Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2015

PLATAFORMA DIGITAL ABRE NOVO MEIO DE DIÁLOGO ENTRE POPULAÇÃO E GOVERNO FEDERAL

Educação está entre as temáticas do novo canal na internet
Na última terça-feira (28), em Brasília, aconteceu a cerimônia de lançamento do Dialoga Brasil, plataforma digital que tem como objetivo recolher ideias da população, possibilitando uma interação direta entre a sociedade civil e o governo. Uma das novidades é que a população poderá conversar com os ministros, em bate-papo online, pelo site da plataforma.
Para o lançamento, foram selecionados 20 programas de quatro temáticas: educação, saúde, segurança pública e redução da pobreza. Na plataforma digital, depois de se cadastrar, qualquer brasileiro pode propor, votar ou apoiar ideias para as ações do governo federal usando um computador ou dispositivo móvel.
As propostas e programas prioritários do governo estarão disponíveis para que os internautas proponham melhorias nas políticas públicas. As três propostas mais apoiadas na plataforma serão respondidas a partir de novembro. Acesse e participe.
“Dialogar, em um país como o nosso, é fundamental”, disse a presidenta da República, Dilma Rousseff, ao ressaltar a importância de ouvir a sociedade civil. “É muito difícil governar um país do tamanho do Brasil sem perceber que as grandes iniciativas que tivemos até agora vieram quase todas através de momentos de participação popular, de diálogos, de críticas, de comentários sobre a situação do país”, afirmou a presidenta.

EDUCAÇÃO EM DEBATE

Representantes da UBES e da sociedade civil também participaram da cerimônia. Para o movimento estudantil, o governo que tem como slogan a construção da “pátria educadora” precisa priorizar a democracia como meio eficaz para criação de novas perspectivas para o desenvolvimento nacional.
“Para nós secundaristas, é muito importante ter nossas reivindicações ouvidas. Nossa tradição são passeatas e atos que mandam a mensagem da nossa luta e mostram a nossa força. Dessa forma, alcançamos conquistas como a ampliação do ensino técnico e das vagas nas universidades. Mas outra luta nossa é pela democracia, e sem dúvida, a nova plataforma representará um avanço dessa bandeira secundarista. Poderemos escrever nossas reivindicações, fazer críticas, sugestões e ter a possibilidade de sermos atendidos. A internet terá mais essa utilidade de estabelecer no Brasil um diálogo do povo com o governo”, afirmou a presidenta da UBES, Bárbara Melo.
Para o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o diálogo entre as instituições e a sociedade é essencial. “Educação é algo que abrange todas as ações do governo, é a ideia de que o país se organiza em função de se qualificar melhor, de evoluir melhor”, disse. “O diálogo é a base da educação e é ele que permite que as pessoas aprendam coisas diferentes, aprendam a argumentar, aprendam a ouvir o outro”, concluiu.
Também participaram da cerimônia os ministros da Justiça, José Eduardo Cardoso; da Saúde, Arthur Chioro; e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Com informações do Ministério da Educação
Foto: Agência Brasil.
Fonte: UBES

Nenhum comentário:

Postar um comentário