O Rio Grande do Norte guarda tesouros que ainda não foram descobertos. Eles estão em todas as regiões do estado, do extenso litoral à vasta zona do Sertão, nas mãos de inúmeros artistas e artesãos que criam, a partir de materiais da natureza local (argila, madeira, fibras, couro, pedra, areia, entre outros), objetos com diferentes formas e diversas funções (utilitária, decorativa, ritualística, lúdica, poética).
São homens e mulheres que reproduzem conhecimentos e gestos ancestrais, perpetuando-os de geração em geração, ou que atualizam a tradição com elementos da contemporaneidade, provando a impressionante capacidade de adaptação e renovação da criação popular.
O Projeto Vernáculo nasceu do desejo de conhecer mais e compreender melhor esse universo. Para isso, se propõe a um grande trabalho de pesquisa e estudo, começando pelo mapeamento da produção atual, através de viagens de campo às diferentes regiões do estado. A partir do material produzido nas viagens de campo (entrevistas, fotografias, vídeos), são analisadas as histórias de vida dos criadores populares e as características de suas obras, tanto do ponto de vista da arte, quanto do design.
Por outro lado, a fim de melhorar as condições de vida e trabalho dos artistas e artesãos, são realizadas ações pontuais, como feiras para a comercialização de suas obras e oficinas de capacitação, em que o saber universitário é posto à disposição da criação popular.
O presente site tem como objetivo divulgar as ações do projeto, disponibilizar um banco de dados sobre a arte e o artefato popular do Rio Grande do Norte, apresentar resultados de pesquisas e estudos, dar voz aos criadores populares e abrir espaço para a discussão e a troca de ideias.
Fonte: Blog Vernáculo
Nenhum comentário:
Postar um comentário