Páginas

quarta-feira, 11 de junho de 2014

CONFIRA A RETROSPECTIVA E VEJA COMO FOI O 62º CONEG DA UNE

Site traz balanço do que ocorreu durante os três dias do encontro na USP
O 62º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG da UNE) terminou suas atividades no último dia 1º de junho celebrando a conquista dos 10% do PIB para a educação e reforçando as pautas dos estudantes para as eleições de 2014. Durantes três dias, mais de 500 lideranças do movimento estudantil participaram de extensa programação de debates, grupos de discussão e atividades culturais. Nesse período, os estudantes também aprovaram importantes documentos que nortearão os próximos passos da entidade.
Dentre estes documentos está a plataforma ”UNE pelo Brasil”, que aponta para o debate qualificado no próximo pleito. Temas como desenvolvimento nacional; marco regulatório dos meios de comunicação; reforma universitária; segurança pública; cidades mais humanas; saúde pública; e política externa são alguns dos itens abordados para a construção de um país mais democrático. (Baixe aqui o texto)
Ao todo, aconteceram 15 debates com temas que variaram entre assistência estudantil, racismo, reforma política democrática e o Plano Nacional de Educação (PNE). Um grupo de discussão acerca do novo regimento da carteira de identificação estudantil da UNE também fez parte da programação.
HELENIRA  REZEND, E PRESENTE!
Com o anfiteatro de Engenharia Elétrica da Poli USP lotado durante o segundo dia de Coneg, estudantes de todo o país prestaram homenagem à líder estudantil, vice-presidenta da UNE em 1968, Helenira Rezende.
Helenira foi morta por militares em 29 setembro de 1972 no Araguaia, região amazônica brasileira, ao longo do rio Araguaia, no Pará e Tocantins. Até hoje não se sabe a respeito dos seus restos mortais.
Compuseram a mesa junto a presidenta da UNE, Amelinha Teles, da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo; o representante do Secretário Nacional de Justiça Paulo Abraão, Fábio Balestro; o presidente do Grêmio Politécnico da USP, André Simmonds; a presidenta da UEE-SP, Carina Vitral; e a pesquisadora da Comissão da Verdade da UNE, Raisa Marques.
Em um momento emocionante, a pesquisadora da Comissão da Verdade da UNE, Raisa Marques, leu o relatório preliminar que trouxe várias informações sobre a investigada Helenira Rezende. Seu comprovante de matrícula também foi compartilhado com a plateia, que, levantava cartazes com o rosto de Helenira.
MOÇÕES E RESOLUÇÕES
Oito moções de apoio foram aprovadas. Resoluções sobre a conjuntura do movimento estudantil e a plataforma política com temas e propostas considerados fundamentais para as eleições deste ano foram amplamente debatidos em sua plenária final, realizada no último dia do fórum.
Todas as atividades tiveram cobertura especial nas redes sociais, no site da entidade e também na Tv UNE. Se você não conseguiu estar presente ou não pôde acompanhar tudo o que gostaria, confira o que foi publicado sobre um dos principais fóruns de discussão do movimento estudantil:
DEBATES
ATO POLÍTICO
Da Redação -UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário