Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

NOVA CRUZ-NUCA: FINAL DAS 5 (CINCO) OFICINAS – COMPETÊNCIAS PARA A VIDA: VIOLÊNCIA – GRAVIDEZ – VIOLÊNCIA SEXUAL – EXPLORAÇÃO DO TRABALHO E SER MENINO OU MENINA.

 Final das oficinas - NUCA - Competências Para a Vida

 Apresentação da Oficina: Gravidez


 Apresentação da Oficina Violência 
Adolescentes fazendo a sua parte

 Conselheiros Tutelares participando das oficinas
 Apresentação da Oficina: Exploração do Trabalho
 Depoimento emocionante de um jovem, que superou obstáculos
Município: NOVA CRUZ/RN – Data: 03 e 04/02/2016 – Local: Escola M. Nestor Marinho.

As Oficinas promovidas pelo NUCA (Núcleo de Participação dos Adolescentes), CMDCA e a Comissão Intersetorial ocorreram nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2016, tendo sua Abertura Oficial, ás 8:30 da manhã na Escola Municipal Nestor Marinho – Nova Cruz/RN. Fizeram parte da Mesa Oficial: O Articulador do Selo, Eduardo Vasconcelos; Juliane Borges Representando a SMAS; Dreyd Karla Alves de Medeiros, Vice Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA; Gabriel da Costa Toge, Representante do NUCA e Marleide Alves da Silva Oliveira. Os participantes foram recepcionados e inscritos pelos representantes do NUCA e o CMDCA. 

As oficinas teve como temas: I Violência; II Gravidez; III Violência Sexual; IV Exploração do Trabalho e V Ser Menino ou Menina. As oficinas contaram com a participação de 37 (trinta e sete) componentes, entre crianças e adolescentes (13), 08 (oito) técnicos profissionais, entre  (psicólogos, pedagogos e assistentes sociais), 01 (um) representante da AMES (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas), 03 (três) representantes da SMAS, 03 (três) representantes da SME, 03 (três) estudantes de Pedagogia do Campo PRONATEC/UFRN, 04 (quatro) estudantes de Assistência Social – UNOPAR, 02 (dois) Conselheiros Tutelar, a Vice Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes e o Articulador do Selo Unicef, Eduardo Vasconcelos.

As oficinas teve como objetivo mobilizar os adolescentes para temas importantes para que eles que são cheios de energias possam desconstruir preconceitos e superar desigualdades.
Os participantes foram divididos em cinco (5) grupos, ou seja, Grupo 1: Violência; Grupo 2: Gravidez; Grupo 3: Violência Sexual; Grupo 4: Exploração do Trabalho e o Grupo 5: Ser Menino ou Menino.  Todos os grupos discutiram, debateram e aprovaram propostas para que após sua aprovação pelos participantes sejam encaminhadas ao Gestor Público Municipal para ajuda-lo a elaborar ações eficazes na defesa das crianças e dos adolescentes.

As apresentações dos trabalhos do grupos se deram na plenária final, na seguinte ordem:

Grupo 01 VIOLÊNCIA

Reflexão: “Que bom que o UNICEF mobiliza e articula a sociedade civil.”; “Que pena os engajamentos dos políticos públicos deixa à desejar.” – QUE TAL: Que Tal que a Violência Contra Criança e Adolescente Fosse Apenas Sonho.”
Violência Sexual:

Que Bom... Que a Violência Sexual Fosse Erradicada... Que Pena...Que Essas Pessoas (crianças/adolescentes) Não São Amparada Pela Sociedade.”  QUE TAL à Sociedade Abraçar a Causa.

Grupo 2: GRAVIDEZ

Reflexão: “Mudanças internas e externas; planejamento/preparação e principais ocorrências.”
Propostas: Palestras em períodos diferentes com os profissionais de saúde nas escolas;
Orientações a respeito dos cuidados com a gravidez (antes, durante e depois);
Campanhas em bairros – Distribuição de panfletos e preservativos;
Trabalho com os pais para reforçar a importância da discussão a respeito do tema.
O QUE É SER MÃE NA ADOLESCÊNCIA?

Grupo 03: VIOLÊNCIA SEXUAL

Propostas: Elaborar projetos ou ações com o Conselho Tutelar, CAPS e Assistência Social. Para diminuir os estupros no município;
Município e Estado juntos para conscientizar os jovens sobre violência sexual, disponibilizar sexólogos nas escolas, e a presença da família na escola e;
Cobrar das escolas a presença de um psicólogo.

Grupo 04: EXPLORAÇÃO DO TRABALHO

Propostas: Trabalhar a prevenção nas escolas, postos de saúde, grupos sociais e programas;
Inserir a temática do Trabalho Infantil nos Projetos Pedagógicos das Escolas;
Mais incentivos ao Esporte, a Cultura e o Lazer, criando um Complexo Municipal;
Atuação maior, fiscalização e punição por parte do sistema de garantias de direitos em relação aos casos de trabalho infantil e;
Fortalecer um Gripo Articulador no Município no Enfrentamento do Trabalho Infantil, tendo representantes da Saúde, Educação,  Assistência Social e Sistema de Garantia dos DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

Grupo 05: Ser Menino ou Menina:
  
Propostas: Campanhas em bairros, sítios e localidades com maior necessidade, junto ao CREAS e aos demais temas;
Campanha de conscientização da importância das denúncias e;
Participação dos representantes da Justiça.

Encerrando as discussões dos grupos das oficinas, as 16:30, o Articulador do Selo Unicef, Eduardo Vasconcelos recolhe o material contendo as propostas, pedem que todos assinem a lista de presença e ao mesmo convida para que todos estejam amanhã (quinta-feira), dia 4/2 no mesmo horário para as apresentações das propostas, que serão lidas e colocadas em votação na plenária geral e em seguida agradecem as presenças de todos.

Ás 8:30 do dia 04 de fevereiro foram reiniciados as atividades das oficinas sob a coordenação do Articulador do Selo, Eduardo Vasconcelos, que dá bom dia a todos e convoca todos os grupos para apresentarem seus resultados/propostas seguindo a sequência, ou seja, Grupo 1, 2, 3 , 4 e 5, já citados com as seus respectivos conteúdos de discussão, obtidos ontem (segunda-feira - -3) nas oficinas.

Após as apresentações das propostas apresentadas pelos grupos, Eduardo Vasconcelos, articulador coloca-as em votação e é aceita por unanimidade pelos presentes a oficina.  O Articulador aproveita o momento para propor, que marca-se uma grande reunião para o dia 16 de fevereiro na Câmara dos Vereadores pela manhã como todos os secretários municipais e seus respectivos coordenadores para junto com a Comissão intersetorial avaliem as ações que já foram efetivadas e as outras que ainda estão pendentes.  Todos concordaram prontamente.


Em seguida, Eduardo Vasconcelos agradecem o emprenho de todos, entrega os certificados de participação e as 11:30 dá por encerrado o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário