Páginas

quinta-feira, 14 de março de 2013

PRÊMIO CONCEDIDO AO EX-PRESIDENTE LULA É RECEBIDO PELO PRESIDENTE DA UNE


Medalha Darcy Ribeiro de Educação foi entregue durante cerimônia na Câmara dos Deputados

Na última terça-feira (12/3) o presidente da UNE, Daniel Iliescu, representou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a entrega do prêmio Darcy Ribeiro de Educação, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A entrega do prêmio foi articulada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, sob a presidência do deputado federal Newton Lima (PT-SP). Em 2012, deputados membros da comissão e senadores elegeram como ganhadores o Movimento Todos pela Educação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além do ex-presidente.

Enquanto Lula foi representado pelo presidente da UNE, o Movimento Todos Pela Educação foi representado por sua diretora-executiva, Priscila Cruz; o Senai, por seu diretor-geral, Rafael Lucchesi.

Iliescu afirmou que o pedido de representação foi muito bem recebido pela entidade. “Nossa interpretação sobre o pedido dele para que nós da UNE o representássemos para receber esse prêmio é um reconhecimento de que as conquistas alcançadas no país – durante o seu período na Presidência da República – só foram possíveis pela interação democrática e pelo protagonismo do movimento educacional”, ressaltou.

Para o deputado Newton Lima, os esforços do presidente Lula possibilitaram o lançamento das bases para atingir a meta de 10% do PIB na educação até 2020. “A presidenta Dilma Roussef também já demonstrou vontade política e agora cabe ao Congresso decidir sobre a destinação dos 100% dos royalties do petróleo para a educação”, pontuou.

O PRÊMIO

Desde 1998, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é concedido anualmente a três pessoas ou entidades com trabalhos ou ações de destaque na defesa e na promoção da educação brasileira.

O ex-presidente Lula foi uma indicação da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ); o Movimento Todos Pela Educação, do deputado Raul Henry (PMDB-PE); e o Senai, do deputado Alex Canziani (PTB-PR). A escolha dos nomes que receberam o prêmio ocorreu em setembro do ano passado, em reunião da antiga Comissão de Educação e Cultura, hoje desmembrada para a criação de dois novos colegiados – um para a Educação e outro para a Cultura.

Da Redação-UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário