Páginas

sábado, 7 de junho de 2014

NOVA CRUZ-RN: MATÉRIAS: "EVENTOS NA DEFESA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES" - E DESTAQUES/OBMEP


DIA 12 DE JUNHO NÃO É SÓ DIA DOS NAMORADOS, MAS TAMBÉM DE COMBATERMOS E BANIRMOS O TRABALHO INFANTIL, FAÇA A SUA PARTE, DENUNCIE!




***TRABALHO INFANTIL****
Dia 12 de Junho dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil...

É todo o trabalho realizado por pessoas que tenham menos da idade mínima permitida para trabalhar. Cada país tem sua regra. No Brasil, o trabalho não é permitido sob qualquer condição para crianças e adolescentes entre zero e 14 anos; de 14 a 16 pode-se trabalhar como aprendiz; já dos 16 aos 18, as atividades laborais são permitidas, desde que não aconteçam das 22h às 5h, não sejam insalubres ou perigosas e não façam parte da lista das piores formas de trabalho infantil.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente há mais de sete bilhões de pessoas no planeta Terra. Segundo o último relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), “Medir o progresso na luta contra o trabalho infantil”, em 2013 havia 168 milhões de crianças e adolescentes trabalhadoras no mundo, sendo que cinco milhões estão presas a trabalhos forçados, inclusive em condições de exploração sexual e de servidão por dívidas.

No Brasil, na divulgação da última Pnad 2012, aproximadamente 3,5 milhões de crianças e adolescentes de 5cinco a 17 anos estavam trabalhando no país. Se considerada a faixa etária entre cinco e 13 anos, a pesquisa aponta cerca de de 554 mil meninos e meninas em atividades laborais.

No Rio Grande do Norte existem cerca de 43.304 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. A maioria é homem e trabalha no perímetro urbano das cidades. Os números estão no mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que trata dos indicadores sobre a situação de pessoas de 10 a 17 anos de idade em relação a trabalho e educação. Os dados foram elaborados com base nos resultados da amostra do Censo Demográfico 2010.
Em #NovaCruz o número de pessoas na faixa etária de 10 a 17 anos em situação de trabalho infantil é de 699. 

Dados e Detalhados Sobre o Trabalho Infantil em Nova Cruz:

Na Faixa etária de 10 a 13 anos: 160, sendo 120 do sexo masculino e 40 do feminino
Na Faixa etária de 14 ou 15 anos: 269, sendo 158 do sexo masculino e 111 do feminino
Na Faixa etária de 16 ou 17 anos: 270, sendo 147 do sexo masculino e 123 do feminino
Segundo dados coletados pelo G1, Natal era a cidade que possui mais jovens nessa condição. São 7.823 pessoas entre 10 e 17 anos com alguma ocupação trabalhista. 

#SouContraOTrabalhoInfantil
#ProtejeBrasil #Ligue100

quarta-feira, 4 de junho de 2014

NOVA CRUZ-RN: ALUNA RAPHAELA CAROLINY DO 8º ANO DA E. M. NESTOR RECEBE CERTIFICADO DE MENÇÃO HONROSA DA OBMEP

 A aluna Raphaela Caroliny ladeada pelos (da esquerda para a direita), Odair (professor), Roseli (mãe), Raphaela (destaque), Eduardo (assessor de comunicação), João Maria (vice diretor), Elizabete (professora) e Vera (funcionária).
 Entrevista






 Professor João Maria de Oliveira, vice diretor da E. M. N. M. entregando simbolicamente o CERTIFICADO a a aluna Raphaela Caroliny

A educação do município de Nova Cruz está de parabéns, pois a aluna RAPHAELA CAROLINY FREIRE BARBOSA, 14 anos - 8º "B" - Matutino - Escola Municipal Nestor Marinho foi agraciada com o Certificado de Menção Honrosa por ter sido destacada na 9º Olimpíadas Brasileira de Matemática 2013.

Eduardo Vasconcelos da assessoria de comunicação da Prefeitura de Nova Cruz esteve hoje pela manhã na escola conversando com a aluna Raphaela que estava acompanhada da sua mãe, senhora Risonete Maria Freire Barbosa, pelo professore de matemática, Odair; professor João Maria Oliveira, vice diretor da escola, professora Elizabete e Vera, funcionária.

Rafhaela é um pouco tímida, mas muito inteligente a mesma falou ao Eduardo que foi através de muito estudos e esforços que conseguiu se destacar, falou ainda que sentia-se muita honrada por está representando sua cidade e escola., chegou até a mandar deixar uma linda mensagem aos alunos novacruzenses: " Esforçar-se sempre nos estudos, pois é o único caminho para um FUTURO MELHOR e ACREDITAR SEMPRE EM si que conseguirá! "

Na próxima segunda-feira, 9 ás 14:30 no IFRN Central - Natal a mesma estará recebendo da OBMEP -  Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a MEDALHA de Honra ao Mérito.  A mesma estará acompanhada de sua mãe, Risonete Barbosa,  diretor e vice da escola, Sônia Ferreira e João Maria de Oliveira, pelo professor de matemática, Odair e assessor de comunicação, Eduardo Vasconcelos que registrará esse momento único na vida da Raphaela Caroliny.

A secretaria de Educação já disponibilizou transporte para levá-los a Natal.

Nota: O Programa Mais Educação vem evoluindo de forma rápida nas escolas do município, graças também a todo o corpo docente, discente, técnicos e do apoio total da Prefeitura de Nova Cruz e da Secretaria de Educação.  Parabéns a todos que fazem a Escola Municipal NESTOR MARINHO, esperando que outras escolas tanto municipais, como também as estaduais  possam também se destacarem nas próximas olimpíadas.

terça-feira, 3 de junho de 2014

APAE DE NOVA CRUZ-RN PROMOVE PASSEIO A ACADEMIA HZ FITNESS EM SANTO ANTONIO RN

 Foto histórica dos nossos alunos da APAE com coordenadores/as e professores da HZ FITNESS

 Ida para Santo Antonio, muito animado

 Maravilhoso
 Sensíveis 


 Um olhar, um sorriso, tudo que eles querem é serem respeitados



 Equipe Coordenadora da APAE-NOVA CRUZ-RN: Marlene, Isaura, Bianca e Regina
 Chegada a Academia HZ FITNESS



 Momento único 
 Interagir 


 Brincadeiras




 Isaura, Graça e Gorete
 Pedalar para eles foi um momento único




 Cada sorriso uma descoberta












 Obrigado Equipe da APAE, obrigado professores da HZ FITNESS, Carlos Henrique, Gustavo, Emanuel e Zilair
Hoje foi dia muito especial e alegre para as nossas crianças, adolescentes e jovens da nossa APAE - NOVA CRUZ - RN, pois sua coordenação promoveu um passeio a Academia HZ FITNESS na cidade de Santo Antonio, coordenada pelo professor Carlos Henrique.

Acompanhados pela coordenadora Marlene Malaquias, professoras,  Regina e Isaura Barbosa, além da merendeira, Maria Gorete Silva, Bianca, voluntária , chegando lá foram muito bem recebidos pelos professores e auxiliares.

Conheceram todos os equipamentos, diga-se de passagem equipamentos de última geração, andaram de bicicletas e brincaram com o professor Carlos Henrique, foi muito bacana, pois proporcionaram um momento inesquecível a todos.

Depois pousaram para as fotos e lançaram seguindo de volta para Nova Cruz com a esperança de outros momentos inesquecíveis.

A coordenação da APAE de Nova Cruz está de parabéns, pois vem demostrando amor, carinho, atenção e ternura aos nossos alunos especiais.  Parabéns mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário