Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

2º ENCONTRO ESTADUAL DE GRÊMIOS DO RIO DE JANEIRO MOBILIZA PARA O 41º CONUBES

Evento reuniu lideranças de todo estado para debater temas centrais rumo ao Congresso da UBES
Reunindo lideranças estudantis de todo o estado, aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de setembro o 2º Encontro Estadual de Grêmios do Rio de Janeiro. Cerca de 300 secundaristas participaram do evento organizado pela União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (UEES-RJ), em Duque de Caxias.
Sediado pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio), um ato político abriu a programação com o tema “Em defesa da Petrobras e do pré-sal para Educação”. Compuseram a mesa representantes da secretaria municipal de Educação, da coordenadoria de juventude de Duque de Caxias, da prefeitura, do Sindicato dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros, estudantes da diretoria da UBES, da Unigranrio, lideranças da JSB, JSPDT, UJS e a deputada federal Jandira Feghali.
“O 2º Encontro Estadual de Grêmios da UEES-RJ dá um novo rumo para o movimento estudantil no estado do Rio de Janeiro ao debater a Reformulação do Ensino Médio para construção de uma escola mais atrativa. Os secundaristas voltarão para as suas cidades e escolas com opinião para mudar a cara da educação”, declara o presidente da UEES-RJ, Luis Felipe Hadesh.
Entre as deliberações do fórum está a realização do 4º Congresso da UEES-RJ, que teve suas datas definidas para 27, 28 e 29 de novembro. Entre as possíveis cidades que poderão sediar o evento está Maricá, Niterói, Petrópolis ou a capital.
O encerramento da programação também aprovou a carta de sistematização.
“Foram muitos estudantes de grêmios mobilizados em diversas cidades para pautar o caminho da educação no estado e de avanços para o país”, destaca o diretor da UBES que acompanhou os debates, Clauderson Santos.

RUMO AO 41º CONUBES

O fórum estadual debateu pautas centrais que irão para o 41º Congresso da UBES, o CONUBES. Entre os temas discutidos pelos representantes de grêmios está a luta pelo passe livre estudantil, a reformulação do ensino médio, a reforma política democrática, o combate à redução da maioridade penal, o movimento estudantil e a defesa do ensino técnico.
 O CONUBES acontecerá de 5 a 8 de novembro, em Brasília (DF). As inscrições para participação estão abertas no site da UBES.

Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário