UBES, Bárbara Melo, na mesa da plenária estiveram o vice-presidente da entidade, Danilo Lopes; o secretário da UBES, Marcos Maciel; a diretora de Mulheres, Rose Nascimento e a 1ª diretora de Mulheres, Fabíola Loguercio.
Por meio do voto direto, os delegados do 15o CONEG convocaram a realização do 41º Congresso Nacional da entidade, o CONUBES, para 5, 6, 7 e 8 de novembro, em Brasília-DF.
“É com muita alegria que declaro convocado o 41o Congresso da UBES, o maior encontro de estudantes secundaristas da América Latina”, declarou Bárbara.
O plenário aprovou ainda a formação da Conselho Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (Cneco), que dá início ao processo eleitoral do Conubes aberto a todos os estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e pré-vestibular.
Até novembro, serão eleitos nas escolas de todo o país os que irão participar do Congresso. Os grêmios estudantis são os responsáveis pela a eleição na escola. Os delegados são aqueles que votam na eleição da nova diretoria da UBES e definem os rumos da entidade para o próximo período durante o Congresso da UBES.
“A juventude vai ganhar as ruas, não vamos aceitar as propostas conservadoras do Congresso Nacional, vamos construir nossa própria agenda que é clara contra a redução da maioridade penal, contra o conservadorismo, contra o extermínio dos jovens negros das periferias”, disse Danilo, vice-presidente da UBES.
DELIBERAÇÕES DO CONEG
Resultado de ciclos de debates, conferências livres de juventude, atos políticos e intervenções, a plenária final do 15o CONEG da UBES aprovou ainda as resoluções de Conjuntura, Movimento Estudantil e Educação – que determinarão as políticas da entidade nessas áreas para os próximos meses.
Em breve, os documentos aprovados serão divulgados aqui no site da UBES.
A LUTA DAS MULHERES AVANÇA!
A pauta de combate ao machismo e do empoderamento das mulheres levou à aprovação da carta do 3º Encontro de Mulheres da UBES e de uma nota pelo fim da violência contra as mulheres, após dois dias de debates e discussões.
“Os meninos precisam aprender a abrir mão de seus privilégios, porque quando uma mulher avança nenhum homem retrocede”, afirmou a diretora de Mulheres da UBES, Rose Nascimento, ao ler os textos aprovados.
Da Redação. - UBES
Nenhum comentário:
Postar um comentário