Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

REDE ESTUDANTIL ESTÁ PRESTES A FORMAR MAIS UMA ENTIDADE ESTADUAL

Piauí pode ser o novo estado do Brasil a formar uma união de estudantes; os jovens já estão se mobilizando para o congresso da fundação

Reunidos no último sábado (25), na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI, representantes estudantis realizaram uma grande assembleia para decidir os rumos do movimento estudantil no estado, que ganhou notória visibilidade após os protestos contra o reajuste da tarifa do transporte público.
Por consenso geral, foi criada uma comissão pró-UEE para organizar o congresso de fundação da entidade estadual em um prazo de um ano. 

O ato de fundação da União Estadual dos Estudantes (UEE) pretende congregar todas as entidades representativas dos estudantes universitários do Piauí, estabelecendo um gigantesco elo entre todo o corpo discente universitário do estado. A UEE pretende ainda instrumentalizar a luta política do movimento estudantil por um ensino superior de qualidade e uma sociedade mais justa.

Para Carina Vitral, diretora de Universidades Públicas da UNE que esteve presente no ato, “a fundação da União Estadual dos Estudantes do Piauí (UEE-PI) demonstra grande força e capacidade política dos estudantes das mais variadas instituições de ensino para entender que, quanto maior a organização, maior será a força dos estudantes para enfrentar os problemas referentes a educação”

Quem participou

Compareceram na assembleia representantes estudantis dos Diretórios Centrais da Universidade Federal do Piauí, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Centro de Ensino Unificado do Piauí, Instituto de Educação Superior de Teresina, Faculdade Santo Agostinho, Associação de Ensino Superior do Estado do Piauí, Faculdade Adelmar Rosado, Faculdade de Tecnologia do Piauí e Centro de Ensino Tecnológico do Piauí e diversos Centros Acadêmicos, que decidiram por fundar a União Estadual dos Estudantes do Piauí – UEE-PI.

Entendendo o movimento estudantil

A universidade é certamente um dos primeiros lugares de socialização da juventude. Pela primeira vez, jovens de diferentes lugares do Brasil e com olhares divergentes sobre o mundo podem se encontrar para debater, formar opiniões e mudar os rumos do país. O movimento estudantil é exatamente esse estudante em movimento, que organiza desde uma festa na universidade até uma passeata ou a criação de uma empresa júnior.

No meio desse processo, os jovens vão se organizando em entidades como os grêmios estudantis, DAs, DCEs, uniões municipais e estaduais de estudantes, executivas nacionais de cursos. Todas essas organizações juntas formam, há 75 anos, a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Patricia Blumberg/UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário